Atualizado em 12/02/2020
Visando sempre a qualidade da informação, preparamos um material único, que vai auxiliar consumidores finais e profissionais técnicos.
Criamos uma tabela que contém os problemas, as causas e as soluções para o seu ar-condicionado Split.
A maioria dos pontos citados se aplica aos modelos Split, em função da sua popularidade e complexidade de sistema.
Problemas e Soluções para Split
A tabela abaixo é constituída de informações que foram coletadas internamente em nossos arquivos e de manuais técnicos de diversas marcas de ar-condicionado que tivemos acesso.
Portanto, as causas podem mudar conforme o aparelho.
O Ar-Condicionado não liga pelo controle nem pelo botão da unidade interna |
O plugue não está devidamente conectado na tomada elétrica | Verifique o plugue e a tomada em que o AC está ligado |
Falta de energia elétrica na tomada | Verifique se não há fusíveis queimados em sua residência ou se os disjuntores estão desligados | |
A tensão da rede elétrica não é a correta | Ligue a uma tomada compatível com a tensão do aparelho | |
Erros na interligação elétrica ou fiação solta | O profissional deve verificar as conexões no diagrama elétrico | |
O compressor e o ventilador da unidade externa não funcionam |
Contador, termostato ou relê defeituoso | Troque o componente danificado |
Tensão da rede abaixo do normal (127V ou 220V) | Entre em contato com a concessionária de energia | |
Aparelho desligado e ligado recentemente | Aguarde três minutos para religar o AC | |
Horário de timer configurado errado | Reconfigurar o timer ou resetar a máquina | |
Fiação incorreta ou terminais soltos | Verifique e reaperte | |
O desempenho do aparelho não é satisfatório |
Filtro de ar sujo | Limpe os filtros e resete a máquina |
Fluxo de ar insuficiente | Verifique a limpeza e higienização da serpentina da unidade | |
Saída de ar obstruída ou aletas fechadas. Portas e janelas abertas | Abra as aletas e feche portas e janelas | |
Regulagem da temperatura e função do aparelho | Ajuste conforme as instruções de operação do manual | |
Gelo no evaporador | Desligue o aparelho, deixe degelar naturalmente. Limpe os filtros e chame um técnico | |
A capacidade do produto é inadequada ao ambiente | Refazer cálculo de carga térmica e conversar com um técnico sobre a inclusão de novos equipamentos e/ou troca | |
Fiação incorreta, terminais | Chame um técnico para verificar se há vazamentos na tubulação. Caso haja, ele deve remover a carga, consertar, fazer o vácuo e recarregar | |
Compressor ou motor ventilador da unidade externa queimado | Chame um técnico para realizar a troca da peça defeituosa | |
Válvula reversora com problemas (travada ou bobina queimada) | Chame um técnico para realizar a troca da peça defeituosa | |
Relé do compressor ou ventilador não alimenta a unidade interna | Após constatado, o técnico deve substituir a placa eletrônica de comando. | |
Condensadora exposta diretamente ao sol | Providenciar adaptações que diminuam a incidência de raios solares. | |
O compressor não liga e apenas a ventilação funciona |
Sistema de proteção interno | Quando o aparelho não receber mais energia, ocorrerá um tempo de 3 minutos para o início do funcionamento do compressor. |
Aparelho desligado recentemente | Aguarde 3 minutos para ligar novamente | |
Queda ou sobrecarga momentânea na rede elétrica | Caso ocorra queda na energia, desligue o aparelho e aguarde três minutos. Verifique se o disjuntor está ligado. | |
Baixa tensão da rede | Verifique o rendimento de outros aparelhos elétricos e aguarde a estabilização | |
Regulagem do botão temperatura | Ajuste de acordo com as instruções do manual | |
Função selecionada inadequada | Corrija o modo de operação do aparelho selecionando a função apropriada | |
Defeito no compressor ou na fiação do mesmo | Verificar a fiação juntamente com o compressor | |
Compressor fica ligado por pouco tempo |
