Atualizado em 25/10/2019
Muitos se perguntam se é preciso pedir autorização para instalação de ar-condicionado em condomínios.
Afinal, existe alguma lei ou restrição? Pois bem, existem diversas limitações quando o assunto é climatização compartilhada.
Já recebemos diversos comentários de locatários e proprietários que não puderam furar a parede externa do apartamento por proibições do condomínio.
Ao mesmo tempo, existem regiões do Brasil mais adaptadas à ideia de possuir um ar-condicionado e facilitam a vida do consumidor.
Rio de Janeiro, Amazonas e a região Nordeste são lugares que, por abrigarem temperaturas quentes o ano inteiro, já possuem um plano de climatização em condomínios ainda na planta.
Mesmo assim, diversas outras cidades sofrem com a falta de preparação dos prédios, que não possuem o espaço para a instalação do ar.
Além disso, muitas vezes o morador não pode colocar o aparelho em sua residência por infringir as ordens do condomínio.
Agora, saiba tudo sobre a instalação de ar-condiconado em condomínios.
Regulamentação Instalação de Ar-Condicionado em Condomínios
Existem diversos fatores que impossibilitam o morador de poder instalar o aparelho (Veja mais abaixo).
Muitas pessoas desconhecem as leis dos condomínios e se precipitam no momento de comprar o ar-condicionado, após isso, acabam se perguntando:
Existe Lei ou Norma que Proíba Instalação?
Vamos a alguns esclarecimentos: os condomínios costumam ter sim regras específicas que regulam a instalação e a manutenção do ar-condicionado, conforme a legislação das normas condominiais.
“Essa medida tem o objetivo de prevenir acidentes e reduzir os riscos à saúde dos moradores, assegurando a qualidade e os padrões adequados de temperatura e taxa de renovação do ar”, informa a Donadio Domingues & Advogados Associados.
Mas calma, isso não quer dizer que todos os locais têm o direito de proibir a instalação sem nenhuma justificativa. Existem regulamentações que variam de acordo com as condições do prédio.
Segundo o artigo 1425º, do Decreto-Lei nº 47344:
“Todas as obras que constituírem uma inovação, dependerão da aprovação da maioria dos condôminos, sendo que tal maioria corresponde a 2/3 de todos os moradores“.
Ou seja, você pode solicitar que seja feita uma assembleia condominial para decidir o seu caso, por exemplo.
Verifique Antes!
Por isso, antes de pensar em adquirir e instalar o equipamento, é preciso verificar o que as normas e convenções de condomínio estabelecem.
Converse com o síndico, imobiliária ou até mesmo o zelador para conhecer as regras e saber o que é permitido.
Assim você pode ter certeza quanto à liberação do uso de ar-condicionado e evitar que leve uma multa.
Fatores que Influenciam na Regulamentação
Mas vamos lá: o que muita gente não sabe é por que existem esses empecilhos que podem impedir o uso do aparelho, mesmo que a gente more em um país onde as temperaturas chegam aos 40ºC.
Fachada
Um dos principais motivos para não se poder instalar um aparelho de climatização no prédio é quanto à quebra de harmonia arquitetônica do edifício.
Existem locais que, pelo fato de não quererem que a unidade externa apareça, preferem ficar sem o ar-condicionado.
A proibição, às vezes, é imposta até mesmo quando a instalação é feita nas laterais do prédio.
Sobrecarga
Essa questão é mais comum quando os prédios são antigos. A fiação, também, acaba sendo um problema.
Geralmente, os apartamentos com mais de 30 anos não poderiam suportar vários aparelhos ligados com apenas um transformador.
Acaba que fica muito pesado. Depois que um morador instalar o aparelho, os demais também vão querer. Isso prejudica toda a rede elétrica do condomínio.
Gotejos
Este é o um dos casos que de fato prejudica o seu vizinho. O gotejamento acaba tornando-se um problema que vai atrapalhar quem está embaixo de você.
Isso porques a água que sairá do dreno vai acabar pingando no andar de baixo.
Além de molhar a sacada (se esse for o caso), o barulho das gotas caindo irá atrapalhar o sono do cidadão.
Esta água também poderá pingar numa calçada, o que pode ser perigoso caso alguém escorregue ali.
Também o ambiente úmido é propício para a formação de limo.
Mas para esse caso existe uma solução. Para os condicionadores de ar modelo Janela existem aparelhos com dreno seco. Essa função não causa o pinga-pinga na parte externa.
Aos que não possuem essa tecnologia, o usuário pode providenciar uma bandeja, que impedirá que as gotas caiam no chão.
Ainda poderá comprar uma mangueira para redirecionar o líquido para um local apropriado.
Essa informação também serve para os Splits. Lembrando que essas soluções são válidas para quem mora em apartamentos.
Modelos de Ar-Condicionado para Condomínios
Split
De todos os tipos de ar-condicionado, o Split é atualmente um dos modelos preferidos para não ter o problema de modificar a fachada dos imóveis no condomínio.
Por exemplo, considerando que a unidade interna e a externa ficam mais distantes – a externa pode ser instalada no terraço do prédio, assim a fachada não fica comprometida.
