Atualizado em 12/02/2020
Visando sempre a qualidade da informação, preparamos um material único, que vai auxiliar consumidores finais e profissionais técnicos.
Criamos uma tabela que contém os problemas, as causas e as soluções para o seu ar-condicionado Split.
A maioria dos pontos citados se aplica aos modelos Split, em função da sua popularidade e complexidade de sistema.
Problemas e Soluções para Split
A tabela abaixo é constituída de informações que foram coletadas internamente em nossos arquivos e de manuais técnicos de diversas marcas de ar-condicionado que tivemos acesso.
Portanto, as causas podem mudar conforme o aparelho.
O Ar-Condicionado não liga pelo controle nem pelo botão da unidade interna |
O plugue não está devidamente conectado na tomada elétrica | Verifique o plugue e a tomada em que o AC está ligado |
Falta de energia elétrica na tomada | Verifique se não há fusíveis queimados em sua residência ou se os disjuntores estão desligados | |
A tensão da rede elétrica não é a correta | Ligue a uma tomada compatível com a tensão do aparelho | |
Erros na interligação elétrica ou fiação solta | O profissional deve verificar as conexões no diagrama elétrico | |
O compressor e o ventilador da unidade externa não funcionam |
Contador, termostato ou relê defeituoso | Troque o componente danificado |
Tensão da rede abaixo do normal (127V ou 220V) | Entre em contato com a concessionária de energia | |
Aparelho desligado e ligado recentemente | Aguarde três minutos para religar o AC | |
Horário de timer configurado errado | Reconfigurar o timer ou resetar a máquina | |
Fiação incorreta ou terminais soltos | Verifique e reaperte | |
O desempenho do aparelho não é satisfatório |
Filtro de ar sujo | Limpe os filtros e resete a máquina |
Fluxo de ar insuficiente | Verifique a limpeza e higienização da serpentina da unidade | |
Saída de ar obstruída ou aletas fechadas. Portas e janelas abertas | Abra as aletas e feche portas e janelas | |
Regulagem da temperatura e função do aparelho | Ajuste conforme as instruções de operação do manual | |
Gelo no evaporador | Desligue o aparelho, deixe degelar naturalmente. Limpe os filtros e chame um técnico | |
A capacidade do produto é inadequada ao ambiente | Refazer cálculo de carga térmica e conversar com um técnico sobre a inclusão de novos equipamentos e/ou troca | |
Fiação incorreta, terminais | Chame um técnico para verificar se há vazamentos na tubulação. Caso haja, ele deve remover a carga, consertar, fazer o vácuo e recarregar | |
Compressor ou motor ventilador da unidade externa queimado | Chame um técnico para realizar a troca da peça defeituosa | |
Válvula reversora com problemas (travada ou bobina queimada) | Chame um técnico para realizar a troca da peça defeituosa | |
Relé do compressor ou ventilador não alimenta a unidade interna | Após constatado, o técnico deve substituir a placa eletrônica de comando. | |
Condensadora exposta diretamente ao sol | Providenciar adaptações que diminuam a incidência de raios solares. | |
O compressor não liga e apenas a ventilação funciona |
Sistema de proteção interno | Quando o aparelho não receber mais energia, ocorrerá um tempo de 3 minutos para o início do funcionamento do compressor. |
Aparelho desligado recentemente | Aguarde 3 minutos para ligar novamente | |
Queda ou sobrecarga momentânea na rede elétrica | Caso ocorra queda na energia, desligue o aparelho e aguarde três minutos. Verifique se o disjuntor está ligado. | |
Baixa tensão da rede | Verifique o rendimento de outros aparelhos elétricos e aguarde a estabilização | |
Regulagem do botão temperatura | Ajuste de acordo com as instruções do manual | |
Função selecionada inadequada | Corrija o modo de operação do aparelho selecionando a função apropriada | |
Defeito no compressor ou na fiação do mesmo | Verificar a fiação juntamente com o compressor | |
Compressor fica ligado por pouco tempo |
Obstrução da descarga de ar da unidade interna. | Desobstruir a descarga de ar da unidade |
