Atualizado em 12/02/2020
Visando sempre a qualidade da informação, preparamos um material único, que vai auxiliar consumidores finais e profissionais técnicos.
Criamos uma tabela que contém os problemas, as causas e as soluções para o seu ar-condicionado Split.
A maioria dos pontos citados se aplica aos modelos Split, em função da sua popularidade e complexidade de sistema.
Problemas e Soluções para Split
A tabela abaixo é constituída de informações que foram coletadas internamente em nossos arquivos e de manuais técnicos de diversas marcas de ar-condicionado que tivemos acesso.
Portanto, as causas podem mudar conforme o aparelho.
O Ar-Condicionado não liga pelo controle nem pelo botão da unidade interna |
O plugue não está devidamente conectado na tomada elétrica | Verifique o plugue e a tomada em que o AC está ligado |
Falta de energia elétrica na tomada | Verifique se não há fusíveis queimados em sua residência ou se os disjuntores estão desligados | |
A tensão da rede elétrica não é a correta | Ligue a uma tomada compatível com a tensão do aparelho | |
Erros na interligação elétrica ou fiação solta | O profissional deve verificar as conexões no diagrama elétrico | |
O compressor e o ventilador da unidade externa não funcionam |
Contador, termostato ou relê defeituoso | Troque o componente danificado |
Tensão da rede abaixo do normal (127V ou 220V) | Entre em contato com a concessionária de energia | |
Aparelho desligado e ligado recentemente | Aguarde três minutos para religar o AC | |
Horário de timer configurado errado | Reconfigurar o timer ou resetar a máquina | |
Fiação incorreta ou terminais soltos | Verifique e reaperte | |
O desempenho do aparelho não é satisfatório |
Filtro de ar sujo | Limpe os filtros e resete a máquina |
Fluxo de ar insuficiente | Verifique a limpeza e higienização da serpentina da unidade | |
Saída de ar obstruída ou aletas fechadas. Portas e janelas abertas | Abra as aletas e feche portas e janelas | |
Regulagem da temperatura e função do aparelho | Ajuste conforme as instruções de operação do manual | |
Gelo no evaporador | Desligue o aparelho, deixe degelar naturalmente. Limpe os filtros e chame um técnico | |
A capacidade do produto é inadequada ao ambiente | Refazer cálculo de carga térmica e conversar com um técnico sobre a inclusão de novos equipamentos e/ou troca | |
Fiação incorreta, terminais | Chame um técnico para verificar se há vazamentos na tubulação. Caso haja, ele deve remover a carga, consertar, fazer o vácuo e recarregar | |
Compressor ou motor ventilador da unidade externa queimado | Chame um técnico para realizar a troca da peça defeituosa | |
Válvula reversora com problemas (travada ou bobina queimada) | Chame um técnico para realizar a troca da peça defeituosa | |
Relé do compressor ou ventilador não alimenta a unidade interna | Após constatado, o técnico deve substituir a placa eletrônica de comando. | |
Condensadora exposta diretamente ao sol | Providenciar adaptações que diminuam a incidência de raios solares. | |
O compressor não liga e apenas a ventilação funciona |
Sistema de proteção interno | Quando o aparelho não receber mais energia, ocorrerá um tempo de 3 minutos para o início do funcionamento do compressor. |
Aparelho desligado recentemente | Aguarde 3 minutos para ligar novamente | |
Queda ou sobrecarga momentânea na rede elétrica | Caso ocorra queda na energia, desligue o aparelho e aguarde três minutos. Verifique se o disjuntor está ligado. | |
Baixa tensão da rede | Verifique o rendimento de outros aparelhos elétricos e aguarde a estabilização | |
Regulagem do botão temperatura | Ajuste de acordo com as instruções do manual | |
Função selecionada inadequada | Corrija o modo de operação do aparelho selecionando a função apropriada | |
Defeito no compressor ou na fiação do mesmo | Verificar a fiação juntamente com o compressor | |
Compressor fica ligado por pouco tempo |
Obstrução da descarga de ar da unidade interna. | Desobstruir a descarga de ar da unidade |
Peça defeituosa | Determine a causa e troque o compressor | |
Termostato com problemas | O técnico deve verificar e agilizar o conserto | |
Dispositivo de expensão com gelo ou obstruído | Remova a carga, conserte, faça o vácuo e recarregue | |
Danos na válvula reversora ou travada (unidades de bomba de aquecimento) | Troque | |
O compressor funciona continuamente |
O ajuste no controle está muito alto (no modo aquecimento) ou muito baixo (no modo resfriamento) | Modifique a programação para temperaturas mais brandas |
O ventilador está defeituoso ou não funciona | Verifique a circulação do ar no condensador | |