Sem esquecer que deve haver uma distância mínima e máxima entre a condensadora e a evaporadora.
Janela
Os modelos de ar-condicionado Janela são outra opção, apesar de serem mais questionáveis.
Dependendo do condomínio, a instalação é padronizada em espaços destinados a isso na planta dos prédios, conforme citamos anteriormente.
Portátil
Caso não seja possível nenhuma dessas soluções, o ar-condicionado portátil é uma boa sugestão quando a instalação dos outros modelos for proibida.
Por ser mais compacto, ele não necessita ser instalado por um profissional ou que a parede seja quebrada. Assim você pode carregar o aparelho para qualquer lugar.
Por último, vale lembrar acima de tudo que se não houver restrição ou proibição na convenção e o condomínio não oferecer padronização, a instalação do ar-condicionado deve ser aceita da forma e no local que o morador preferir.
Tudo isso onforme atestado em documento por um engenheiro elétrico responsável, confirmando que a rede elétrica é compatível e também a segurança na instalação.
[…] padronizadas As fachadas dos prédios têm tido os protetores de ar como aliados à sua identidade visual, afinal, o acessório já faz […]
já passamos por muito disso na empresa porém nós mesmo faziamos reunião com o pessoal do prédio ou sindico sempre deu em acordo para instalar hoje em dia ar condicionado é saúde deixou de ser luxo temperaturas que batem 41 graus quem suporta ?
Bom dia, estou querendo colcoar dois Splits no meu apartamento, mas o síndico está colocando dificuldade alegando que vai alterar a estrutura, até ai tudo bem, já solicitei um engenheiro civil e ele vai assinar ART, depois disso ele agora quer implicar com a energia, dizendo que o Apartamento não vai suportar a carga, sendo que os dois ar condicionados vão consumir 700w cada, menos que um chuveiro elétrico, então eu pedi o documento elétrico ou laudo dizendo que ele não tem esse documento, ai perguntei como ele pode dizer que não vai suportar na base do “achismo” ? é obrigação do condomínio me informar quantos eu posso ou não posso gastar correto? Você tem alguma opinião para resolver isso da melhor maneira ?
Obrigado
Boa tarde,
Moro em um prédio antigo em SP e este edifício possui salas comerciais. Nas salas comerciais são usados ar condicionado do tipo split, porém as condensadoras ficam na fachada.
Verifiquei na convenção do condomínio e esta descrito da seguinte forma: “Não podem os moradores colocarem qualquer aparelho na fachada, telhado ou terraço sem a aprovação por escrito do sindico.”
Quero colocar na minha unidade um ar condicionado também na fachada, porém a sindica informa que não pode, pois irá alterar a fachada.
Gostaria de saber se ela possui este direito via convenção, pois hoje já existe ar condicionado na fachada das salas comerciais.
Alguém já passou por isso ?
Olá, Rodrigo.
O recomendado é, antes de fazer a instalação, entrar em contato com a convenção do prédio, imobiliária, síndico ou até mesmo o zelador para ter certeza quanto à liberação do uso de ar-condicionado e evitar que leve uma multa. Lembre-se de que é preciso certificar-se antes de tomar qualquer atitude.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde,
então, “admin”, o problema é este existe duas “regras”, uma para as salas comerciais e outra para as unidade residenciais, porém a convenção é única.
Como devo proceder ?
Rodrigo,
cada prédio “cria” suas próprias regras né, seja por estética ou pela energia elétrica não suportar determinados aparelhos. Nesse caso, apenas o sindico é capaz de dizer o que pode e o que não pode. No seu caso, a opção para locais onde não são permitidos a condensadora na área externa é o ar-condicionado portátil.
Esperamos poder ter ajudado.
Agradecemos pelo contato.
Olá Flavio,
nesse caso, infelizmente não temos como lhe ajudar. Sugerimos que contate um eletricista ou a concessionária de energia da sua cidade para ver o que é possível ser feito. Em últimos casos, você pode optar por aparelhos de ar condicionado portáteis.
Obrigado pelo contato.
Olá!
No meu caso também dizem que não suportam a rede elétrica, e comprei um aparelho de ar condicionado portátil. O portátil é viável para qualquer rede elétrica?
Grata!
Olá Cris,
aconselhamos que compartilhe suas dúvidas com profissionais técnicos eletricistas, no Fórum do Ar Condicionado alguém conseguirá lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Olá! Moro em um apartamento cerca de 2 anos,o AP é do meu cunhado,com todo esse calor aqui no nordeste,eu e meu marido decidimos instalar um ar,porém logo não colocamos a mangueira, mais com uma semana de uso a vizinha q mora no térreo veio reclamar sobre o pinga pinga em seu quintal,eu moro no segundo andar!! Até aí entendemos,agente demorou de resolver o problema pois estamos procurando alguém com uma escada grande pra colocar a mangueira e não ter que alugar um andame,porém depois de um mês procuramos o instalador e ele nos deu a idéia de retirar o aparelho e colocar a mangueira por dentro e jogar para fora,ou seja para o quintal da vizinha,Porém ela agora reclamar que ainda continua a molhar o quintal e que seu cachorro está mordendo a mangueira, ela sugeriu fazer um furo no quarto onde daria retorno para o quarto e colocar um balde no quarto para aparar a água!! Eu não acho isso certo,o que deve fazer? É responsabilidade Minha se o cachorro dela morde a mangueira? Enquanto a mangueira já está instalada? Me ajude!desde já agradeço.
