Atualizado em 18/08/2021
Tire todas as suas dúvidas nesta publicação
O aparelho de climatização chegou e vem a dúvida: sou obrigado a instalar com uma empresa ou com um profissional do fabricante? A resposta é não. Pode escolher quem vai instalar o ar-condicionado, seja com um profissional autônomo ou credenciado da marca.
Porém, como em várias situações, cada perfil de instalador escolhido vai trazer diferentes possibilidades. Por esse motivo, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Instalar com profissional credenciado
Todos os fabricantes fornecem garantia legal de 90 dias a partir da emissão da nota fiscal do ar-condicionado. Se optar por um técnico credenciado, o período será estendido, sendo maior comparado ao concedido por lei.
Contudo, o tempo de ampliação varia conforme cada fabricante. Se decidiu instalar o ar-condicionado com credenciado, veja a duração da garantia das principais marcas nesta publicação.
Instalação com técnico autônomo
Se resolveu instalar o ar-condicionado com um profissional autônomo, a garantia será aquela estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Mesmo assim, existem algumas maneiras de manter um tempo maior de garantia para o seu equipamento.
Isso porque alguns técnicos oferecem garantia, pois emitem nota fiscal após o serviço. A cobertura geralmente envolve o procedimento feito, neste caso a instalação, e peças usadas, tais como canos, drenagem, fiação, entre outros.
Instalei com técnico autônomo e o equipamento apresenta defeitos
- Aparelho com problema durante os 90 dias da garantia legal
Chame o profissional para analisar seu ar-condicionado. Se o defeito for de instalação, ele irá proceder seguindo aquilo combinado na contratação do serviço. O fabricante ficará fora disso, pois o técnico não é credenciado.
Se for um problema de fabricação, entre em contato com a marca, que vai enviar um agente credenciado para confirmar se o defeito veio de fábrica. Confirmando a falha, a empresa deve consertar ou trocar o seu ar-condicionado.
- Se o defeito surgir 90 após a compra
Automaticamente está sem a garantia estendida do fabricante, pois fez com um profissional não autorizado. Logo, verifique se o técnico que fez o procedimento com nota fiscal oferece garantia.
Perguntas e respostas frequentes
Posso contratar uma empresa não credenciada para instalar meu ar condicionado?
Até pode. Mas atenção! Para que seja feita por uma não credenciada, priorize empresas que dão garantia com nota fiscal.
A instalação foi feita por empresa não credenciada que não forneceu nota fiscal. Deu problemas no equipamento. Posso acionar uma assistência técnica autorizada?
Sim. Ela deve realizar uma visita para analisar se o problema foi ocasionado pela instalação ou defeito de fabricação.
Observação: Se precisar chamar a marca, mas está sem a nota fiscal (garantia) da instalação, vai perder a garantia do produto e a assistência técnica credenciada poderá cobrar pelo serviço.
A assistência técnica autorizada se recusa a me atender dentro do prazo da garantia do produto porque a instalação não foi feita por uma empresa credenciada. O que fazer?
Se a empresa ou o instalador não credenciado garante que o produto veio com defeito de fábrica, a assistência autorizada precisa avaliar o ar-condicionado. Depois disso, poderá definir se a causa do problema é a instalação ou problema de fabricação.
Caso a empresa credenciada da marca se negue a fazer essa visita, procure o PROCON da sua região.
Agora, está pronto para decidir se vai instalar o ar-condicionado com credenciado ou profissional autônomo, sabendo quais são os seus direitos.
Redação WebArCondicionado
Sou técnico em Refrigeração e Ar Condicionado com registro no CREA-SC porém trabalho como autônomo. A empresa se obriga a me dar a garantia estendida?
att
Olá Rafael,
a garantia estendida é concedida pelo fabricante se o usuário optou por instalar seu novo AC com um profissional credenciado da marca. Como você é autônomo a garantia não é estendida, permanecendo então somente os três meses garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.
Obrigado pelo contato.
comprei um split inverter consul em 29/03/2014 . em 15/04/2014 foi constatado defeito não esquentava a autorizada trocou uma peça.ficou esquentando porem fazendo muito barulho. então foi pedido a autorizada nova visita foram duas em 27/05/2014 e 06/06/2014 eles alegam que é caracteristico do produto. a loja colombo diz que troca mas todas as despesas tal como desistalação ; transporte; e instalação são por minha conta. o que voces acham?
Olá Silvestre.
