Atualizado em 26/01/2022
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito legal a 90 dias de cobertura
Os aparelhos de ar-condicionado possuem uma proteção contra defeitos chamada de garantia de fabricação. A duração costuma variar em cada fabricante e quando a instalação é feita com empresa credenciada.
Logo abaixo criamos uma tabela com o tempo de garantia dos aparelhos de ar-condicionado split de algumas marcas. Em contato com as fabricantes, a maioria informa que o período de cobertura é estendido quando a instalação é realizada por profissional autorizado.
As marcas Consul, Daikin, Electrolux, LG e Samsung informam que a garantia é a mesma, independente do credenciamento do técnico, sendo necessário seguir as orientações do manual de instalação do ar-condicionado.
Vale destacar que a garantia pode ser anulada se for identificada pela fabricante um erro na instalação do equipamento de climatização. Lembre-se que existem duas garantias distintas: a de fábrica (produto) e a de instalação.
Para saber mais sobre as garantias, acesse nossa matéria: Instalar Ar-Condicionado com Credenciado.
Priorize Instalar com Empresa Qualificada
O ar-condicionado é um produto em constante evolução e exige instalação cuidadosa. Indicamos que faça a instalação com empresas qualificadas e que ofereçam garantias dos serviços prestados.
Um exemplo de empresa especializada em instalar aparelhos de climatização é a Agyx. Com atendimento em todo o Brasil, a plataforma de soluções reúne a melhor equipe de técnicos do mercado.
A Agyx trabalha com instalação de ar-condicionado Janela, Split Hi Wall, Piso Teto, Cassete, Multi Split e Cortina de Ar. Ficou interessado em conhecer mais sobre os serviços da empresa? Basta entrar na loja online e selecionar o produto.
No espaço ainda poderá comprar a instalação que melhor atende sua necessidade.
Tabela de Garantia
O que é Venda Casada?
Conforme explica o site DireitoNet, venda casada é a prática comercial em que o fornecedor condiciona a comercialização de um produto ou serviço à aquisição de outro. O Código de Defesa do Consumidor determina que a venda casada é ilegal no Brasil.
Garantia Legal e Garantia Contratual
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito à garantia legal de 90 dias:
“Imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da emissão da nota fiscal do produto ou do serviço”.
Após os três meses da cobertura obrigatória, o fabricante é que vai determinar o tempo adicional (veja na tabela acima) e os termos da garantia contratual.
Logo, a prática não é considerada venda casada, mas sim uma orientação de serviços de instalação e manutenção dadas ao consumidor, que deve ficar atento aos itens contidos na garantia contratual, que geralmente vem anexada ao manual do usuário.
Veja o que diz o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor:
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Se você se sentiu lesado, sugerimos que entre em contato com o Procon da sua cidade e abra um registro. Agora você sabe como funciona a garantia do ar-condicionado e o período de cobertura de cada fabricante.
Redação WebArCondicionado
olá, comprei um ar samsung inverter digital dois dias atrás. Instalei com técnico não credenciado, porém com referencias e me deu nota de prestação de serviço.
O ar, pelas suas características não pode parar de funcionar, ele deveria simplesmente estabilizar-se. Fui nas casas Bahia onde comprei o produto para requerer a troca do aparelho, porém não aceitaram. Quiseram me encaminhar para falar com técnico da autorizada.Estou dentro do prazo de 3 dias úteis , então eu posso exigir a troca? de quem devo exigi-la?
Olá Lorraine,
é a própria loja nesse caso. Mas algumas marcas tiram a garantia, se não for instalado com autorizada.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde!
Somos o Serviço Autorizado Electrolux em Caxias do Sul – RS.
Faça a instalação do seu Ar Condicionado Electrolux conosco e garanta seus três anos de garantia!
Para mais informações, ligue: (54)3027-3322 / (54)3027-4080.
Atendemos Caxias do Sul e região.
Olá,
cadastre sua empresa na nossa busca por instaladores e assistências técnicas autorizadas, onde temos cerca de 80 mil visitas mensais. O cadastro é gratuito. Clique aqui e veja como é fácil.
Agradecemos o seu contato.
Ola bom dia meu ar condicionado split queimou devido uma sobre carga de energia,chamei uma empresa e o tecnico falou que queimou tudo que so outro split ,mais eu nao tem condicoes porque comprei o ar e a instalação em dez vezes no cartao,entao eu pedi um laudo para a empresa ,falando que era devido um sobre carga de energia,para que eu possa entrar contra a empresaque fornece energia ,mais ate agora elas nao mandaram o laudo.sera que algum poderia mandar o laudo pra mim .por favor algum me ajuda .
