Atualizado em 18/08/2021
Tire todas as suas dúvidas nesta publicação
O aparelho de climatização chegou e vem a dúvida: sou obrigado a instalar com uma empresa ou com um profissional do fabricante? A resposta é não. Pode escolher quem vai instalar o ar-condicionado, seja com um profissional autônomo ou credenciado da marca.
Porém, como em várias situações, cada perfil de instalador escolhido vai trazer diferentes possibilidades. Por esse motivo, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Instalar com profissional credenciado
Todos os fabricantes fornecem garantia legal de 90 dias a partir da emissão da nota fiscal do ar-condicionado. Se optar por um técnico credenciado, o período será estendido, sendo maior comparado ao concedido por lei.
Contudo, o tempo de ampliação varia conforme cada fabricante. Se decidiu instalar o ar-condicionado com credenciado, veja a duração da garantia das principais marcas nesta publicação.
Instalação com técnico autônomo
Se resolveu instalar o ar-condicionado com um profissional autônomo, a garantia será aquela estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Mesmo assim, existem algumas maneiras de manter um tempo maior de garantia para o seu equipamento.
Isso porque alguns técnicos oferecem garantia, pois emitem nota fiscal após o serviço. A cobertura geralmente envolve o procedimento feito, neste caso a instalação, e peças usadas, tais como canos, drenagem, fiação, entre outros.
Instalei com técnico autônomo e o equipamento apresenta defeitos
- Aparelho com problema durante os 90 dias da garantia legal
Chame o profissional para analisar seu ar-condicionado. Se o defeito for de instalação, ele irá proceder seguindo aquilo combinado na contratação do serviço. O fabricante ficará fora disso, pois o técnico não é credenciado.
Se for um problema de fabricação, entre em contato com a marca, que vai enviar um agente credenciado para confirmar se o defeito veio de fábrica. Confirmando a falha, a empresa deve consertar ou trocar o seu ar-condicionado.
- Se o defeito surgir 90 após a compra
Automaticamente está sem a garantia estendida do fabricante, pois fez com um profissional não autorizado. Logo, verifique se o técnico que fez o procedimento com nota fiscal oferece garantia.
Perguntas e respostas frequentes
Posso contratar uma empresa não credenciada para instalar meu ar condicionado?
Até pode. Mas atenção! Para que seja feita por uma não credenciada, priorize empresas que dão garantia com nota fiscal.
A instalação foi feita por empresa não credenciada que não forneceu nota fiscal. Deu problemas no equipamento. Posso acionar uma assistência técnica autorizada?
Sim. Ela deve realizar uma visita para analisar se o problema foi ocasionado pela instalação ou defeito de fabricação.
Observação: Se precisar chamar a marca, mas está sem a nota fiscal (garantia) da instalação, vai perder a garantia do produto e a assistência técnica credenciada poderá cobrar pelo serviço.
A assistência técnica autorizada se recusa a me atender dentro do prazo da garantia do produto porque a instalação não foi feita por uma empresa credenciada. O que fazer?
Se a empresa ou o instalador não credenciado garante que o produto veio com defeito de fábrica, a assistência autorizada precisa avaliar o ar-condicionado. Depois disso, poderá definir se a causa do problema é a instalação ou problema de fabricação.
Caso a empresa credenciada da marca se negue a fazer essa visita, procure o PROCON da sua região.
Agora, está pronto para decidir se vai instalar o ar-condicionado com credenciado ou profissional autônomo, sabendo quais são os seus direitos.
Redação WebArCondicionado
Pessoal tomem cuidado com as autorizadas pois eles não costumam esvaziar o sistema colocar a metragem mínima de tubulação conforme especificações do fabricante e por fim nunca vi eles fazerem as medições finais nescessárias para um bom funcionamento ( pressão de trabalho x temperatura SUV etc)
E por fim quando precisar chamar a autorizada eles só vão chegar se a instalação foi bem feita provavelmente não irão pedir documentos de quem instalou
Muito triste todos querendo levar vantagem
Bom dia! O instalador foi a minha residência instalar um ar condicionado ao finalizar ouve um estouro onde fiquei sem energia, ele foi verificar e viu que a fiação era muito fraca! Nesse caso ele deveria ter visto antes de instalar ou não?
Olá, Willian.
Verificar a fiação é um dos requisitos do trabalho do técnico, então ele deveria ter observado isso sim.
Boa Tarde
na nossa empresa compramos 4 maquinas da marca elgin de 80 mil btus, realizamos a instalação de todas com a empresa credenciada na nossa cidade.
deste la todas as 4 maquinas deram problemas, exemplo hoje (19/01/2018) duas estão com problema no compressor e não estão ligando e as outras duas estão congelando o retorno.
as maquinas foram compradas no mês 06/2017 e instaladas no mês 10,11 de 2017, desde então estamos em contato com a empresas credenciada que fez a instalação e não estamos conseguindo com que eles resolvam o problema, falam que vão vir ver, mas nunca aparecem, pergunto o que fazer nestes casos.