Peça defeituosa | Determine a causa e troque o compressor | |
Termostato com problemas | O técnico deve verificar e agilizar o conserto | |
Dispositivo de expensão com gelo ou obstruído | Remova a carga, conserte, faça o vácuo e recarregue | |
Danos na válvula reversora ou travada (unidades de bomba de aquecimento) | Troque | |
O compressor funciona continuamente |
O ajuste no controle está muito alto (no modo aquecimento) ou muito baixo (no modo resfriamento) | Modifique a programação para temperaturas mais brandas |
O ventilador está defeituoso ou não funciona | Verifique a circulação do ar no condensador | |
A carga de refrigerante é insuficiente, está muito baixa, vazamento | O técnico deve encontrar o vazamento e tomar as medidas cabíveis | |
Aparelho com potência subdimensionada (mais fraco que o indicado) | Colocar um aparelho maior ou outros como complemento | |
Compressor para de funcionar após 10 min e o motor do ventilador da unidade interna funciona na velocidade baixa |
Congelamento da serpentina (evaporador) | Ajuste o controle remoto para operar em ventilação baixa até completar o degelo |
O ventilador da unidade é interrompido durante o funcionamento em aquecimento |
Congelamento da serpentina (evaporador) | Ajuste o controle remoto para operar em ventilação baixa até completar o degelo |
Proteção anticongelamento da unidade externa | Caso o ventilador permaneça desligado por mais de 10 minutos, chame um técnico para verificar a necessidade de ajuste de carga de gás refrigerante | |
Compressor e válvula reversora interrompem o funcionamento e sem período determinado voltam a funcionar |
Temperatura na serpentina interna acima de 60ºC | Verifique se há retorno de ar de descarga do condensador ou de outra máquina |
Mau cheiro no ambiente |
Filtro sujo demais | Efetuar a limpeza dos filtros |
Dreno direcionado para um ralo de esgoto | Direcionar o dreno para um ralo água pluvial | |
O equipamento não emite sinal sonoro quando o controle remoto manda um comando |
Pilhas do controle estão fracas | Troque as pilhas do controle |
O aparelho funciona, porém insuflando pouco ar no ambiente |
Operação irregular no controle remoto | Selecione a função apropriada no controle |
Falta de manutenção preventiva | Execute a limpeza dos filtros, aletas e do blower (turbina) | |
Obstrução por obstáculos | Remova o que possa estar atrapalhando o AC e redirecione o seu insuflamento | |
Vazamento de água no ambiente |
Dreno entupido | Desobstrua o dreno |
Instalação incorreta | Corrija a instalação seguindo a orientações profissionais |
Manutenção de Ar-Condicionado
Já visualizou os problemas, causas e soluções para o seu ar-condicionado split. E agora, como consertar?
Muitas dessas operações, assim como problemas mais graves com o seu ar-condicionado, só podem ser resolvidos com um profissional capacitado.
Além disso, a maioria deles se evita com a manutenção periódica e recorrente do seu aparelho.
A limpeza de filtros pode ser feita pelo próprio consumidor. Porém, trabalhos mais delicados referentes à troca de fluidos e à elétrica do equipamento, deve ser executados por um técnico com formação na área.
bom dia , ligo meu ar York de 7.000 btus e acusa F6 já fiz a manutenção preventiva e nada ….O que será que deve estar acontecendo ?
Olá Bruno,
clique aqui e acesse o manual de códigos de erro York. Ele irá lhe tirar as dúvidas.
Obrigado pelo contato.
tenho um split consul 12000 btus bem star. Oque ocorre e que todas as luzes do painel ficam acesas e nao consigo ligar no controle remoto e nem no painel . Tenho que desligar na tomada ligar novamente e apertar o botao de ligar no painel durante 5 segundos so assim ele funciona .
Olá Jorge.
Infelizmente não possuímos esta informação. Sugiro que coloque seu questionamento no Fórum, afim de que algum usuário ou profissional possa contribuir.
Obrigado pelo contato.
tenho um aparelho panasonic inverter 12000 btus , ele está acendendo a luz do timer e desliga automaticamente , quando entro no manual ele me mostra o numero 19 aonde está o defeito. obrigado.
