Atualizado em 18/08/2021
Tire todas as suas dúvidas nesta publicação
O aparelho de climatização chegou e vem a dúvida: sou obrigado a instalar com uma empresa ou com um profissional do fabricante? A resposta é não. Pode escolher quem vai instalar o ar-condicionado, seja com um profissional autônomo ou credenciado da marca.
Porém, como em várias situações, cada perfil de instalador escolhido vai trazer diferentes possibilidades. Por esse motivo, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Instalar com profissional credenciado
Todos os fabricantes fornecem garantia legal de 90 dias a partir da emissão da nota fiscal do ar-condicionado. Se optar por um técnico credenciado, o período será estendido, sendo maior comparado ao concedido por lei.
Contudo, o tempo de ampliação varia conforme cada fabricante. Se decidiu instalar o ar-condicionado com credenciado, veja a duração da garantia das principais marcas nesta publicação.
Instalação com técnico autônomo
Se resolveu instalar o ar-condicionado com um profissional autônomo, a garantia será aquela estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Mesmo assim, existem algumas maneiras de manter um tempo maior de garantia para o seu equipamento.
Isso porque alguns técnicos oferecem garantia, pois emitem nota fiscal após o serviço. A cobertura geralmente envolve o procedimento feito, neste caso a instalação, e peças usadas, tais como canos, drenagem, fiação, entre outros.
Instalei com técnico autônomo e o equipamento apresenta defeitos
- Aparelho com problema durante os 90 dias da garantia legal
Chame o profissional para analisar seu ar-condicionado. Se o defeito for de instalação, ele irá proceder seguindo aquilo combinado na contratação do serviço. O fabricante ficará fora disso, pois o técnico não é credenciado.
Se for um problema de fabricação, entre em contato com a marca, que vai enviar um agente credenciado para confirmar se o defeito veio de fábrica. Confirmando a falha, a empresa deve consertar ou trocar o seu ar-condicionado.
- Se o defeito surgir 90 após a compra
Automaticamente está sem a garantia estendida do fabricante, pois fez com um profissional não autorizado. Logo, verifique se o técnico que fez o procedimento com nota fiscal oferece garantia.
Perguntas e respostas frequentes
Posso contratar uma empresa não credenciada para instalar meu ar condicionado?
Até pode. Mas atenção! Para que seja feita por uma não credenciada, priorize empresas que dão garantia com nota fiscal.
A instalação foi feita por empresa não credenciada que não forneceu nota fiscal. Deu problemas no equipamento. Posso acionar uma assistência técnica autorizada?
Sim. Ela deve realizar uma visita para analisar se o problema foi ocasionado pela instalação ou defeito de fabricação.
Observação: Se precisar chamar a marca, mas está sem a nota fiscal (garantia) da instalação, vai perder a garantia do produto e a assistência técnica credenciada poderá cobrar pelo serviço.
A assistência técnica autorizada se recusa a me atender dentro do prazo da garantia do produto porque a instalação não foi feita por uma empresa credenciada. O que fazer?
Se a empresa ou o instalador não credenciado garante que o produto veio com defeito de fábrica, a assistência autorizada precisa avaliar o ar-condicionado. Depois disso, poderá definir se a causa do problema é a instalação ou problema de fabricação.
Caso a empresa credenciada da marca se negue a fazer essa visita, procure o PROCON da sua região.
Agora, está pronto para decidir se vai instalar o ar-condicionado com credenciado ou profissional autônomo, sabendo quais são os seus direitos.
Redação WebArCondicionado
instalador técnico em elétrica, automatização de portas e portão automático, cerca elétrica , interfone, ligue 995433674 carloslouan
Boa noite. Devido a enxurrada de marcas que atuam vendendo no mercado e necessitando de técnicos para as instalações; como saber se determinada empresa é credenciada e outra pergunta; uma empresa pode ser credenciada de por exemplo 20x marcas diferentes. E a fábrica qual documento dispoe informando do credenciado?
Olá Franco,
sim, as empresas podem se credenciar a várias marcas. Mas como eles trabalham depende de cada marca. Aqui neste post você consegue ver quais empresas são autorizadas de cada fabricante.
Obrigado pelo contato.
