Atualizado em 18/08/2021
Tire todas as suas dúvidas nesta publicação
O aparelho de climatização chegou e vem a dúvida: sou obrigado a instalar com uma empresa ou com um profissional do fabricante? A resposta é não. Pode escolher quem vai instalar o ar-condicionado, seja com um profissional autônomo ou credenciado da marca.
Porém, como em várias situações, cada perfil de instalador escolhido vai trazer diferentes possibilidades. Por esse motivo, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Instalar com profissional credenciado
Todos os fabricantes fornecem garantia legal de 90 dias a partir da emissão da nota fiscal do ar-condicionado. Se optar por um técnico credenciado, o período será estendido, sendo maior comparado ao concedido por lei.
Contudo, o tempo de ampliação varia conforme cada fabricante. Se decidiu instalar o ar-condicionado com credenciado, veja a duração da garantia das principais marcas nesta publicação.
Instalação com técnico autônomo
Se resolveu instalar o ar-condicionado com um profissional autônomo, a garantia será aquela estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Mesmo assim, existem algumas maneiras de manter um tempo maior de garantia para o seu equipamento.
Isso porque alguns técnicos oferecem garantia, pois emitem nota fiscal após o serviço. A cobertura geralmente envolve o procedimento feito, neste caso a instalação, e peças usadas, tais como canos, drenagem, fiação, entre outros.
Instalei com técnico autônomo e o equipamento apresenta defeitos
- Aparelho com problema durante os 90 dias da garantia legal
Chame o profissional para analisar seu ar-condicionado. Se o defeito for de instalação, ele irá proceder seguindo aquilo combinado na contratação do serviço. O fabricante ficará fora disso, pois o técnico não é credenciado.
Se for um problema de fabricação, entre em contato com a marca, que vai enviar um agente credenciado para confirmar se o defeito veio de fábrica. Confirmando a falha, a empresa deve consertar ou trocar o seu ar-condicionado.
- Se o defeito surgir 90 após a compra
Automaticamente está sem a garantia estendida do fabricante, pois fez com um profissional não autorizado. Logo, verifique se o técnico que fez o procedimento com nota fiscal oferece garantia.
Perguntas e respostas frequentes
Posso contratar uma empresa não credenciada para instalar meu ar condicionado?
Até pode. Mas atenção! Para que seja feita por uma não credenciada, priorize empresas que dão garantia com nota fiscal.
A instalação foi feita por empresa não credenciada que não forneceu nota fiscal. Deu problemas no equipamento. Posso acionar uma assistência técnica autorizada?
Sim. Ela deve realizar uma visita para analisar se o problema foi ocasionado pela instalação ou defeito de fabricação.
Observação: Se precisar chamar a marca, mas está sem a nota fiscal (garantia) da instalação, vai perder a garantia do produto e a assistência técnica credenciada poderá cobrar pelo serviço.
A assistência técnica autorizada se recusa a me atender dentro do prazo da garantia do produto porque a instalação não foi feita por uma empresa credenciada. O que fazer?
Se a empresa ou o instalador não credenciado garante que o produto veio com defeito de fábrica, a assistência autorizada precisa avaliar o ar-condicionado. Depois disso, poderá definir se a causa do problema é a instalação ou problema de fabricação.
Caso a empresa credenciada da marca se negue a fazer essa visita, procure o PROCON da sua região.
Agora, está pronto para decidir se vai instalar o ar-condicionado com credenciado ou profissional autônomo, sabendo quais são os seus direitos.
Redação WebArCondicionado
Quem tem que desinstalar o arcondicionado para que troca a peça danificada e instalar de novo? É o consumidor ou técnico da assistência?
Olá, Alina.
Todo o manuseio do produto deve ser feito pelo profissional técnico, incluindo a desinstalação se for preciso.
Tive o mesmo problema do amigo aqui abaixo. Ar condicionado LG Dual Inverter com 8 meses de uso apresentou erro CH 10. Será que a garantia pode ser acionada nesse caso? Pois já verifiquei que isso é um erro recorrente da linha e possivelmente é atrelado a problema de fabricação. Minha instalação foi feita por terceiros que me deu 3 meses de garantia.