A carga de refrigerante é insuficiente, está muito baixa, vazamento | O técnico deve encontrar o vazamento e tomar as medidas cabíveis | |
Aparelho com potência subdimensionada (mais fraco que o indicado) | Colocar um aparelho maior ou outros como complemento | |
Compressor para de funcionar após 10 min e o motor do ventilador da unidade interna funciona na velocidade baixa |
Congelamento da serpentina (evaporador) | Ajuste o controle remoto para operar em ventilação baixa até completar o degelo |
O ventilador da unidade é interrompido durante o funcionamento em aquecimento |
Congelamento da serpentina (evaporador) | Ajuste o controle remoto para operar em ventilação baixa até completar o degelo |
Proteção anticongelamento da unidade externa | Caso o ventilador permaneça desligado por mais de 10 minutos, chame um técnico para verificar a necessidade de ajuste de carga de gás refrigerante | |
Compressor e válvula reversora interrompem o funcionamento e sem período determinado voltam a funcionar |
Temperatura na serpentina interna acima de 60ºC | Verifique se há retorno de ar de descarga do condensador ou de outra máquina |
Mau cheiro no ambiente |
Filtro sujo demais | Efetuar a limpeza dos filtros |
Dreno direcionado para um ralo de esgoto | Direcionar o dreno para um ralo água pluvial | |
O equipamento não emite sinal sonoro quando o controle remoto manda um comando |
Pilhas do controle estão fracas | Troque as pilhas do controle |
O aparelho funciona, porém insuflando pouco ar no ambiente |
Operação irregular no controle remoto | Selecione a função apropriada no controle |
Falta de manutenção preventiva | Execute a limpeza dos filtros, aletas e do blower (turbina) | |
Obstrução por obstáculos | Remova o que possa estar atrapalhando o AC e redirecione o seu insuflamento | |
Vazamento de água no ambiente |
Dreno entupido | Desobstrua o dreno |
Instalação incorreta | Corrija a instalação seguindo a orientações profissionais |
Manutenção de Ar-Condicionado
Já visualizou os problemas, causas e soluções para o seu ar-condicionado split. E agora, como consertar?
Muitas dessas operações, assim como problemas mais graves com o seu ar-condicionado, só podem ser resolvidos com um profissional capacitado.
Além disso, a maioria deles se evita com a manutenção periódica e recorrente do seu aparelho.
A limpeza de filtros pode ser feita pelo próprio consumidor. Porém, trabalhos mais delicados referentes à troca de fluidos e à elétrica do equipamento, deve ser executados por um técnico com formação na área.
OLÁ TUDO BÉM?
ESTOU TRABALHANDO NO AR CONDICIONADO CARRIER DE 48000BTU
EU O LIGO PELO CONTROLE OU BOTAO MANUAL ELE LIGA PISCA A LUZ VERDE EM SEGUIDA DESLIGA NAO FUNCIONANDO O APARELHO
ESSE APARELHO E MODELO CCM PRA PAINEIS ELETRICOS
EU PERCEBI QUE DESCONECTEI O FIO QUE VAI PARA O VENTILADOR A LUZ VERDE FIXA MAS NAO LIGA O APARAELHO
OBS:PODE SER O MOTOR VENTILEDOR.
Olá Manoel,
aconselhamos que compartilhe suas dúvidas com outros profissionais no Fórum do Ar Condicionado.
Obrigado pelo contato.
meu ar consul inverter ficou desligad mais de um mes , fui liga-lo hoje e o mesmo não quis funcionar, Que pode ter acontecido?
Olá Marcos,
infelizmente não temos como lhe dizer o que pode ter acontecido sem ver o aparelho. Aconselhamos que chame um profissional para verificar, pode ser que ele precise passar por uma limpeza geral. Para encontrar profissionais próximos de sua residência acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde.
Tenho uma ar de 58.000btus da marca Hitachi. O compressor queimou por causa de fase invertida. A garantia não cubriu. Contrato uma empresa onde o técnico é o dono e ele informou que foi fase invertida e que tem um compressor pra mim vender de 60mil btus, comprei só que depois de 1 mês e meio de instalado descubri pelo modelo da etiqueta que trata-se de um compressor de 48.000btus, então quero saber se esse compressor de 48.000 causa danos ao equipamento que é de 60.000btus? Desde já obrigado.
Olá Henrique,
aconselhamos que compartilhe sua dúvida com outros profissionais técnicos no Fórum do Ar Condicionado.
Obrigado pelo contato.
Meu aparelho de ar condicionado hi wall carrier, não funciona e fica a luz do painel piscando. Quando desligo no disjuntor e espero dez segundos e ligo novamente, ele liga mais após 30 segundo desliga.
Qual a solução?
Antecipadamente agradeço.
Olá Wanderley,
sugerimos que tente resetar o seu equipamento. Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho, pois pode ser algum vazamento de gás.
Obrigado por seu contato.
ESTOU COM UM PROBLEMA EM UM SPLIT MIDEIA CAP.22,000BTUS.
