Atualizado em 25/10/2019
Muitos se perguntam se é preciso pedir autorização para instalação de ar-condicionado em condomínios.
Afinal, existe alguma lei ou restrição? Pois bem, existem diversas limitações quando o assunto é climatização compartilhada.
Já recebemos diversos comentários de locatários e proprietários que não puderam furar a parede externa do apartamento por proibições do condomínio.
Ao mesmo tempo, existem regiões do Brasil mais adaptadas à ideia de possuir um ar-condicionado e facilitam a vida do consumidor.
Rio de Janeiro, Amazonas e a região Nordeste são lugares que, por abrigarem temperaturas quentes o ano inteiro, já possuem um plano de climatização em condomínios ainda na planta.
Mesmo assim, diversas outras cidades sofrem com a falta de preparação dos prédios, que não possuem o espaço para a instalação do ar.
Além disso, muitas vezes o morador não pode colocar o aparelho em sua residência por infringir as ordens do condomínio.
Agora, saiba tudo sobre a instalação de ar-condiconado em condomínios.
Regulamentação Instalação de Ar-Condicionado em Condomínios
Existem diversos fatores que impossibilitam o morador de poder instalar o aparelho (Veja mais abaixo).
Muitas pessoas desconhecem as leis dos condomínios e se precipitam no momento de comprar o ar-condicionado, após isso, acabam se perguntando:
Existe Lei ou Norma que Proíba Instalação?
Vamos a alguns esclarecimentos: os condomínios costumam ter sim regras específicas que regulam a instalação e a manutenção do ar-condicionado, conforme a legislação das normas condominiais.
“Essa medida tem o objetivo de prevenir acidentes e reduzir os riscos à saúde dos moradores, assegurando a qualidade e os padrões adequados de temperatura e taxa de renovação do ar”, informa a Donadio Domingues & Advogados Associados.
Mas calma, isso não quer dizer que todos os locais têm o direito de proibir a instalação sem nenhuma justificativa. Existem regulamentações que variam de acordo com as condições do prédio.
Segundo o artigo 1425º, do Decreto-Lei nº 47344:
“Todas as obras que constituírem uma inovação, dependerão da aprovação da maioria dos condôminos, sendo que tal maioria corresponde a 2/3 de todos os moradores“.
Ou seja, você pode solicitar que seja feita uma assembleia condominial para decidir o seu caso, por exemplo.
Verifique Antes!
Por isso, antes de pensar em adquirir e instalar o equipamento, é preciso verificar o que as normas e convenções de condomínio estabelecem.
Converse com o síndico, imobiliária ou até mesmo o zelador para conhecer as regras e saber o que é permitido.
Assim você pode ter certeza quanto à liberação do uso de ar-condicionado e evitar que leve uma multa.
Fatores que Influenciam na Regulamentação
Mas vamos lá: o que muita gente não sabe é por que existem esses empecilhos que podem impedir o uso do aparelho, mesmo que a gente more em um país onde as temperaturas chegam aos 40ºC.
Fachada
Um dos principais motivos para não se poder instalar um aparelho de climatização no prédio é quanto à quebra de harmonia arquitetônica do edifício.
Existem locais que, pelo fato de não quererem que a unidade externa apareça, preferem ficar sem o ar-condicionado.
A proibição, às vezes, é imposta até mesmo quando a instalação é feita nas laterais do prédio.
Sobrecarga
Essa questão é mais comum quando os prédios são antigos. A fiação, também, acaba sendo um problema.
Geralmente, os apartamentos com mais de 30 anos não poderiam suportar vários aparelhos ligados com apenas um transformador.
Acaba que fica muito pesado. Depois que um morador instalar o aparelho, os demais também vão querer. Isso prejudica toda a rede elétrica do condomínio.
Gotejos
Este é o um dos casos que de fato prejudica o seu vizinho. O gotejamento acaba tornando-se um problema que vai atrapalhar quem está embaixo de você.
Isso porques a água que sairá do dreno vai acabar pingando no andar de baixo.
Além de molhar a sacada (se esse for o caso), o barulho das gotas caindo irá atrapalhar o sono do cidadão.
Esta água também poderá pingar numa calçada, o que pode ser perigoso caso alguém escorregue ali.
Também o ambiente úmido é propício para a formação de limo.
Mas para esse caso existe uma solução. Para os condicionadores de ar modelo Janela existem aparelhos com dreno seco. Essa função não causa o pinga-pinga na parte externa.
Aos que não possuem essa tecnologia, o usuário pode providenciar uma bandeja, que impedirá que as gotas caiam no chão.
Ainda poderá comprar uma mangueira para redirecionar o líquido para um local apropriado.
Essa informação também serve para os Splits. Lembrando que essas soluções são válidas para quem mora em apartamentos.
