Atualizado em 18/08/2021
Tire todas as suas dúvidas nesta publicação
O aparelho de climatização chegou e vem a dúvida: sou obrigado a instalar com uma empresa ou com um profissional do fabricante? A resposta é não. Pode escolher quem vai instalar o ar-condicionado, seja com um profissional autônomo ou credenciado da marca.
Porém, como em várias situações, cada perfil de instalador escolhido vai trazer diferentes possibilidades. Por esse motivo, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Instalar com profissional credenciado
Todos os fabricantes fornecem garantia legal de 90 dias a partir da emissão da nota fiscal do ar-condicionado. Se optar por um técnico credenciado, o período será estendido, sendo maior comparado ao concedido por lei.
Contudo, o tempo de ampliação varia conforme cada fabricante. Se decidiu instalar o ar-condicionado com credenciado, veja a duração da garantia das principais marcas nesta publicação.
Instalação com técnico autônomo
Se resolveu instalar o ar-condicionado com um profissional autônomo, a garantia será aquela estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Mesmo assim, existem algumas maneiras de manter um tempo maior de garantia para o seu equipamento.
Isso porque alguns técnicos oferecem garantia, pois emitem nota fiscal após o serviço. A cobertura geralmente envolve o procedimento feito, neste caso a instalação, e peças usadas, tais como canos, drenagem, fiação, entre outros.
Instalei com técnico autônomo e o equipamento apresenta defeitos
- Aparelho com problema durante os 90 dias da garantia legal
Chame o profissional para analisar seu ar-condicionado. Se o defeito for de instalação, ele irá proceder seguindo aquilo combinado na contratação do serviço. O fabricante ficará fora disso, pois o técnico não é credenciado.
Se for um problema de fabricação, entre em contato com a marca, que vai enviar um agente credenciado para confirmar se o defeito veio de fábrica. Confirmando a falha, a empresa deve consertar ou trocar o seu ar-condicionado.
- Se o defeito surgir 90 após a compra
Automaticamente está sem a garantia estendida do fabricante, pois fez com um profissional não autorizado. Logo, verifique se o técnico que fez o procedimento com nota fiscal oferece garantia.
Perguntas e respostas frequentes
Posso contratar uma empresa não credenciada para instalar meu ar condicionado?
Até pode. Mas atenção! Para que seja feita por uma não credenciada, priorize empresas que dão garantia com nota fiscal.
A instalação foi feita por empresa não credenciada que não forneceu nota fiscal. Deu problemas no equipamento. Posso acionar uma assistência técnica autorizada?
Sim. Ela deve realizar uma visita para analisar se o problema foi ocasionado pela instalação ou defeito de fabricação.
Observação: Se precisar chamar a marca, mas está sem a nota fiscal (garantia) da instalação, vai perder a garantia do produto e a assistência técnica credenciada poderá cobrar pelo serviço.
A assistência técnica autorizada se recusa a me atender dentro do prazo da garantia do produto porque a instalação não foi feita por uma empresa credenciada. O que fazer?
Se a empresa ou o instalador não credenciado garante que o produto veio com defeito de fábrica, a assistência autorizada precisa avaliar o ar-condicionado. Depois disso, poderá definir se a causa do problema é a instalação ou problema de fabricação.
Caso a empresa credenciada da marca se negue a fazer essa visita, procure o PROCON da sua região.
Agora, está pronto para decidir se vai instalar o ar-condicionado com credenciado ou profissional autônomo, sabendo quais são os seus direitos.
Redação WebArCondicionado
Olá.
Gostei do site, muito útil!
Mas, ainda tenho uma duvida sobre a instalação. Se eu comprar um aparelho Samsung, eu tenho, necessariamente que procurar um instalador credenciado à empresa, caso contrairo perco a garantia do aparelho? ( como na loja diz ter 36 meses, mas, em alguns casos tem uma nota dizendo que deve ser instalado por autorizada) Em resumo, posso comprar este aparelho e contratar um serviço que seja autorizada de outra marca, por exemplo para comprovar a capacidade, sem que perca a garantia do produto? ( pois achei um autorizado da marca Midea que cobra 400 reais, enquanto o da Samsung me cobrou 650.) Aguardo uma resposta! Obrigado.
ganhei um splint não lembro a marca pois estou no trabalho o instalador é um profissional só que eu contratei particular, foi instalado mais ou menos em meados de janeiro/11 ele deixou a válvula por onde drena a água mais eu não consegui um bom pedreirro para fazer o serviço , no momento estou aparando a agua em um balde . Porém observei que o condensador de vez
em quando está também vazando água é pouca mais ou menos um copo duplo de água . o que fazer?
senhora linduina braga ,estou atuando no mercado de refrigeração e ar condicionado á 17 anos e guarapari ES e sujiro que contrate um bombeiro idraulico ou um pedreiro e faça um dreno para a condençadora e evaporadora ,so assim o problema de pingação de agua será resouvido.
Cara liduina.é nescessario ligar esse dreno,caso contrario seu incomodo sera eterno.e ainda fazer uma revisão a cada seis meses.
Comprei um Split em uma revenda autorizada que me indicou uma empresa de instalação parceira, após 8 meses meu Split esta jogando agua para dentro do meu apartamento, aparentemente é a água do dreno que esta voltando para dentro do aparelho. A minha pergunta é qual a garantia legal de uma instalação de split ? A loja deve me auxiliar e solicitar ao instalador que revise minha instalação de maneira gratuita ?
Aguardo contato.
Muito Obrigado
Bruno, tenho uma empresa de refrigeração onde nosso foco principal são as instalações, manutenções e consertos em Splits de todas as marcas e capacidade de 7.000 a 60.000 btus.
Se o seu aparelho que já está bem instalado ha 08 meses e nunca apresentou problemas e agora está derramando água para o ambiente, é sinal de que vc não fez a manutenção preventiva geral dos 06 meses, cuja manutenção teria retirado as impurezas e sujeiras acumuladas na calha e na mangueira do dreno que já apresenta entupimento. Porisso que se faz necessário não apenas instalar e usar o equipamento, tem que ser dado revisões e manutenções semestrais para evitar esses imprevistos e prolongar a vida útil do seu equipamento. Abraço e boa sorte!!
Tbm tem empresa de Refrigeração e compartilho a opinião de Joaquim Filho…Infelizmente o cliente em na maior parte dos casos pensa que é só instalar a maquina e pronto…..deve lembrar de limpar os filtros semanalmente(neste caso o dono do aparelho deve fazer é simples)….e a manutenção de seis em seis meses feita por um profissional.
boa noite,
agradeço as atenções.
sou instalador de ar condicionado á 3 anos e não tive nenhum
problema tenho boas referencias de instalação com algumas empresas na minha cidade e região ,trabalho com nota fiscal ,procuro credenciamento a algum tempo ainda não consegui pois as empresas maiores e autorizadas concorrentes não ajudam com informações ou cursos , peço ajuda pois quero ser credenciado mesmo tendo bos referencias. obrigado.