Olá Vanessa,
se vocês entraram em um acordo de colocar a mangueira, ela é quem deve cuidar para que o cachorro não estrague, não é mesmo? Mas existem outras possibilidades de acabar com essa incomodo para ambas as partes. Existe um aparelho chamado Vapoar que você instala e a água que sair do seu aparelho é evaporada. Outra alternativa é vocês criarem uma forma de reutilizar essa água, até mesmo para a lavajem do jardim da sua vizinha. Hoje em dia muitas pessoas já estão fazendo isso, é uma forma de economizar água.
Obrigado pelo seu contato. Depois conte-nos como o problema foi resolvido.
Olá. Estou querendo comprar aparelhos slipts Fujitsu (9, 12 e 18 mil btus), mas li nas especificações que o dreno é “condensadora/evaporadora”. Isso significa que o dreno será na condensadora E na evaporadora (2 drenos)? Não há esta informação de forma clara nos manuais da Fujitsu. As regras do meu condomínio não permitem que haja “pingos” no lado externo do apartamento, e eu programei na minha reforma o dreno apenas na evaporadora. Melhor trocar por algum que só tenha dreno na evaporadora (LG, por exemplo)? Obrigada!
Olá Priscilla.
Nesse caso, sugerimos que entre em contato diretamente com a Fujitsu ou até mesmo com alguma autorizada da marca. Aqui estão os contatos.
Obrigado pelo contato.
Bom dia, moro em uma casa que tem uma janela virada para o quintal do meu vizinho. Gostaria de colocar o ar condicionado nesta janela( mas antes conversaria com o meu vizinho) e a borracha cairia no meu quintal. Meu marido disse que é errado, mas eu disse que é ilegal é a janela que já está ilegal.
Olá Barbara,
se houver um acordo, acredito que não terás problemas. Consulte um profissional técnico para avaliar outras opções.
Obrigado pelo contato.
Pessoal, alguem pode me ajudar? Moro num condomínio onde o apartamento eh de 42 mt³ e bate sol em todos os cômodos ou seja eh um calor insuportavel.. Aqui em hipótese alguma pode instalar ar de parede… OK, eu entendo! Sendo assim, tenho aquele ar portátil q vai na janela… E ontem recebemos uma notificação do sindico onde diz q a utilização deste aparelho foi proibido, não soube dar uma justificativa plausível apenas disse q foi por reclamação d alguns moradores… Isso pode acontecer? Considero esse aparelho como um eletrodoméstico
Olá Danielle,
alguns condomínios têm regras um tanto exageradas mesmo, infelizmente. É de surpreender que ainda exista isso.
Obrigado pelo contato.
Nos dias de hoje, ainda mais em novos empreendimentos, é inconcebível aceitar a proibição da instalação dos aparelhos de ar condicionado. Assim como uma máquina de lavar roupas, secadora, geladeira e entre outros, já deve ser visto como item da cesta básica para quem o desejar. O aceitável é a reunião dos condôminos para decidir as padronizações e limitações, mas não a proibição. Em relação ao ruído já existem aparelhos mais modernos com a tecnologia “inverter” que possuem a unidade condensadora mais silenciosa. Busco aqui um momento de reflexão e contar com o bom senso daqueles que simplesmente proíbem por questões estéticas e não procuram uma saída técnica para viabilizar as instalações. Se você não gosta ou não sente necessidade respeitamos a sua posição, mas devemos buscar o bem comum e buscar através de estudos técnicos maneiras de viabilizar as instalações sem prejudicar o projeto arquitetônico e/ou elétrico das edificações. Bora p/ frente povo!
Ótima reflexão Edu. Obrigado pelo contato.
Moro num prédio antigo. Sendo assim, entendo os percalços técnicos que impedem o uso do ar condicionado (uso um portátil pra quebrar um galho. Mas não consigo entender este monte de empreendimento novo aqui em São Paulo que são desprovidos de estrutura para ar condicionado. Se eu fosse comprar apartamento hoje, na planta, não compraria se não oferecesse a estrutura para instalação do ar pelo menos nos quartos…
É verdade Amauri, concordo com você.
Obrigado pelo seu contato.
O problema maior é que os vendedores dizem que o ar é silencioso porque a parte barulhenta fica do lado de fora (lado de fora entenda-se a “janela do vizinho”). Então teria que se fazer uma lei de distancia do ar da janela. Dormir com zumbido de motor dos outros é enlouquecedor.
[…] para os do tipo janela. Para escolher o ideal, vai depender das especificações do local e a padronização do prédio. Redação do Portal WebArCondicionado. Bookmark the […]