Bom, o aparelho fazer um barulho muito alto nunca é normal, né? Essa constatação de afirmar se é alto ou não que deve ser observada. Sendo assim, creio que a Consul que deveria resolver. Quanto a loja, eles estão corretos, podem trocar, mas só realizam a troca. Desinstalação, transporte e instalação depois fica por conta do cliente mesmo.
Obrigado pelo contato.
como faço para fazer o credenciamento para instalação de split
Olá Cezar.
Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
Para fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.
Comprei um ar Springer de 30.000 Btu’s, ela foi instalada a 10 meses atrás por um instalador não autorizado, a maquina funcionou perfeitamente durante esse tempo, eu a utilizava poucas vezes, recentemente ela deu problema, a unidade externa (condensadora) fica funcionando direto, mesmo quando desliga a unidade interna (evaporadora) ! Enquanto a disjuntor esta ligado o condensador fica ligado direto e o ventilador do mesmo nao funciona. Chamei o tecnico que instalou, ele olhou e pediu para que chamasse a garantia do equipamento pois era defeito na maquina e como ainda esta na garantia ela deveria cobrir. Acredito que se fosse defeito de instalação ela nao funcionaria todo esse tempo, ela esta como gás normal, a unidade externa funciona normal tambem, apenas a unidade externa funciona sem parar e com o ventilador parado, mesmo desligando a unidade interna ela fica ligada.
Oq seria ? Alguem pode me ajudar ?
Oi Nando. É possível que seja alguma falha na parte elétrica da máquina. Sugiro que chame a assistência técnica autorizada acessando este link.
Além disso, recomendo que leia este texto que fala sobre as garantias dos aparelhos de AC.
Obrigado pelo contato.
Meu grande muito obrigado pela resposta e parabens pelo site !
Nesse meu caso se o problema for na parte elétrica da maquina o instalador não tem culpa alguma nao é ? Ele não me deu nota fiscal, mas é um técnico conhecido pela minha familia e sempre faz nossos serviços, ele deu garantia de 3 meses, e o ar funcionou 10 meses sem problema algum, ai do nada acontece isso, ele deu uma olhada e disse q tinha algo errado na parte eletrica da maquina mas não poderia mexer em certas áreas da maquina para não perder a garantia. O senhor acha q é defeito da maquina mesmo ?
Obrigado pela resposta anterior !
Nando, infelizmente não posso lhe afirmar isso com certeza, pois não pude verificar pessoalmente seu aparelho.
Como descargo de consciência, sugiro que tente resetar a máquina:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho.
Obrigado por seu contato.
Ja foi feito tudo isso, o tecnico so nao fez resetar o controle, eu farei.
tenho impressao que seja defeito da maquina mesmo, a garantia do equipamente deve cobrir o dano, em minha concepção !
Obrigado, e um grande abraço !
Olá Nando.
Quanto a garantia, depende do caso. Observe esta postagem.
Obrigado pelo contato.
Comprei um ar condicionado Samsung INVERTER 12.000 BTUs em novembro e foi instalado em janeiro. A instalação foi de acordo com as instruções e o ar funcionou por no máximo 2 semanas. Agora a condensadora fica ligada por no máximo 5 minutos gelando, depois desliga, entra na ventilação e assim segue, sem gelar! Já testei com várias temperaturas, e tenho a sensação que nunca baixa de 25 graus. O gás está ok. Entrei em contato com o vendedor (webcontinental de porto alegre) que me disse que não tem mais responsabilidade alguma. Já foi verificado o sensor, e parece que o problema não está aí tbém…Já estou pensando em ir para o procon para ter a troca do aparelho.
Conforme o CDC, Art 18 – “Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ….”
Agradeço comentários sobre como proceder com este problema!!
Estou com o mesmo problema que você. Quando liga o ar gela, depois não abaixa a temperatura de jeito nenhum! Sempre fica na temperatura mínima de 28 graus, mesmo ajustando no controle para mais baixo. Já recoloquei o gás 3 vezes, já checaram e não tem vazamento, já troquei o compressor 3 vezes! Parece que o compressor deu defeito novamente. Estou custando a acreditar…. Se alguém te solucao para isso avisa! OBs: já troquei valvula de expansao 2 vezes e o ar está limpo! Estou enlouquecida com o inverter da Samsung!
Mão acho isso normal! Más já colocaram o gás 3 vezes? Ou disseram que colocaram! Já foram feitas 3 substituições do compressor! Tudo isso não é normal! Algo deve estar errado! Pode ser o Técnico que está errado!