Estou com a seguinte situação:
Após instalação meu Ar split da Eletrolux funcionou durante 6 meses e depois parou de gelar, fiz a instalação com um técnico não credenciado que não emitiu a nota, mas me deu garantia de um ano da instalação, pensando ser algo de instalação chamei o técnico novamente que a fez e o mesmo recolocou o gás e reavaliou a instalação comprovando que não havia defeito na mesma, contatei então a garantia do produto, mandaram uma empresa chamada Tec all que no primeiro atendimento o técnico deles veio e somente fez uma medição na voltagem do produto e informou que o mesmo seria retirado para que fosse feito o teste de vazamento nas duas partes do produto, até então tudo certo, na segunda visita que seria para retirada o técnico que veio fez também somente medições no aparelho e disse que o problema estava na instalação, porém não me passou laudo algum, nesta visita eu não estava presente, pois achei que seria somente uma retirada do produto e após esta visita a assistência queria me obrigar a pagar um orçamento para que fosse feito o reparo na instalação e não quis me informar qual era o problema da instalação, fiquei desconfiado da atitude e pedi uma nova avaliação do técnico com a minha presença e fui rudemente tratado pela assistência que disse pra eu ligar para fábrica. Entrando em contato com a fábrica depois de quase dois meses de telefonemas e e-mails consegui que a assistência retornasse e segundo os técnicos era preciso colocar o gás para fazer tal teste de vazamento e entendi que o procedimento padrão deles era que eu tinha que pagar a colocação de gás para que fosse feito o teste depois e se comprovado problema de vazamento eles consertariam, não sei se isso procede então vou ligar para a fábrica novamente para saber dessa cobrança e procedimento da assistência que não fez nenhum teste no aparelho somente mediram a voltagem e não me deram laudo nenhum sobre o produto.
Gostaria que me ajudassem nesse caso, acredito que a garantia do produto tem que ser aferida sem custo algum para mim como consumidor e que testes feitos pela assistência devam estar cobertos pela garantia do produto.
Olá Felipe,
a garantia do fabricante pode ser perdida quando a instalação é feita por um profissional não autorizado da marca. A não ser que esse profissional comprove com laudo que o aparelho veio com defeito de fábrica. Acredito que tenha ocorrido uma falha na instalação que deixou um pequeno furo, por onde o gás foi vazando aos poucos ao longo desses 6 meses de uso, talvez se fosse defeito de fábrica ele não teria funcionado 6 meses. Aconselho que compartilhe sua dúvida também no Fórum do Ar Condicionado, onde outros profissionais do setor poderão lhe dar suas opiniões.
Obrigado pelo contato.
E no caso de uma instalação feita por um instalador credenciado e for feita irregular isso anula minha garantia?
Olá Marcos,
nesse caso qualquer problema que der no aparelho por falha na instalação você não deverá perder a garantia.
Obrigado pelo contato.
Boa noite, gostaria de ter alguns esclarecimentos sobre garantia. Comprei um ar condicionado da marca Komeco, fiz a instalação com uma empresa autorizada, mas a manutenção foi feita por um profissional não autorizado, a garantia do produto é de 3 anos, contatei a empresa q fez a instalação(que é a autorizada em minha cidade) e eles ae recusam a vir fazer a manutenção pela garantia, você pode me ajudar a esclarecer se isso é legal?
Obrigada desde ja.
Olá Thalita.
Seu problema não ficou muito claro para nós, mas a garantia do fabricante cobre duas situações: problema de fábrica do produto e problema de instalação realizada por uma empresa autorizada. No momento em que uma empresa NÃO autorizada presta um serviço no seu aparelho e ocorre algum problema, então a unica garantia passa ser a de serviço prestado pela empresa não autorizada. Nesse caso o fabricante (e as autorizadas) entendem que o problema não compete mais a eles.
Fique à vontade para nos escrever novamente, se necessário.
Obrigado pelo contato!
olaaa gostaria de ser um aoto rizado pelo fabricante na minha cidade trabalho a 7 anos,com instalação manutenção e concerto de ar, minha firma e cadastrada no CREA RO e gosto muito tenho a minha esposa e 2 filho e 2 funcionário que trabalha comigo .
Olá Weberton,
Para fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.
foi feita uma instalação de um aparelho ar splitfoi cobrado por esse serviço,se o aparelho der defeito de fabrica,quem pagara pela substituição da peça a ser trocada.
Olá Emmanuel,
o correto é, se for comprovado que o defeito é de fábrica, a fabricante substituir gratuitamente.
Obrigado pelo contato.
Não necessariamente por um instalador autorizado deve ser feita a instalação. Isso é mais uma jogada dos fabricantes pra se livrarem da garantia obrigatória e beneficiarem somente os instaladores credenciados!
Olá Fernando,
nós aconselhamos sempre que a instalação seja feita por um profissional autorizado da marca justamente por isso, para que o consumidor não perca o direito à garantia.
Caso você tenha interesse, neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado. Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.
bom dia gostaria de instalar um ar split de 22000 com um tecnico da lg
Olá Marcelo,
acesse aqui as informações de contato da Assistência Técnica Autorizada da LG.
Obrigado pelo contato.
boa-noite , eu vanildo , instalador de condicionador de ar , comunico ao autorizador [ agente fabricante ] solicito autorizaçao do fabricante de ar-cond. para o devido serviço obrigado porfavor eu preciso desta autorizaçao.
Olá Vanildo,
somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
Para fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.