Olá,
não temos esse laudo. Aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos seu contato.
ola queria saber se sou obrigado a instalar con quem eu comprei pq aq na cidadeonde eu moro uma loja falou que sou obrigado a instalar com eles ,mais sendo assim a pernanbucanas , magazine , jmafuz nao tem garantia ? porque nao são eles que instalão ?
Olá Luciano,
o ideal é fazer a instalação com um profissional credenciado da marca do seu aparelho, pois assim você terá a garantia estendida.
Obrigado pelo contato.
Cara, essa orientação não procede…
Bom dia, comprei um Split Samsung 9 000 Inverter pela internet nas lojas Colombo, com nota emitida em 18/01/2014. A instalação foi feita por instalador NÃO autorizado. No dia da instalação, foi feito o teste e funcionou normalmente, no entanto após 2 semanas tentamos utilizar o ar, que não resfria. Enfim, chamamos o instalador, ele testou tudo e ao abrir a evaporadora, descobriu que a serpentina está toda torta e suja, com aparência de uma aparelho velho e usado. Inclusive identificou 1 furo, onde está vazando gás. Baseada nos relatos deste blog, de que a garantia é de 90 no caso de NÃO autorizada, entrei em contato com a Samsung para acionar a garantia e ao informar que não havia instado com rede autorizada, não quiseram nem me ouvir, ou seja, não consegui nem uma visita técnica, sendo que ainda estou dentro do prazo de 90 dias. Fui super mal atendida.
Por favor, o que devo fazer???? Os modelos Inverter são bem mais caros que os outros….estou apavorada, vou perder quase 2 mil reais.
Por favor me ajude, obrigada.
Você tem que acionar a assistência técnica autorizada da marca, e mesmo assim
tira xerox de toda a documentação da compra, tira foto da serpentina
e dos defeitos que foram constatados na evaporadora e abra uma ocorrência no
procon da sua cidade.
Como você disse que o aparelho que foi entregue, tem aparência de usado, e o certo é
a solicitação da troca do aparelho.
Olá Claudia,
a garantia legal que está no código do consumidor é de 90 dias. A fabricante só pode cancelar essa garantia se comprovar que quem danificou o aparelho foi o instalador não autorizado. Entre em contato com eles novamente antes de completar os 90 dias e utilize ferramentas como o “Reclame Aqui” para relatar o ocorrido.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Olá, comprei um ar condicionado split da marca philco no mês 07 e só fui instalar agora no mês 11. A instalação foi feita por um não-autorizado porém em menos de 1 mês de funcionamento o ar condicionado deu problema, o compressor não liga o técnico que instalou disse o motor travou e que eu teria que acionar a garantia.Porem a empresa associada a philco da minha cidade disse que não teria garantia por ter passado de 3 meses após a emissão da nota. Realmente eu perdi a garantia do ar? Obrigado
Olá Lucas,
quando a instalação é feita com uma empresa não autorizada da marca, você só tem a garantia legal de 3 meses.
Obrigado pelo contato.
Caro Lucas, seu ar condicionado mesmo sendo instalado por alguém “supostamente não credenciado” não significa a perda da garantia. Essa prática é abusiva e considerada venda casada. Você terá 90 dias a contar da data da aparição do problema, pois trata-se de um vício oculto e você não saberia da existência dele. Procure melhor orientação no procon de sua cidade. abraço!!
ola veja tamanho o absurdo , compramos um ar spli18000 na cassol av eduardo prado porto alegre ,e pedimos a instalaçao do aparelho para uma empresa nao autorizada da philco , o instalador logo percebeu que o produto nao era compativel um com o outro condensadora / evaporadora , condensadora quente e fria , evaporadora fria , fomos ate a loja e nao quiseram trocar o produto sendo que para isto teria que ter um laudo de um tecnico autorizado constatando o defeito de fabrica , E mesmo assim o gerente da loja que ja tinha o conhecimento do fato devido a outros clientes ja terem reclamado ele disse para nos tomarmos nossas providencias. Nos resta irmos a delegacia DECOM para prestarmos queixa .
sou instalador de ar condicionado trabalho com nota fiscal fiz o curso no senai 4 messes de curso ja estou instalando uns 3 meses ate agora tudo certo mais eu quero saber se venda casada e crime e com nota quantos anos o aparelho tem de garantia nao sendo credenciado
Olá Fabiano.
Acima consta a tabela exata de cada fabricante quanto a garantia. