Atualizado em 18/08/2021
Tire todas as suas dúvidas nesta publicação
O aparelho de climatização chegou e vem a dúvida: sou obrigado a instalar com uma empresa ou com um profissional do fabricante? A resposta é não. Pode escolher quem vai instalar o ar-condicionado, seja com um profissional autônomo ou credenciado da marca.
Porém, como em várias situações, cada perfil de instalador escolhido vai trazer diferentes possibilidades. Por esse motivo, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Instalar com profissional credenciado
Todos os fabricantes fornecem garantia legal de 90 dias a partir da emissão da nota fiscal do ar-condicionado. Se optar por um técnico credenciado, o período será estendido, sendo maior comparado ao concedido por lei.
Contudo, o tempo de ampliação varia conforme cada fabricante. Se decidiu instalar o ar-condicionado com credenciado, veja a duração da garantia das principais marcas nesta publicação.
Instalação com técnico autônomo
Se resolveu instalar o ar-condicionado com um profissional autônomo, a garantia será aquela estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Mesmo assim, existem algumas maneiras de manter um tempo maior de garantia para o seu equipamento.
Isso porque alguns técnicos oferecem garantia, pois emitem nota fiscal após o serviço. A cobertura geralmente envolve o procedimento feito, neste caso a instalação, e peças usadas, tais como canos, drenagem, fiação, entre outros.
Instalei com técnico autônomo e o equipamento apresenta defeitos
- Aparelho com problema durante os 90 dias da garantia legal
Chame o profissional para analisar seu ar-condicionado. Se o defeito for de instalação, ele irá proceder seguindo aquilo combinado na contratação do serviço. O fabricante ficará fora disso, pois o técnico não é credenciado.
Se for um problema de fabricação, entre em contato com a marca, que vai enviar um agente credenciado para confirmar se o defeito veio de fábrica. Confirmando a falha, a empresa deve consertar ou trocar o seu ar-condicionado.
- Se o defeito surgir 90 após a compra
Automaticamente está sem a garantia estendida do fabricante, pois fez com um profissional não autorizado. Logo, verifique se o técnico que fez o procedimento com nota fiscal oferece garantia.
Perguntas e respostas frequentes
Posso contratar uma empresa não credenciada para instalar meu ar condicionado?
Até pode. Mas atenção! Para que seja feita por uma não credenciada, priorize empresas que dão garantia com nota fiscal.
A instalação foi feita por empresa não credenciada que não forneceu nota fiscal. Deu problemas no equipamento. Posso acionar uma assistência técnica autorizada?
Sim. Ela deve realizar uma visita para analisar se o problema foi ocasionado pela instalação ou defeito de fabricação.
Observação: Se precisar chamar a marca, mas está sem a nota fiscal (garantia) da instalação, vai perder a garantia do produto e a assistência técnica credenciada poderá cobrar pelo serviço.
A assistência técnica autorizada se recusa a me atender dentro do prazo da garantia do produto porque a instalação não foi feita por uma empresa credenciada. O que fazer?
Se a empresa ou o instalador não credenciado garante que o produto veio com defeito de fábrica, a assistência autorizada precisa avaliar o ar-condicionado. Depois disso, poderá definir se a causa do problema é a instalação ou problema de fabricação.
Caso a empresa credenciada da marca se negue a fazer essa visita, procure o PROCON da sua região.
Agora, está pronto para decidir se vai instalar o ar-condicionado com credenciado ou profissional autônomo, sabendo quais são os seus direitos.
Redação WebArCondicionado
boa tarde gostaria de saber como e doque e preciso pra se cadastrar em uma empresa pra faser instalalçao de split sem perder a garantia, e fiz o curso numa empresa chamada serae ja faz 3 anos trabalho instalando ar mas perdo muito serviço por trabalhar como altonomo o que faço pra me credenciar e poder trabalhar sem per serviço obrigado agradeço desde já
Olá Josivaldo.
Você deve se credenciar junto às marcar para ser um agente autorizado.
Aqui neste link você encontra as informações necessárias para ser um credenciado dos fabricantes.
Escolha as marcas de sua preferência e clique nos posts para acessar o passo a passo.
O procedimento deve ser feito diretamente com a empresas.
Obrigado pelo contato.
boa tarde mais uma informaçao por favor quanto tempo de garantia eu o cliente têm direito após a instalaçao , garantia de instalaçao , obrigado
Isso vai varia conforme o tipo de serviço feito e qual a marca você está representando.
Bom dia, trabalho instalando ar-condicionado fasso todos os procêdimentos corretos mais não sou credenciado, caso ocorra um problema com o aparelho alguns meses depois da instalação mesmo tando tudo no padrão de qual quer altoriza, para que o cliente não perca a garantia e necessario que seja feita uma nota de serviço? pois tenho CNPJ tudo como manda o figurino, sei que mesmo não sendo feito por uma loja credênciada o cliente tem direito de uma visita, mais mesmo assim eles contestam, o que devo fazer se isso persistir?
desde ja agradeço!
Olá Edmar. Se o cliente realizar a instalação com um agente não autorizado da marca em questão, ele perde a garantia da instalação, mas continua com a garantia do equipamento, que vem de fábrica. Ou seja, são duas garantias independentes.
No seu caso, a emissão da nota de serviço é uma forma de registrar que o serviço foi prestado. Além disso, a nota de serviço dá a garantia do seu trabalho, caso ocorra alguma problema. Ela é uma forma de segurança para você e para seus clientes.
Obrigado pelo contato.
se o produto apresentar defeito após a instalação e precisar de nova instalação será cobrado a nova instalação, mesmo por rapel, se o comprador já havia pago a instalação.
Ola, trabalho na autorizada, em joao pessoa, tenho aprendido muito, fico feliz porque tenho tirado dodos os defeitos do arcd. inverte.
Puxa, fiquei frustrado em ver que minha pergunta foi removida… tinha aquela grande dúvida… Não sei se vc é instalador credenciado de alguma marca, não sei se violei alguma regra do seu site, mas não foi minha intenção. De qualquer forma agradeço a oportunidade e continuarei na internet em busca da resposta de minha duvida… Aquilo sobre Venda C_ _ _ _ _, é uma grande verdade aqui no nosso país, não deveria ser assim. No meu ponto de vista, ao realizar uma instalação com um tecnico não credenciado e caso fosse necessario solicitar a garantia, os fabricantes deveriam solicitar aos seus credenciados uma vistoria completa da instalação tanto da parte mecanica bem como o da parte eletrica… Não sou instalador de Splits, mas trabalho e tenho varios cursos na area eletrica. Na verdade ao observar a instalação vi que não tem muito mistério. Eu tenho alguma noção pois trabalho em uma companhia telefonica que tem varios sistemas de climatização no predio. Não sou tão leigo como talvez pense. Mas enfim, minha dúvida não era de como instalar ou qual era a solução para o problema, mas sim se teria direito a garantia! Inclusive ja sei que o problema está em uma placa eletronica localizada dentro do condensador… Deixo aqui meu elogio para sua iniciativa, pois foi o unico lugar que a principio encontrei falando algo a respeito… Tenha uma boa tarde!
Olá Rafael. Tudo bem?
Não estou lembrado de apagar algum comentário teu, nem de receber comentários quem infrinjam as leis do site. Talvez tenha dado algum erro na hora do envio. Mas enfim, falando sobre o tema que você levantou: Hoje em dias nós trabalhamos tentando difundir a informação para o usuário leigo e para o profissional técnico, a fim de evitar dúvidas. No caso da garantia, é necessário ter em mente que o aparelho tem duas garantias: a de instalação e a de fábrica. Se você realizar a instalação com um agente não autorizado, perderá a garantia de instalação automaticamente. Se por ventura o aparelho apresentar algum problema, você deverá chamar o técnico que lhe atendeu cobrando garantia do serviço dele. Se o problema for no aparelho, um agente autorizado será enviado para sua casa para fazer uma vistoria no aparelho.
Se tiveres mais dúvidas, entre em contato novamente. Obrigado pelo comentário.
att,
Prezado, boa tarde! Tenho uma dúvida: Comprei ha 3 meses um split Samsung inverter 12000 btu’s e pedi um amigo que trabalha com refrigeração para instalar (Elé é experiente, trabalha até mesmo com self’s, chiller condensação a agua e ar, splits e etc), acontece que recentemente ao ligar o aparelho, liga a unidade evaporadora mas não chama o compressor… Para ser mais especifico, as vezes liga o ventilador do condensador, fica um tempo ligado (varia de menos de 1 min a 1,5 m) e desliga, mas não entra o compressor… As vezes (mais raramente) o compressor liga… fica um bom tempo ligado e depois desarma… Já foi visto que não é falta de gás. Ja foi revisto todas as ligações eletricas. Enfim, eu posso chamar a assistencia tecnica mesmo nao tendo realizado o trabalho com eles? Será que eu ainda tenho a garantia? E por ultimo, isso de “ter de instalar somente com autorizada” não caracteriza uma “venda casada”? Isso não é crime?
Olá Rafael. Segundo as tuas informações, acredito que seja uma falha na placa eletrônica. Mas não posso afirmar com certeza, é apenas uma desconfiança feita à distância. Você não é obrigado a instalar com um agente autorizado. Isto se caracteriza “venda casada”. Existem duas garantias em cima do seu aparelho: a de instalação (que você já perdeu, pois instalou com seu amigo) e a garantia de fábrica. Esta lhe assegura sobre possíveis falhas vindas do aparelho da fábrica. Aqui você confere mais infos sobre a venda casada.