Obstrução da descarga de ar da unidade interna. | Desobstruir a descarga de ar da unidade |
Peça defeituosa | Determine a causa e troque o compressor | |
Termostato com problemas | O técnico deve verificar e agilizar o conserto | |
Dispositivo de expensão com gelo ou obstruído | Remova a carga, conserte, faça o vácuo e recarregue | |
Danos na válvula reversora ou travada (unidades de bomba de aquecimento) | Troque | |
O compressor funciona continuamente |
O ajuste no controle está muito alto (no modo aquecimento) ou muito baixo (no modo resfriamento) | Modifique a programação para temperaturas mais brandas |
O ventilador está defeituoso ou não funciona | Verifique a circulação do ar no condensador | |
A carga de refrigerante é insuficiente, está muito baixa, vazamento | O técnico deve encontrar o vazamento e tomar as medidas cabíveis | |
Aparelho com potência subdimensionada (mais fraco que o indicado) | Colocar um aparelho maior ou outros como complemento | |
Compressor para de funcionar após 10 min e o motor do ventilador da unidade interna funciona na velocidade baixa |
Congelamento da serpentina (evaporador) | Ajuste o controle remoto para operar em ventilação baixa até completar o degelo |
O ventilador da unidade é interrompido durante o funcionamento em aquecimento |
Congelamento da serpentina (evaporador) | Ajuste o controle remoto para operar em ventilação baixa até completar o degelo |
Proteção anticongelamento da unidade externa | Caso o ventilador permaneça desligado por mais de 10 minutos, chame um técnico para verificar a necessidade de ajuste de carga de gás refrigerante | |
Compressor e válvula reversora interrompem o funcionamento e sem período determinado voltam a funcionar |
Temperatura na serpentina interna acima de 60ºC | Verifique se há retorno de ar de descarga do condensador ou de outra máquina |
Mau cheiro no ambiente |
Filtro sujo demais | Efetuar a limpeza dos filtros |
Dreno direcionado para um ralo de esgoto | Direcionar o dreno para um ralo água pluvial | |
O equipamento não emite sinal sonoro quando o controle remoto manda um comando |
Pilhas do controle estão fracas | Troque as pilhas do controle |
O aparelho funciona, porém insuflando pouco ar no ambiente |
Operação irregular no controle remoto | Selecione a função apropriada no controle |
Falta de manutenção preventiva | Execute a limpeza dos filtros, aletas e do blower (turbina) | |
Obstrução por obstáculos | Remova o que possa estar atrapalhando o AC e redirecione o seu insuflamento | |
Vazamento de água no ambiente |
Dreno entupido | Desobstrua o dreno |
Instalação incorreta | Corrija a instalação seguindo a orientações profissionais |
Manutenção de Ar-Condicionado
Já visualizou os problemas, causas e soluções para o seu ar-condicionado split. E agora, como consertar?
Muitas dessas operações, assim como problemas mais graves com o seu ar-condicionado, só podem ser resolvidos com um profissional capacitado.
Além disso, a maioria deles se evita com a manutenção periódica e recorrente do seu aparelho.
A limpeza de filtros pode ser feita pelo próprio consumidor. Porém, trabalhos mais delicados referentes à troca de fluidos e à elétrica do equipamento, deve ser executados por um técnico com formação na área.
aparece R2 no visor e eu não consigo ligar com o controle apenas manualmente, no manual da internet eu li esta informação,
E2 Pisca 2 vez Desligado Sem sinal de referência (Falha de comunicação), só que eu mesmo com esta informação eu não sei o que se faz para arrumar, vcs podem me ajudar?
Olá Deusdete,
aconselhamos que compartilhe sua dúvida com profissionais técnicos no Fórum do Ar Condicionado.
Obrigado pelo contato.
ola boa noite, mtenho um ar condicionado smart inverter virus doctor 9000 btus da sansung, o mesmo foi caido aos poucos o rendimento parando de gelar e agora parou de funcionar aquela parte que fica na parte externa da casa acho que condensador, o que pode ser isso?