Olá Samantha,
tente a opinião de outros profissionais, compartilhando seu problema no Fórum do Ar Condicionado, com certeza alguém poderá lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Oi Rejane. Você deve entrar em contato com o profissional que instalou a sua máquina. Ele é credenciado da Samsung?
Chame ele novamente e explique a situação. Aqui você encontra mais informações sobre garantia de AC.
Obrigado.
comprei um comfee 9 mil…e fiz a instalacao com uma pessoa particular(nao autorizada). depois de 5 dias de uso o ar nao esfriava, so ventilava… contactei imediatamente a assistencia tecnica, onde ja tive aborrecimentos. moro em Teresina-p aqui so tem 3 autorizadas da comfee.liguei pra 1 empresa disse que era longe e tava me passando o numero da outra empresa mais proxima da minha casa. na 2 empresa estavam sem transporte segundo eles ,liguei para o sac onde me deram o numero da 3º empresa, por fim nao atendia…. liguei mais uma vez para o sac 4003-6707. onde relatei todo o transtorno e que ficaram de entrar em contato ate 5 dias depois.semana passada foram as 3 empresas. 3 tecnicos . o 1º tecnico diaginosticou que era falta de gas, colocou gas e nada. disse depois que nao estava segurando , como se tivesse vazamento interno e teria que levar o mesmo para a tercerizada, mais que nao teria custo para mim mais nunca apareceu. o 2º tecnico disse que o mesmo era so mal instalacao e que o ar estava ok, sem problemas , me cobrou 200 reais para ajeitar, e por ultimo o 3º tecnico , ja disse que o ar estava queimado e so outro….que custaria 700 para ele comprar outro peca que fica fora da casa compressor e montar pra mim.. e agora nao sei o que fazer ou sei,estou entrando no juizado de pequenas causas. quero ser reparada pelo dano. posso esta enganada, mais acredito que se fosse mal instalacao o ar nao funcionaria por uma semana, como funcionou.
esqueci de falar, o nome é o condensador, que dissendo o 3º tecnico tenho que comprar outra, que a minha nao presta, mais queimou…segundo ele
Oi Anny. Acredito que o problema seja no aparelho mesmo, pois seguidamente recebemos comentários negativos dos aparelhos comfee.
Recomendo que vá ao Procon e abra um registro.
Obrigado.
Comprei um ar condicionado split samsung, e não sei como faço em relação a instalação, pois nao vem escrito em lugar nenhum o que devo fazer. Como faço para contatar algupem que seja credenciado da empresa para instalar meu ar? E qual é a média de valor que eles cobram para instalaçao?
Oi Thais. A média de preços gira em torno de 400 reais. Podendo haver variações conforme o seu local. Você pode encontrar autorizados neste link.
Obrigado.
Sabe a média de instlação do Springer?
Oi Thaís. A média de instalação de splits gira em torno de 400 reais, mas varia conforme o local e o profissional.
Obrigado.
Beleza, comprei um Slipt Midea 9000 Btus Q/F no dia 22/01/14, instalei com um autônomo, conforme ele está tudo ok na instalação mas o equipamento não está gelando e não liga o ventilador, informou que o defeito é de fábrica, ainda não completou os sete dias da compra. Estou preocupado. O que devo fazer?
Oi Angelo. Não sei lhe informar se eh problema no produto ou na instalação.
Recomendo que chame novamente o técnico que fez a sua instalação e relate o caso.
Obrigado.
problemas de vazamento estão na garantia.
Gostaria de saber, se garantia extendida de 3 anos, além da do fabricante, da direito, ou cobre, a troca de gás e instalação em outro endereço de um ar condicionado split? abraço
Veja só: Eu desinstalei um Split de um local, e quero instala-lo em outro endereço. Só que além da instalação, vai ser preciso recolocar o gás. O que eu quero saber, é se posso fazer tudo isso, usando a garantia estendida, sem ter que pagar nada. abrtaço
Olá Lucas.
Se for realizado com uma autorizada da marca, continua valendo os três anos.
Agradecemos seu contato.
Olá Silvio.
Depende do caso, pois provavelmente o problema tenha ocorrido na instalação (ou com o tempo). Existe diferença se a instalação foi realizada com uma autorizada ou não. Em ambos os casos você deve procurar quem instalou.
Obrigado pelo seu contato.
Como e que eu faso para minha enpresa se tornar uma credenciada
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Olá Lucas.
Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
Para fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.