Olá Givanildo,
Sua dúvida é bastante técnica e infelizmente no momento não temos este tipo de informação.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros ou profissionais técnicos poderão lhe ajudar de forma mais adequada.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
A equipe do WebArCondicionado agradece o seu contato.
Bom
Instalei um split dual inverser da lg em meu apartamento e agora parou de funcionar acusando o erro CH10 (ventilador externo travado). Mas moro no terceiro andar e o instalador foi de rapel e me deu 1 ano de garantia. O problema é que a autorizada não quer ir ver porque não trabalha com rapel e quem instalou diz não ser problema na instalação e quer cobrar uma visita.
O que devo fazer? Perco a garantia do produto por não ter acesso fácil?
Olá, Douglas.
O instalador é credenciado da marca ou não é?
bom dia o meu cliente me indagou se um compressor novo que nunca foi usado a garantia se estende apenas por 3 meses se não
o fazem isso por saber que são peças que o próprio fabricante não tem controle de qualidade?
O cliente comprou um sistema de climatização comigo que tem da fábrica a cobertura de 01 ano pra peças e componentes, só que não fez a instalação com o meu técnico, ele fez por conta própria 06 meses após a compra, agora após instalar um dos componentes apresentou supostamente um defeito e o cliente se recusa a arcar com os custos da visita técnica para avaliação do defeito.
Como proceder ?
Como eu faço para ser credenciado pelas marcas? eu tenho que pagar algo para isso? e se eu não for credenciado eu sou obrigado a dar 90 dias de garantia dos meus serviços para o cliente?
Olá, JCE.
Aqui você encontra todas as informações para saber como se tornar autorizada. Como cada marca conta com um processo, sugiro que busque ali pelas suas preferências.
Qualquer dúvida, ficamos à disposição.
Olá boa noite, o instalador credenciado, cobrará pela instalação?
Olá, Cleber, tudo bem?
Sim, esse é o trabalho da pessoa.
Bom dia! Sou consultor de vendas de uma loja, vendi um ar condicionado onde o fabricante não exige que o cliente faça a instalação somente com a autorizada desde que siga os padrões de instalação corretamente. No entanto, o ar condicionado chegou na casa do cliente com a condensadora com defeito (vazamento) e o cliente dentro dos 7 dias de troca, a gerência fez uma briga com o cliente alegando que eu (vendedor) indiquei alguem que não era da autorizada para fazer instalação pro tal cliente e que precisa de um laudo (somente de uma assistência técnica autorizada) para trocar a condensadora. Resumindo, trocaram a condensadora pois o cliente ameaçou processar a empresa e agora eles querem que eu pague o ar condicionado (que já foi trocado) ou dê o meu jeito pra conseguir o laudo. Não sei mais o que fazer pois o cara da assistência técnica que diagnosticou o problema, não me atende e não sei o endereço pra ir até lá atrás deles.
Olá, Thaiana, tudo bem?
Todas as fabricantes são obrigadas a cumprir os 90 dias de garantia independente de quem instalou. Podem, claro, oferecer garantia a mais se a instalação for feita por um profissional autorizado. Logo, se você indicou ou não um técnico autorizado, ele tendo ou não instalado o ar-condicionado, o cliente está dentro do direito legal dele de pedir pela troca, e a loja deve fornecer e conversar diretamente com a fabricante sobre isso. Nesse esquema todo você é apenas uma funcionária, uma vendedora. Se você forneceu as informações legais e corretas ao cliente, a loja não pode te cobrar nada. Aconselhamos que, se for o caso, você procure por aconselhamento legal imediatamente.
Olá.
Sou autônomo, mas tenho empresa registrado.
Instalei 04 equipamentos para um cliente, porém um veio com o compressor estragada.
Obs. Instalei 01 dia apos a chegada dos equipamentos.
Solicitamos a vinda da autorizada para as devidas avaliações do equipamento. Onde o mesmo constatou o defeito. Concedeu o motor como garantia, porem quer cobrar 500,00 de mão de obra e gás por que não foram eles que instalaram.
Minha pergunta. Por estar dentro da garantia a autorizada pode cobrar, sendo que o produto veio com defeito?