Olá Edmilson,
pode ser que o gás tenha vazado. Aconselhamos que chame um profissional técnico para verificar seu aparelho. Se precisar de indicação, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
olá meu ar nao esta ligando no controle e o controle esta funcionando perfeitamente. o que pode ser ?
Olá Jean,
pode ser a placa receptora da evaporadora que não está aceitando o comando. Aconselhamos que chame um profissional técnico para verificar.
Obrigado pelo contato.
OLA.
O MEU AR CONDICIONADO TRABALHA A QUENTE SÓ POR 10MINTS
DEPOIS PARA E COMEÇA A TRABALHAR MAS A FRIO.
NÃO SEI SE ESTÃ MAL PROGRAMADO POIS NÃO CONSIGO PERCEBER ISSO NO PAINEL DO COMANDO.
ALGUEM ME CONSEGUE AJUDAR?
Olá Francisco,
pode ser algum problema no compressor, vazamento de gás, falha no sensor de temperatura ou, até mesmo, filtros sujos. Se precisar de indicação de profissionais técnicos acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Um invert LG 12mil,novo funciona 20s e para tudo, ficando piscando intenitentemente, qual é a bronca?
Olá Marcos,
você já verificou o gás? Pode ser isso, ou não. Infelizmente não temos uma equipe técnica para poder lhe orientar. Aconselhamos que compartilhe suas dúvidas com outros profissionais no Fórum do Ar Condicionado.
Obrigado pelo contato.
Recusa mais código de erro.
Olá Marcos,
se precisar de manuais de códigos de erro, acesse aqui os que temos, separados por marca.
Obrigado pelo contato.
Tenho um split 9.000 Btus que está vazando internamente e muito. O técnico fez a limpeza, alinhou e até o dreno foi trocado. Algumas horas após saída do mesmo o vazamento começou novamente e mais intenso. Não sabemos mais ooue fazer depois de quatro dias sem achar soluções.
Olá Valeria,
pode ser falha no sensor de degelo ou alta umidade no ambiente. Aconselhamos que compartilhe suas dúvidas no Fórum do Ar Condicionado para que profissionais técnicos consigam lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Olá, tenho um ar split 12.000btus Samsung Inverter, desde que comprei ele “liga” quando quer, essa semana fui ligar no frio e o compressor não liga mais. Antes fazia isso tbm e depois de desligar ou tirar da tomada ele funcionava. Mas agora não, já chamei um “técnico”, mediram o gás, verificarão a instalação e ta tudo certo, na placa dele tem uma luz vermelha que ta piscando, o que pode ser? Obrigada!
Olá Marcieli,
aqui está o manual de códigos de erro da Samsung. O que consta nele é que a luz vermelha piscando significa “Sobre corrente IPM”. Não temos uma equipe técnica para lhe ajudar a entender o significado, pois somos um portal comparador de preços de ar-condicionado. Aconselhamos que entre em contato com algum técnico e informe isso antes de chamá-lo para ver o aparelho. Avise que você verificou no manual, para ver se ele saberá resolver o problema. Pois existem vários “técnicos” por aí. Se precisar de indicação, acesse o nosso Banco Nacional de Instaladores e filtre pela sua cidade.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Meu Ar Samsung 10mil btus não desliga, tanto pelo controle quanto direto no aparelho, o botão de power não desliga o ar, apenas diminui a potencia do memso.
Olá Ricardo,
aconselhamos que chame um profissional técnico para verificar seu aparelho, ele pode estar com algum problema na placa. Se precisar de indicação, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
tenho um ar condicionado Panasonic 12.000 btus inverter liga normal apos dois minutos a condensadora sai e fica o tempo todo a sim entra e sai leeoniloo que pode ser
Olá Leonildo,
não temos como avaliar assim a distância, aconselhamos que chame um profissional técnico para verificar. Se precisar de indicação acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.