Modelos de Ar-Condicionado para Condomínios
Split
De todos os tipos de ar-condicionado, o Split é atualmente um dos modelos preferidos para não ter o problema de modificar a fachada dos imóveis no condomínio.
Por exemplo, considerando que a unidade interna e a externa ficam mais distantes – a externa pode ser instalada no terraço do prédio, assim a fachada não fica comprometida.
Sem esquecer que deve haver uma distância mínima e máxima entre a condensadora e a evaporadora.
Janela
Os modelos de ar-condicionado Janela são outra opção, apesar de serem mais questionáveis.
Dependendo do condomínio, a instalação é padronizada em espaços destinados a isso na planta dos prédios, conforme citamos anteriormente.
Portátil
Caso não seja possível nenhuma dessas soluções, o ar-condicionado portátil é uma boa sugestão quando a instalação dos outros modelos for proibida.
Por ser mais compacto, ele não necessita ser instalado por um profissional ou que a parede seja quebrada. Assim você pode carregar o aparelho para qualquer lugar.
Por último, vale lembrar acima de tudo que se não houver restrição ou proibição na convenção e o condomínio não oferecer padronização, a instalação do ar-condicionado deve ser aceita da forma e no local que o morador preferir.
Tudo isso onforme atestado em documento por um engenheiro elétrico responsável, confirmando que a rede elétrica é compatível e também a segurança na instalação.
Posso colocar a condensadora na parte interna do meu apartamento se for um local bem arejado? Ex: minha lavanderia é muito arejada, gostaria de colocar a condensadora lá porque o condomínio não permite a instalação fora, por causa da fachada.
Há modelos com a parte externa menor e mais leve hoje em dia, com menos de 30 kg ou ainda não existe?
Grata.
Olá, Tatiane.
Se o espaço onde você pretende fazer a instalação for bem arejado, a condensadora pode ser colocada lá, isso é uma das exigências para o bom funcionamento do aparelho. Já existem no mercado alguns modelos com a parte externa mais leve que as tradicionais. Neste post você pode conferir alguns exemplos, no final informamos as medidas e pesos.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
Agradecemos pelo seu contato.
Boa noite. Tenho um aparelho de ar condicionado e minha vizinha de cima insiste em dizer que quando o mesmo é ligado molha todo o chão do piso dela. Tenho aparelhos por todo o imovel ( outros quartos e sala) Mas ela alega que apenas num dos quartos há suor nos pisos e paredes.Já levei vários técnicos para averiguar e não há irregularidades no aparelho. Isso pode realmente acontecer? Como resolver esse problema?
Obrigada.
Olá Rosanne,
aconselhamos que chame um profissional que entenda de engenharia ou arquitetura para verificar esse quarto. Nós nunca ouvimos falar que um ar-condicionado no andar de baixo provocasse umidade no andar de cima, acredito que uma coisa não tenha nenhuma ligação com a outra.
Obrigado pelo contato.
Eu entrei no site só para esclarecer uma dúvida. Não esclareceu e criou mais dúvidas do que os outros sites. Eu quero saber, os condicionadores de ar modernos, tipo “split”, funcionam apenas com 220V. Ocorre que no Brasil, a maioria das cidades é servida por 110V, monofásico. Numa cidade como o Rio de Janeiro, onde 80% dos apartamentos têm ar condicionado, um prédio antigo, com instalação de 110V, monofásica, é possível puxar um cabo com duas fases (220V)?. Isso pode ser feito da caixa de luz do apartamento, ou exige puxar um cabo da caixa do prédio no térreo que recebe o cabo da Light, a distribuidora de energia no município?
Se você já tiver uma alimentação bifásica (ou tri-fásica, que é mais rara) no seu imóvel (apartamento ou casa), para você ter uma “tomada” de 220V basta apenas alimentá-la com duas fases. Uma questão que deve ser esclarecida é quanto à distribuição de carga entre estas duas fases para não haver “desbalanceamento” de corrente elétrica e sacrificar algum condutor colocando sua moradia sob risco de incêndio. Para que você não corra este risco, é necessária a consulta a um eletricista credenciado pela sua concessionária de energia.
Olá Alvaro,
só um eletricista pode verificar se a fiação estão apta para receber mais carga de energia. E não tem como puxar um cabo da caixa do prédio, essa alteração é feita pela concessionária de energia, no caso, a Light. Este texto poderá lhe ajudar a tirar suas dúvidas.
Obrigado pelo contato.
Acabei de me mudar para um condominio e comprei um ar split, quando fui fazer a instalação na minha sacada (parede interna na saida de ar de janela) me avisaram que existe uma portaria que impossibilita a instalação deste tipo de ar, podendo apenas o ar de janela na mesma parede. Quando fiz o contrato não existia nada que restringia a instalação de qualquer tipo de ar. Além disso quando vi outros apartamentos, observei a instalação de ar split em alguns deles. O que deve fazer?
