Atualizado em 18/08/2021
Tire todas as suas dúvidas nesta publicação
O aparelho de climatização chegou e vem a dúvida: sou obrigado a instalar com uma empresa ou com um profissional do fabricante? A resposta é não. Pode escolher quem vai instalar o ar-condicionado, seja com um profissional autônomo ou credenciado da marca.
Porém, como em várias situações, cada perfil de instalador escolhido vai trazer diferentes possibilidades. Por esse motivo, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Instalar com profissional credenciado
Todos os fabricantes fornecem garantia legal de 90 dias a partir da emissão da nota fiscal do ar-condicionado. Se optar por um técnico credenciado, o período será estendido, sendo maior comparado ao concedido por lei.
Contudo, o tempo de ampliação varia conforme cada fabricante. Se decidiu instalar o ar-condicionado com credenciado, veja a duração da garantia das principais marcas nesta publicação.
Instalação com técnico autônomo
Se resolveu instalar o ar-condicionado com um profissional autônomo, a garantia será aquela estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Mesmo assim, existem algumas maneiras de manter um tempo maior de garantia para o seu equipamento.
Isso porque alguns técnicos oferecem garantia, pois emitem nota fiscal após o serviço. A cobertura geralmente envolve o procedimento feito, neste caso a instalação, e peças usadas, tais como canos, drenagem, fiação, entre outros.
Instalei com técnico autônomo e o equipamento apresenta defeitos
- Aparelho com problema durante os 90 dias da garantia legal
Chame o profissional para analisar seu ar-condicionado. Se o defeito for de instalação, ele irá proceder seguindo aquilo combinado na contratação do serviço. O fabricante ficará fora disso, pois o técnico não é credenciado.
Se for um problema de fabricação, entre em contato com a marca, que vai enviar um agente credenciado para confirmar se o defeito veio de fábrica. Confirmando a falha, a empresa deve consertar ou trocar o seu ar-condicionado.
- Se o defeito surgir 90 após a compra
Automaticamente está sem a garantia estendida do fabricante, pois fez com um profissional não autorizado. Logo, verifique se o técnico que fez o procedimento com nota fiscal oferece garantia.
Perguntas e respostas frequentes
Posso contratar uma empresa não credenciada para instalar meu ar condicionado?
Até pode. Mas atenção! Para que seja feita por uma não credenciada, priorize empresas que dão garantia com nota fiscal.
A instalação foi feita por empresa não credenciada que não forneceu nota fiscal. Deu problemas no equipamento. Posso acionar uma assistência técnica autorizada?
Sim. Ela deve realizar uma visita para analisar se o problema foi ocasionado pela instalação ou defeito de fabricação.
Observação: Se precisar chamar a marca, mas está sem a nota fiscal (garantia) da instalação, vai perder a garantia do produto e a assistência técnica credenciada poderá cobrar pelo serviço.
A assistência técnica autorizada se recusa a me atender dentro do prazo da garantia do produto porque a instalação não foi feita por uma empresa credenciada. O que fazer?
Se a empresa ou o instalador não credenciado garante que o produto veio com defeito de fábrica, a assistência autorizada precisa avaliar o ar-condicionado. Depois disso, poderá definir se a causa do problema é a instalação ou problema de fabricação.
Caso a empresa credenciada da marca se negue a fazer essa visita, procure o PROCON da sua região.
Agora, está pronto para decidir se vai instalar o ar-condicionado com credenciado ou profissional autônomo, sabendo quais são os seus direitos.
Redação WebArCondicionado
Pessoal Tentem me ajudar por favor. Meu ar condicionado está jogando agua junto com o ar, foi verificado o gás, foi feita a limpeza tudo certo. Porem dois meses depois da instalação deu este problema não aguento mais e fora drena muita pouca agua. Pela experiência de vocês o que pode ser?
Olá Hendrewf.
Possivelmente seja um problema no dreno do ar condicionado ou uma falha no sensor de degelo. O ideal é entrar em contato com uma assistência técnica autorizada.
Caso precise de indicação, neste link você encontra assistências técnicas em todo o Brasil.
Agradecemos o seu contato.
sou instalador de ar split. quero saber como me cadastrar para poder instalar os aparelhos sem problemas com as marcas.
Olá Othon.
Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
Neste link você encontra informações para se tornar um autorizado.
Para fazer o credenciamento você deve entrar em contato direto com o fabricante.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.
como faço para ser credenciado e instalar aparelho de arcondicionado
Olá Fabiano. Primeiramente você deve fazer um curso técnico que permita que você instale aparelhos de ar condicionado. Neste link, sempre que possível, nossa equipe posta oportunidades de cursos profissionalizantes em diversas regiões do país.