O APARELHO FUNCIONA NA VENTILAÇÃO MAS OU MENOS 1 MIN. QUANDO O RELÉ ARMA PRA ENTRA O CONPRESSOR A MAQUINA DESLIGUA TOTALMENTE E UM LED VERDE PISCA CONTINUAMENTE. JÁ TROQUEI O SENSOR DE DEGELO E CONTINUA DANDO A MESMA FALHO. GOSTARIA DE UMA AJUDA DESDE JÁ AGRADEÇO.
Olá, Luiz.
Consulte os códigos de erro da Midea para descobrir as possíveis causa, disponibilizamos ele aqui. Caso não haja sucesso, aconselhamos que você compartilhe o problema em nosso Fórum do Ar condicionado a fim de que profissionais técnicos e outros usuários possam ajudá-lo. Se não der certo talvez seja necessário que um profissional veja de perto o problema. Acesse nosso Banco Nacional de Instaladores e encontre o mais próximo de você.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
Agradecemos pelo seu contato.
Prezados, boa noite.
1) possuo cassete hitachi trifasico 48.000btus, não é inverter mas usa gás 410a.
2) no último domingo a máquina funcionou por 3 horas e em seguida perdeu rendimento. Após identificar mancha no gesso e essa perda de potência no último domingo, acionei a empresa, verificaram a máquina(que estranhamente estava resfriando nesta manhã), conexões, etc. e detectaram que estava com um possível micro-vazamento numa solda da tubulação. Estava com muito óleo neste trecho justamente acima da mancha do gesso, tanto que transbordou do isolamento e acabamento, manchando o gesso.
3) transferiram e isolaram o gás na condensadora. A solda foi refeita e reforçada, testaram colocando gás novo na tubulação e não se observou vazamento. notei que não fizeram vácuo e acredito que retiraram o gás da tubulação usado no teste.
4) a máquina foi religada e a pressão estava em 109, normal segundo o técnico (90 a 110), estava resfriando bem. Recolheram o material, disseram que estava tudo certo e se foram, orientando para deixar a máquina funcionando por 60 a 90 minutos para testar a eficiência.
5) a máquina estava gelando perfeitamente, funcionou por 45 minutos até disparar o compressor (talvez por ter atingido a temperatura solicitada, 18ºC) permanecendo em funcionamento do ventilador da evaporadora. Até aí acredito que estava tudo normal.
6) ocorre que após alguns minutos o compressor voltou a funcionar e poucos segundos depois, ouvimos uns estalos na sala (onde fica a evaporadora) e a maquina se desligou totalmente, tanto a condensadora quanto a evaporadora, sequer recolhendo as aletas da evaporadora, não respondendo mais ao controle remoto, apagou geral.
O que pode ter acontecido para desligamento repentino e total após a volta do compressor? Excesso de gás? Faltou vácuo? Algum mal contato?
Também estranhei o fato de no domingo ter perdido rendimento após algumas horas de uso e hoje, mesmo antes de qualquer procedimento, logo quando ligamos, estava resfriando.
Desde já agradeço.
Thiago
Olá Thiago,
aconselhamos que compartilhe suas dúvidas com profissionais técnicos, participando do Fórum do Ar Condicionado.
Obrigado pelo contato.
central de springer 22000. para sem comando no controle remoto e acende as letras EC.depois não ligar no controle
Olá Jair,
de acordo com a fabricante, o erro EC acontece por algum tipo de micro vazamento na tubulação, nas conexões que interligam as unidades (evaporadora / condensadora) ou na unidade externa, onde ocorre o vazamento do fluido refrigerante. O procedimento correto é realizar os testes de funcionamento do equipamento para detectar a origem do problema. Se precisar de indicação de profissionais técnicos, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Houve uma queda de energia, quando a energia voltou ao normal o Ar split de 9.000 btu electrolux ficou com uma luz amarela e uma verde piscando. O controle ficou sem função. como solucionar o problema.
Olá João,
sugerimos que tente resetar o seu equipamento. Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho.
Obrigado por seu contato.
o ar quando liga ele,dois minuto depois ele desliga e fica só as luzes piscando
Olá William,
sugerimos que tente resetar o seu equipamento. Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho, pois pode ser problema no compressor.
Obrigado por seu contato.
Tenho uma split 12.000 da consul, e o compressor fica pouco tempo funcionando, mas a luz indica que ele está ligado. o que pode ser:
ja foi limpo e trocado o gaz e continua.
Olá, Leslio.
Se os filtros estão limpos e o gás já foi trocado, possivelmente deve ser alguma falha no próprio compressor ou no sensor de temperatura. Sugerimos que você compartilhe seu questionamento em nosso Fórum do Ar condicionado, a fim de que algum profissional técnico possa ajudá-lo, ou então busque por um deles em nosso Banco Nacional de Instaladores.
Agradecemos pelo seu contato.