Acredito que o melhor procedimento agora é contatar a Samsung. Informe o caso. Possivelmente eles irão enviar um agente autorizado deles para avaliar o aparelho. Se este agente disser que foi problema na instalação, você terá de arcar com os custos. Se ele constatar que eh de fábrica, a garantia irá lhe assegurar com o conserto.
obrigado pelo seu contato.
Adquiri recentemente um aparelho de ar condicionado da marca Fujitsu e só então fiquei sabendo que a instalação deve ser feita por empresa credenciada, o que me deixou frustrado. O que ocorre é que tenho como profissional um técnico experiente e de minha confiança para fazer a instalação, porém ele não credenciado pela Fujitsu. O termo de garantia é claro ao destacar que se eu fizer a instalação com profissional não credenciado eu perco a garantia. Minha pergunta: Se eu fizer a instalação com o técnico de minha confiança vou perder a garantia?
Olá Marino.
Sim, de fato você perderá a garantia da fabricante.
No entanto, ao realizar a instalação, o técnico lhe fornece uma garantia pelo serviço prestado.
Então converse com seu profissional antes de realizar o procedimento.
Agradecemos o seu contato.
ar condicionado samsung joga agua no ambiente em forma de neblina.isto e junto com o ar.
Somos uma empresa fundada desde 1999 no RJ, gostaríamos de efetuar o cadastro para empresas credenciadas na instalação de ar condicionado tipo split.
Aguardamos assim orientações para este procedimento.
Olá Leston.
Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
Neste link você encontra informações para se tornar um autorizado.
Para fazer o credenciamento você deve entrar em contato direto com o fabricante.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.
bom dia, estou querendo comprar um ar condicionado samsung 12000 btus inverter, porem na minha cidade a assistencia tecnica autorizada fica a quase 200km daqui, nao sendo possivel que eles instalem o aparelho pra min. na minha cidade possui tecnicos que o instale, porem a minha duvida é a seguinte: Se caso eu compre esse aparelho e ele vir a dar problema quais sao as medidas a serem tomadas? e em segundo lugar vcs acham que mesmo nao tendo a assistencia tencnica aqui eu o devo compra-lo?
obrigado
Olá Raphael.
Recomendamos que procure uma assistência técnica autorizada próximo de sua residência através do Banco Nacional de Instaladores. O aconselhável é possuir uma assistência técnica autorizada para te dar suporte em caso de futuros problemas.
Agradecemos o seu contato.
Boa noite,
Estou com um problema que parece ser semelhante ao do Hendrewf. Meu ar condicionado split de 12000 BTU, borrifa água junto com o ar ao longo de todo o comprimento da evaporadora. Coversando com técnicos em ar condicionado, inclusive de autorizada, foram aventadas as seguintes hipóteses:
1. Instalação com tubo de alumínio (acho absurda).
2. Defeito de fabricação, o que faz com que a água condensada não caia dentro da bandeja do dreno (acho a hipótese mais provável).
De qualquer forma, ambos os técnicos condenaram a evaporadora.
Observo que o equipamento ainda está dentro da garantia e não foi instalado por autorizada/credenciada, e o funcionamento no que diz respeito às temperaturas é normal (gela bem)
Alguém pode me ajudar?
Alberto p. sobre seu ar ,existe dois tipos de pingar ,1 º se a água sai junto com o ar ,é sinal de que soltou parte da serpentina ,parte de traz que tem uma canaleta para conduzir a água,pode ser de fabrica mal encaixado e pode ser na hora da instal. 2º se a água fica pingando por toda a extensão em baixo do evap. é sinal de alguns programas de controle ,tipo 18 gruas com ventilação baixa,
o mais coreto é um profissional olhar sua maquina….se fosse em Teresina(PI) rsrs vc estava bem pois normalmente não cobro orçamento abriria sua maquina e lhe mostraria uma solução kkk rsrs mas em todo caso pode ser que seu profissional no ato da instalação tenha cometido alguma falha ….eu em uma determinada oportunidade(ainda era juvenil) rsrs deixei um fio passando colado na condensadora a agua escoria pelo fio e pingava na turbina…coisa de louco …mas é bom que troque os canos de alumínio por cobre… pois aqui em Teresina(Pi) como aqui as temperaturas são em torno de 42 graus kkk …ja vi caso de ver ele rachado, ele é mais delicado para trabalhar e dá muito retorno
Olá Alberto.
Recomendamos que chame um profissional técnico para avaliar o problema. Caso precise de indicação, neste link você encontra assistências técnicas em todo o Brasil.
Agradecemos o seu contato.