Atualizado em 18/08/2021
Tire todas as suas dúvidas nesta publicação
O aparelho de climatização chegou e vem a dúvida: sou obrigado a instalar com uma empresa ou com um profissional do fabricante? A resposta é não. Pode escolher quem vai instalar o ar-condicionado, seja com um profissional autônomo ou credenciado da marca.
Porém, como em várias situações, cada perfil de instalador escolhido vai trazer diferentes possibilidades. Por esse motivo, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Instalar com profissional credenciado
Todos os fabricantes fornecem garantia legal de 90 dias a partir da emissão da nota fiscal do ar-condicionado. Se optar por um técnico credenciado, o período será estendido, sendo maior comparado ao concedido por lei.
Contudo, o tempo de ampliação varia conforme cada fabricante. Se decidiu instalar o ar-condicionado com credenciado, veja a duração da garantia das principais marcas nesta publicação.
Instalação com técnico autônomo
Se resolveu instalar o ar-condicionado com um profissional autônomo, a garantia será aquela estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Mesmo assim, existem algumas maneiras de manter um tempo maior de garantia para o seu equipamento.
Isso porque alguns técnicos oferecem garantia, pois emitem nota fiscal após o serviço. A cobertura geralmente envolve o procedimento feito, neste caso a instalação, e peças usadas, tais como canos, drenagem, fiação, entre outros.
Instalei com técnico autônomo e o equipamento apresenta defeitos
- Aparelho com problema durante os 90 dias da garantia legal
Chame o profissional para analisar seu ar-condicionado. Se o defeito for de instalação, ele irá proceder seguindo aquilo combinado na contratação do serviço. O fabricante ficará fora disso, pois o técnico não é credenciado.
Se for um problema de fabricação, entre em contato com a marca, que vai enviar um agente credenciado para confirmar se o defeito veio de fábrica. Confirmando a falha, a empresa deve consertar ou trocar o seu ar-condicionado.
- Se o defeito surgir 90 após a compra
Automaticamente está sem a garantia estendida do fabricante, pois fez com um profissional não autorizado. Logo, verifique se o técnico que fez o procedimento com nota fiscal oferece garantia.
Perguntas e respostas frequentes
Posso contratar uma empresa não credenciada para instalar meu ar condicionado?
Até pode. Mas atenção! Para que seja feita por uma não credenciada, priorize empresas que dão garantia com nota fiscal.
A instalação foi feita por empresa não credenciada que não forneceu nota fiscal. Deu problemas no equipamento. Posso acionar uma assistência técnica autorizada?
Sim. Ela deve realizar uma visita para analisar se o problema foi ocasionado pela instalação ou defeito de fabricação.
Observação: Se precisar chamar a marca, mas está sem a nota fiscal (garantia) da instalação, vai perder a garantia do produto e a assistência técnica credenciada poderá cobrar pelo serviço.
A assistência técnica autorizada se recusa a me atender dentro do prazo da garantia do produto porque a instalação não foi feita por uma empresa credenciada. O que fazer?
Se a empresa ou o instalador não credenciado garante que o produto veio com defeito de fábrica, a assistência autorizada precisa avaliar o ar-condicionado. Depois disso, poderá definir se a causa do problema é a instalação ou problema de fabricação.
Caso a empresa credenciada da marca se negue a fazer essa visita, procure o PROCON da sua região.
Agora, está pronto para decidir se vai instalar o ar-condicionado com credenciado ou profissional autônomo, sabendo quais são os seus direitos.
Redação WebArCondicionado
Boa tarde! Gostaria de saber se o site possui telefone paraa contato com tecnicos credenciados de ac da marca consul.
Olá, Leidiane.
Sim, neste link você pode ter acesso à marca e tirar suas dúvidas.
Agradecemos o contato.
Olá ! tenho uma empresa de instalações em geral ! Trabalhamos tbm com instalação de Ar condicionado e fazemos o procedimento de instalação no padrão de fábrica de cada Marca conforme manual de instalação referente a marca a ser instalada ok … Sendo a instalação executada dentro do padrão e houver defeito no aparelho vindo de fábrica já, A responsabilidade é da fábrica e não da empresa instaladora certo ?
Olá Tiago,
se o aparelho veio com defeito de fábrica, a responsabilidade é do fabricante.
Obrigado pelo contato.
Boa Noite gostaria de saber referente a valores para instalação modelo Split Samsumg + Condsamsung 9.000.
Grata fico no aguardo da resposta Juliana..