Olá, Laercio.
Todos os fabricantes fornecem em todos os aparelhos de ar-condicionado a garantia legal, que compreende 90 dias a partir do momento da emissão da nota fiscal. Se a instalação for feita com um agente credenciado, como foi o seu caso, esta garantida poderá ser estendida por um período maior que o concedido por lei. Mas esse tempo de ampliação de garantia varia conforme cada fabricante.
Se a empresa que instalou está enrolando, antes de reclamar na justiça você precisa verificar se realmente o problema não pode ser de fábrica. Se o instalador provar que o problema veio de fábrica, pode ser que você consiga reaver a garantia perdida. De qualquer forma, é preciso haver uma resposta da empresa que vocês não estão conseguindo contato para poder proceder.
sim e no caso se nao for autonomo e tem cnai para instalação de ar, como poderia manter essa conversa de ter que ser credenciado com tanta empresa de ar e de instaladores profissionais no mercado, e muitas credenciadas mandam qualquer um la instalar sem formação.
Acho que essa de crednciada e pra fugir da garantaia e ludibriar o cliente de 90 dias, porque entao liberar cnpjs a empresas de ar condicionado e cobrar imposto pelos serviços sendo que montadoras nao liberam para instalar, eu por exemplo com 7 funcionarios nao posso mais instalar ar so porque noa tem garantia?
ridiculo esse sistema
Olá, comprei um ar condiconado split da electrolux e necessito uma empresa credenciada para a instalação na zona norte de Porto Alegre/RS. Como faço para achar uma empresa credenciada electrolux? E como poderia verificar a credibilidade da empresa ou avaliações por consumidores?
Jaim exija na hora da instalação o tecnico que for instalar mostrar a credencial, porque empresas credenciadas mandam qualquer um instalar e depois da problema pela falta de conhecimento….
Olá Jaim,
aqui neste post nós mostramos como contatar a Electrolux e como encontrar uma assistência próxima de você.
Obrigado pelo contato.
Já solicitei a visita técnica e comprovou que é defeito do fabricante, nesse caso perco a garantia do fabricante?
Olá Daniele,
aconselhamos que fale diretamente com o fabricante, depende do laudo e quem emitiu.
Obrigado pelo contato.
gostei demais do material aqui exposto , parabéns.tirou minhas dúvidas . tudo é mesmo questão de educação.
Que bom que gostou Antonio, ficamos muito contentes com o seu contato.
Boa noite. Comprei um inverter em maio do ano passado, e hoje ele não armou, permanecendo apenas na ventilação. Liguei para a central da samsung e me informaram que eu teria perdido a garantia por não ter feito manuntenção dentro de 4 meses. Isso procede? Liguei o ar-condicionado a noite e ele voltou a armar e está gelando, mas queria uma visita do técnico para avaliar o problema antes de completar 1 ano.
Olá Elias,
não temo informação sobre isso, se a instalação foi feita com uma empresa autorizada da marca, não deveria ter perdido a garantia. Aconselhamos que chame o profissional que instalou o aparelho para verificar.
Obrigado pelo contato.
Essa história de instalador credenciado é apenas uma forma de venda casada. Quando você precisa acionar a garantia, fica um jogando no outro. E por fim, o instalador só quer te vender o gás refrigerante, alegando que a substituição do mesmo não entra na garantia. Estou tendo que entrar na justiça por causa disso. Meu split perdeu o gás em menos de um ano após a instalação. Acionei a garantia, vieram ver o aparelho, colocaram o gás e agora querem que eu pague quase R$ 500,00 de gás e serviço.
Olá Stefano,
seu aparelho foi instalado por um técnico credenciado da marca, houve vazamento de gás e mesmo assim a fabricante não cobriu o serviço e a reposição do gás?
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Comprei 2 ar condicionados, a instalação foi feita por uma empresa não credenciada, 1 ar ficou perfeito, e o outro na mesma hora que ligamos, ele começou a fazer muito barulho, e o técnico disse que era defeito de fabricação, entramos em contato com a assistência técnica do fabricante, que disse que caso não fosse constatado nenhum defeito de fábrica que eles cobrariam 1800,00 reais por dia pela visitação, mesmo eu tendo a nota fiscal e estando dentro dos 90 dia de prazo legal, isso procede?
Olá Livia,
sim, como não foi instalado por uma empresa autorizada da marca, o fabricante só cobre defeito de fábrica. Se o problema foi na instalação, é o instalador que deve lhe oferecer garantia de instalação. Porém, achamos esse valor muito alto. Aconselhamos pesquisar melhor. Veja aqui como contatar as autorizadas, os posts estão separados por marca.
Obrigado pelo contato.