Atualizado em 18/08/2021
Tire todas as suas dúvidas nesta publicação
O aparelho de climatização chegou e vem a dúvida: sou obrigado a instalar com uma empresa ou com um profissional do fabricante? A resposta é não. Pode escolher quem vai instalar o ar-condicionado, seja com um profissional autônomo ou credenciado da marca.
Porém, como em várias situações, cada perfil de instalador escolhido vai trazer diferentes possibilidades. Por esse motivo, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Instalar com profissional credenciado
Todos os fabricantes fornecem garantia legal de 90 dias a partir da emissão da nota fiscal do ar-condicionado. Se optar por um técnico credenciado, o período será estendido, sendo maior comparado ao concedido por lei.
Contudo, o tempo de ampliação varia conforme cada fabricante. Se decidiu instalar o ar-condicionado com credenciado, veja a duração da garantia das principais marcas nesta publicação.
Instalação com técnico autônomo
Se resolveu instalar o ar-condicionado com um profissional autônomo, a garantia será aquela estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Mesmo assim, existem algumas maneiras de manter um tempo maior de garantia para o seu equipamento.
Isso porque alguns técnicos oferecem garantia, pois emitem nota fiscal após o serviço. A cobertura geralmente envolve o procedimento feito, neste caso a instalação, e peças usadas, tais como canos, drenagem, fiação, entre outros.
Instalei com técnico autônomo e o equipamento apresenta defeitos
- Aparelho com problema durante os 90 dias da garantia legal
Chame o profissional para analisar seu ar-condicionado. Se o defeito for de instalação, ele irá proceder seguindo aquilo combinado na contratação do serviço. O fabricante ficará fora disso, pois o técnico não é credenciado.
Se for um problema de fabricação, entre em contato com a marca, que vai enviar um agente credenciado para confirmar se o defeito veio de fábrica. Confirmando a falha, a empresa deve consertar ou trocar o seu ar-condicionado.
- Se o defeito surgir 90 após a compra
Automaticamente está sem a garantia estendida do fabricante, pois fez com um profissional não autorizado. Logo, verifique se o técnico que fez o procedimento com nota fiscal oferece garantia.
Perguntas e respostas frequentes
Posso contratar uma empresa não credenciada para instalar meu ar condicionado?
Até pode. Mas atenção! Para que seja feita por uma não credenciada, priorize empresas que dão garantia com nota fiscal.
A instalação foi feita por empresa não credenciada que não forneceu nota fiscal. Deu problemas no equipamento. Posso acionar uma assistência técnica autorizada?
Sim. Ela deve realizar uma visita para analisar se o problema foi ocasionado pela instalação ou defeito de fabricação.
Observação: Se precisar chamar a marca, mas está sem a nota fiscal (garantia) da instalação, vai perder a garantia do produto e a assistência técnica credenciada poderá cobrar pelo serviço.
A assistência técnica autorizada se recusa a me atender dentro do prazo da garantia do produto porque a instalação não foi feita por uma empresa credenciada. O que fazer?
Se a empresa ou o instalador não credenciado garante que o produto veio com defeito de fábrica, a assistência autorizada precisa avaliar o ar-condicionado. Depois disso, poderá definir se a causa do problema é a instalação ou problema de fabricação.
Caso a empresa credenciada da marca se negue a fazer essa visita, procure o PROCON da sua região.
Agora, está pronto para decidir se vai instalar o ar-condicionado com credenciado ou profissional autônomo, sabendo quais são os seus direitos.
Redação WebArCondicionado
Bom dia otimas instruções vc poderia me encaminhar todo este conteúdo, desde já agradeço.
Olá, Wemerson.
O conteúdo estará sempre disponível neste link, você pode acessar quando quiser acessando nosso portal, ou copiando o texto pelo computador e guardando em suas anotações.
Agradecemos pelo seu contato.
oi gostaria de me credenciar como faco
Olá Gilson,
somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
Para fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.
boa tarde.. comprei um ar condicionado split 60,000 btu da elgin o mesmo deu defeito no dia 8/11/2015 ea compra foi feita no dia: 25/11/2014… entrei em contado com a elgin ea mesma me disse que a garantia de 3 anos so e valida se for feita por uma empresa de instalação credenciada a ela…a instalação foi feita por uma empresa que possui CNPJ tudo direitinho..alguém pode me ajudar…
Olá charles,
todas as fabricantes se reservam no direito de só conceder a garantia estendida, maior do que 90 dias, para aparelhos instalados com profissional credenciado da marca. Pois a garantia legal, é só de 90 dias. Aqui explicamos melhor.