Caso você já tenha um curso técnico, você deve escolher quais marcas irá atender. Neste link você encontra uma lista com diferentes marcas e o passo a passo para ser um agente autorizado. Agradecemos pelo seu contato.
Boa tarde
Comprei um split LG Inverter Hero, no início na instalação aqui na minha cidade, colocaram pouco ângulo no dreno e voltava água na evaporadora, consertado o dreno resolvido, porém ao cortarem a tubulação e soldarem não realizaram o vácuo novamente e pelo que vi deveria ser feito, pois percebi que o ar não gela mais como antes. Pergunta: Deverei responsabilizar os técnicos solicitando a troca do gás pois agora se misturou ao oxigenio dos canos ou apenas recolher o gás e realizar o vácuo.
Abraços.
Gilberto, pelo seu relato, se o aparelho não refrigera mais, tudo indica que seja preciso fazer nova carga de gás.
Antes disso, o vácuo deve ser feito para limpar a tubulação e retirar o resto do gás antigo.
Se o aparelho ainda estiver no prazo da garantia dada pela empresa de instalação, consulte o técnico que fez a instalação.
Boa tarde!!
Adquiri um ar condicionado split da Samsung, porém fiz uma instalação particular, quando o instalador terminou o procedimento de instalação foi testar as funções, foi quando que percebeu que aumenta a velocidade de resfriamento ocorre um barulho anormal no aparelho externo, cito que recebi o produto a 5 dias e já instalei. Aguardo sugestões, obrigado.
Valdinei, o barulho pode ser um indicativo de que o fluxo do gás refrigerante foi alterado, ou seja, pode haver vazamento.
O fabricante recomenda, no manual do usuário, que o proprietário entre em contato com uma assistência técnica autorizada quando o barulho for anormal.
ja instalo ar condicionado a mais de 12 anos,gostaria de me credenciar na rede springer pois instalo ar para varias emprersas aqui na cidades sendo elas ;forum,prefeitura,camara,promotoria,uab,hospital,igrejas e centenas de clientes na cidade. estou solicitando isto para dar aos clientes uma segurança a mais em relação a garantia, sem mais agradeço e aguardo resposta.
Edsoney, preencha o formulário no site da Springer.
Aqui tem mais informações sobre como proceder:
http://www.webarcondicionado.com.br/informacoes-para-ser-uma-autorizada-springer-carrier/
Olá pessoal, sou técnico em sistemas de ar condicionado há mais de 20 anos, trabalho com várias marca . tenho instalado equipamentos Samsung e não tenho tido nenhum problema.
Ar condicionado não é qualquer eletrodoméstico que pode ser instalado por qualquer um, depende de ferramental certo e conhecimento, pois isso alguns equipamentos não funcionam bem ou apresentam quebra. Uma instalação bem feita não custa barato, mas vc raramente vai ter problema com este equipamento, o barato sai caro.
Caso precisem de instalação podem entrar em contato : F-11-8574-7924
Obs: Consigo equipamento Samsung com ótimos preços (consulte-nos)
Muitos fabricantes, na embalagem exigem que seja feita a instalação por credenciada ou autorizada, para poder ter garantia que eles chamam de total ou estendida. Na verdade, isso é considerado , venda-casada, que é proibido em lei pelo CDC. Se for feita a instalação por um profissional ou empresa que ofereça os mesmos padrões que uma autorizada, não tem problema algum fazer a instalação, desde que, ofereça algum certificado oficial da empresa – Nota fiscal, recibo. Se o fabricante faz a opção de dar a garantia além do mínimo em lei, que são 90 dias, esta tem que cumprir, independentemente se foi autorizada ou não. Em caso de vício de fabricação(defeito), a dica é chamar o instalador, para saber se é um problema da instalação ou do aparelho, se for do aparelho, chame a autorizada, e eles farão o diagnóstico, e efetuarão o serviço em garantia, sendo ressarcidos pelo fabricante.
Boa noite a todos da web, parabens pelo site e ofertas…
gostaria de saber qual marca e modelo de ar split , 9000btu, ciclo quente/frio, selo A, vocês me indicariam? que fosse menos problematico, afinal muitos são barulhentos e vivem indo e vindo para assistencia…
A VENDA CASADA E CRIME QUANDO EU COMPRO UM APARELHO EU DECIDO COM QUEM QUERO INSTALAR E SE DER PROBLEMA NO APARELHO POR DEFEITO MECANICO A AUTORIZADA E OBRIGADA A TROCAR, SE INSTALAÇÃO ESTIVER DENTRO DO PADRÃO ISSO E LEI.