Olá Antonio,
para áreas internas não existe uma regra geral, apenas a de que o barulho do aparelho e o pinga-pinga não podem incomodar o vizinho (mas isso se resolve com uma instalação bem feita). O ideal é conversar com o síndico e esclarecer a sua dúvida, pois cada condomínio tem suas próprias regras. Mas se outros apartamentos do mesmo condomínio possuem split, acredito que tenha ocorrido algum mal entendido.
Aguardamos o seu próximo contato contando como foi resolvido o impasse.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Tenho um ar condicionado na varanda do meu apto, coloquei lá um ar condicionado split. usei uma mangueira, a água que cai sai diretamente da mangueira para o bueiro. Não tem pinga pinga. Depois de muito tempo que o coloquei, tive um atrito com a síndica e recebi uma notificação solicitando que eu coloque meu ar no chão, mas existem outros moradores que usam como eu fixados na parede como o meu, com mão francesa resistente. Se eu tenho que tirar o meu os outros que tb tem instalados como o meu tb não seriam obrigados a baixar deles? Até concordaria em tirá-lo se estivesse na parede para o lado de fora, mas está dentro da minha varanda. No aguardo de uma resposta, desde já antecipo agradecimentos.
Olá Erli,
é complicado a gente dizer o que deve ou não ser feito, pois cada condomínio têm suas regras. Será que os outros moradores também não receberam a mesma notificação? Converse com eles, pois acredito que dentro da sua varanda, sem modificar a fachada do prédio não deveria ser um problema.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Obrigado pelo contato.
Olá,
no meu apartamento é proibido a instalação de ar devido a furos em parede e perda de garantia caso isso ocorra. existe alguma outra forma? se sim qual é o melhor ar-condicionado para a instalação? Pequeno, pouco barulho.
Olá Ana Paula,
se não tem como fazer furos na parede, você precisa de um aparelho portátil. Veja aqui.
Obrigado pelo contato.
Olá, moro em um apto e a vizinha de baixo não deixa eu ligar o meu ar condicionado, pois disse que pinga na caixa dela e faz barulho, enquanto estudo uma solução, deixei o meu ar desligado por uns dias, e percebi que o ar condicionado do vizinho de cima tambem pinga na minha caixa. Liguei para uma empresa de ar condicionado e me disseram que todo ACJ pinga e que isso não era um problema meu. Isso é um problema individual e eu tenho que resolver ou é um problema coletivo e deve ser resolvido pelo condomínio? Talvez tubulando o dreno…
Olá Letícia,
cada um é responsável pelo “pinga pinga” do seu aparelho. Mas isso é muito simples e barato para resolver. Neste post nós explicamos como resolver o problema, com exemplos que outras pessoas já fizeram. Converse com o seu vizinho de cima, para ele fazer também. Além de resolverem o problema, vocês poderão reutilizar a água que sair do ar-condicionado.
Obrigado pelo contato.
Nosso equipamento, é instalado em uma unidade condensadora qualquer, vem no kit, um vaso separador de líquido, uma bomba miniatura, e como um mini chiller envia o refrigerante em varios setores com evaporadoras, e economiza energia 80% pois evita instalar mais unidade condensadora, estamos aberto ao usuário, em apartamento a unidade condensadora não inviabiliza o projeto, é instalada próximo do teto e com uma bomba envia o liquido gelado nos aposentos via tubos verde economizando tempo baixo reformas e economia de energia!!
tel.019-3308-1442
Olá, preciso de uma orientação.
Moro em um condomínio novo, tem uns 10 meses.
A construtora diz que a parte eletrica do prédio não foi dimencionada para receber ar condicionado, mas no apartamento decorado mostrado no lançamento, existia ar condicionado.
Se eu fizer a preparação elétrica dentro do meu apartamento, com dijuntores mais potentes, fiação, etc… terei algum problema com eletricidade?
Obrigado
Olá Lucas,
você pode pedir a concessionária de energia para transformar a rede do seu apartamento em bifásica e chamar um eletricista para instalar um disjuntor para o aparelho. Verifique com a concessionária de energia elétrica da sua região se é possível. Do contrário, a propaganda da construtora foi enganosa.
Obrigado pelo contato. Gostaríamos que compartilhasse conosco quando isso for resolvido.
Gostaria de saber, do ponto de vista legal, se é permitida a instalação de ar split na área de ventilação de condomínio, prédio de 10 andares. Prédio antigo. A quem devo recorrer ? Que tipo de profissional devo procurar ?
Obrigada
Olá Marlene,
isso depende da legislação do próprio condomínio.
Obrigado pelo contato.