Agradecemos o seu contato.
Olá charles,
todas as fabricantes se reservam no direito de só conceder a garantia estendida, maior do que 90 dias, para aparelhos instalados com profissional credenciado da marca. Pois a garantia legal, é só de 90 dias. Aqui explicamos melhor.
Obrigado pelo contato.
A loja onde compramos não nos informou que a instalação deveria ser feita por credenciado da marca. Não somos obrigados a saber disso. Qual o procedimento a ser realizado agora que o produto deu defeito 9 meses após a compra?
Olá Patricia,
pois é dever da loja informar, mesmo que essa informação esteja no manual do usuário.
Obrigado pelo contato.
comprei um ac da springer, com menos de 90 dias deu defeito, não gela mais, o caro que instalou ( autonomo ) disse que era um defeito no condensador que teria que trocar e que eu procura-se a garantia, fiz isso e mandaram um tecnico fazer a visita, chegando la negaram a garantia dizendo que a tubulação estava com menos de 2mts por isso a instalação foi mau feita, falei com a springer novamente e me mandaram outra assistência, chegaram fizeram o atendimento retiraram a central do luga e iam leva porem esqueci de deixa a nf com minha mulher, me ligaram e eu passei por email, passaram 15 dias a pois não me deram satisfação ai eu liguei para springer novamente e me disseram que a assistencia tinha negado a garantia novamente, informando que a instalação estava irregular, não estava alinhada, a base foi posta errada, a tubulação esta errada, dessa vez condenaram tudo e eu fiquei na mão. conseguencia produto com defeito e fabrica e não querem dar a garantia o que eu posso fazer, posso recorrer a justiça?
Olá Celso,
aconselhamos sempre instalar com empresas autorizadas da marca para evitar esses transtornos. Pois o instalador vai alegar que o problema é de fábrica e a fabricante vai alegar que o problema foi na instalação. Infelizmente, não temos como ter certeza qual dos dois está certo. Verifique se a tubulação foi mesmo instalada com uma distância menor do que a indicada pela fabricante. Aqui explicamos melhor sobre as distâncias aconselhadas.
Aconselhamos que utilize o site Reclame Aqui para tentar resolver esse problema.
Obrigado pelo contato.
sou de goiania tenho unha enpresa prestadora de serviço mas nao sou credenciado o que que eu faço para me cadasta quero ser tecnico altorizado sansung ja tentei o que que eu faço estou precisando muito me ajude
Olá Wandeilsom,
para fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.
As normas de garantia aqui publicadas,se referem também a outros produtos que não ar condicionado?
Olá Raquel,
pode ser que algumas marcas tenham a mesma garantia para outros produtos, mas as informações que temos são para ar-condicionado.
Obrigado pelo contato.
Porque a maioria dos instaladores instala os condicionadores com a tubulação isolada juntas.. isto tem a ver com a garantia do produto.
Olá Celso,
sugerimos que participe do Fórum do Ar Condicionado, para conversar com profissionais técnicos sobre o assunto. Somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado, infelizmente não temos esse tipo de informação.
Obrigado pelo contato.
Bom dia, quero instalar split window e instalador credenciado disse que não era possível porque a caixa do ar condicionado está muito próximo da unidade interna e a tubulação deve ter entre 2 e 3 metros no mínimo e que não poderia imbutir a tubulação em forma de caracol dentro da caixa por não ter espaço suficiente. isso procede? obrigada
Olá Divaneide,
procede sim. Normalmente a distância mínima aconselhadas pelas fabricantes é de 2m. Veja aqui as distâncias mínimas e máximas aconselhadas pelas marcas.
Obrigado pelo contato.
Agradeço a atenção pela resposta, eu comprei este split window depois de ter visto um video do próprio fabricante (midea) onde a unidade evaporadora está bem ao lado da unidade condensadora na parte superior da parede e não mostra nenhuma tubulação enrolada ou que precisa de 2mts no minimo e foi o que me fez comprar este modelo e não posso instalar. É uma propaganda enganosa! Tudo que comprar a partir de agora pesquisarei em sites especializados como este que dão excelentes dicas.
A maquina do ar condicionado está com problema;assistência técnica constatou;a empresa tem obrigação de tirar e levar para arrumar .