Olá Hilton,
infelizmente, no momento, não possuímos o manual de códigos de erro da Panasonic, mas estaremos atentos para colocá-lo em breve no portal.
Sugerimos que tente resetar o seu equipamento. Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho.
Obrigado por seu contato.
Boa noite, comprei 03 aparelhos da LG Smile TS-C092TNW5 em Novembro, os três apresentam um nível de ruído de ventilação muito auto (ate mais alto do que um ventilador) mesmo estando com a velocidade de ventilação na baixa. Gostaria de saber se existe alguma maneira de diminuir a emissão da ventilação, pois conheço outros aparelhos que mal se percebe o funcionamento da ventilação quando esta na baixa.
So um detalhe os 03 aparelhos foram instalados em locais diferentes.
Olá Márcio.
Não conhecemos. Sugiro que coloque seu questionamento no Fórum, afim de que algum usuário possa contribuir.
Obrigado pelo contato.
Tenho um Spli Inverter da Sansung 9000 Btus; de uma hora pra outra, o modo frio não gela mais, ficando só na ventilação; nessa hora, vejo que a unidade externa fica desligada, sem barulho algum. O que pode ser? O aparelho tem pouco mais de um ano de uso somente.
Grato!
Olá Marcio.
Pode ter ocorrido um vazamento de gás. Sugiro que contate um profissional para avaliar.
Obrigado pelo contato.
boa noite tenho um ar condicionado consul split 9.000 btus e comprado e instalado há 2 meses e de pouco uso ainda e qdo desligamos ele fica uma lampada led piscando e não desliga o que fazer me ajudem por favor
Olá, Maria.
Infelizmente não temos esta informação. Sugerimos que coloque seu questionamento no Fórum, afim de que um profissional possa auxiliar.
Obrigado pelo contato.
Olá, tenho um midea 12000 e ao mudar a temperatura, desarma o compressor e só rearma se desligar e religar o aparelho. Não tem um mês de uso.
Agradeço orientação.
Abs!
Olá Carlos.
Sugiro que entre em contato com a fabricante para expor seu problema, não deveria ocorrer isso.
Obrigado pelo contato.
Olá amigos boa noite! Veja se podem me ajudar.
Foi instalado a 30 dias um springer split 12000 e hoje ele gela normalmente porém, com aproximadamente 30 minutos ligado ele desliga sozinho e o controle para de funcionar . Fica piscando a luz Ligado e timer alternadamente, só consigo ligar novamente desligando o disjuntor . Já verifiquei no controle se ontimer estaria no modo ON, porém ele está em off. O q pode ser? Agradeço a atenção!
Olá Eduardo.
Observe se esta postagem pode lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde!
Sou instalador de split em Bauru SP e gostaria de uma ajuda de vocês.
Instalei um split midea 9000 btus frio condensadora tipo ciclone.Ao ligar pela primeira vez acionou o compressor normal gelando normalmente. Mas percebi após 5 minutos de trabalho ele desligou e nem tinha gelado o ambiente. Permaneceu desligado por 3 minutos e ligou de novo.Ele fica assim ligando e desligando e não gela o ambiente. O que pode ser? Será problema no sensor de temperatura?
Desde ja agradeço.
Att Marcio.
Olá Marcio,
aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar. Ou então tente uma opinião de outro colega do setor, pesquisando pelo Banco Nacional de Instaladores.
Agradecemos o seu contato.
Ar ar 60000 btus eltrolux não funciona a condensadora já verfiquei energia ta OK ele trifásico quando eu assiono a contaquitora. O comprenssor funciona mas ele não da partida sozinho a contaquitora foi trocada as luzes da placa funciona
Olá Bill.
Sugiro que coloque seu questionamento no Fórum, afim de que algum profissional contribua.
Obrigado pelo contato.
Esse aparelho tem uma chave de reversao de quente ou so frio na evaporadora e na condensadora pega no manual e siga as ligaçoes dos numeros 1,2,3,4 ok.