Olá Juliana,
somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Não vendemos nem instalamos aparelhos.
Clique aqui e encontre instaladores em todo Brasil.
Agradecemos o seu contato.
Fiz a instalação do meu AC com a autorizada há 2 anos e 11 meses atrás, a garantia do fabricante tem 3 anos. O técnico autorizado constatou que era a falta do gás, mas também detectou que os tubos foram colocados de alumínio e não de cobre como deveria ser colocado, então em contato com a autorizada, alegou que a instalação (da autorizada) só tem 90 dias de garantia e que eu deveria pagar para ser feito o reparo. Não entendi, como que a própria autorizada não tem garantia do serviço que eles mesmo fizeram?!
Juliane,
o tempo de 3 anos da garantia possivelmente cobre somente o aparelho. O tempo da garantia de instalação normalmente é menor e varia de empresa para empresa. Uma dica é sempre verificar o material utilizado na instalação. Ainda há instaladores que utilizam o alumínio, mesmo o mercado indicando o cobre. No forum tem algumas opiniões sobre isso.
eu comprei ar uma empresa não credenciada ligou,mas já perceberam qe esta defeito fabrica na placa fui supermercado verificar o que fazer disseram perdi garantia por não instalar credenciado,as empresas credenciadas não querem vir fazer laudo do defeito paca porque não receberam o valor instalação o que faço assim um passa outro a nota fiscal produto ainda não tem uma semana poderei devolver ou o que fazer.
Olá Cristiane,
se o defeito é de fábrica, você tem 90 dias a partir da data da compra para reclamar com o fabricante. Entre em contato diretamente com a marca e não com a loja que comprastes o produto.
Obrigado pelo contato.
A empresa Arcril de Criciúma se negou a realizar a visita para verificar um problema de trepidação do condensador que ocasiona um ruído dentro do ambiente por que a instalação não foi efetuada por eles. Comprei o aparelho no dia 23/10/2014 e instalei no dia 29/10 e o problema já foi verificado no momento que foi ligado. A proprietária foi grosseira e mandou eu procurar o PROCON ou outra forma de buscar meus direitos pois não ria prestar assistência. Como devo proceder?
Olá Sani,
pelo que entendi, você comprou o aparelho na Acril e realizou a instalação com outra empresa. Certo? Se o problema não é defeito no aparelho e sim na instalação, você deve procurar a assistência técnica que instalou, pois só eles podem lhe dar esta garantia. A empresa que vendeu o produto realmente não tem obrigação de prestar assistência sobre a instalação que não foi feita por ela.
Obrigado pelo contato.
Comprei um ar condicionado e a única empresa credenciada na minha cidade para instalar vem me enrolando, marca e não vem, remarca e não vem. O que eu faço? Se nessa situação instalar com profissional não credenciado (visto a má-fé do credenciado) também perco a garantia?
Olá Mari,
isso depende da marca. Sugiro que tente entrar em contato diretamente com o fabricante informando este problema.
Obrigado pelo contato.
Sou instalador autônomo de ar split e sou microempreendedor e trabalho com todas as marcas de ar condicionado como posso me credenciar para dar mais suporte aos meus clientes?
Olá Paulo,
pPara fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.
O que seria a garantia estendida?
A Samsung dá 24 meses de garantia para o Ar Inverter 12.000. Esta seria estendida caso não instale com a autorizada?
Grata,
Olá Alyne,
essa garantia estendida é apenas para aparelhos instalados com profissionais credenciados. Caso não seja, fica apenas a garantia legal de 3 meses.
Obrigado pelo contato.
Obrigada pelo esclarecimento.
Só para informar, pesquisei por autorizadas aqui em Campo Grande MS e o mais próximo encontra-se na cidade de Dourados, que fica a mais de 200 km daqui.
Liguei no atendimento Samsung e a atendente me informou que não perco a garantia do produto (de fábrica sendo 2 anos para a parte interna e 5 anos para a parte externa) por instalar com técnico de minha confiança , desde que siga corretamente o manual e use as especificações como por exemplo a tubulação de cobre de 3 metros.
Há mesmo necessidade de 3 metros quando a parte externa ficará na mesma direção da interna?
Obrigada!
Olá Alyne,
não consta essa informação no manual da Samsung. Então sugiro que sigas corretamente as instruções que lhe foram passadas pela atendente, para que não percas a garantia do produto.
Obrigado pelo contato.
muito bom . tirou a minha duvidas .
como se credencia .
Olá Dario.
Para fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.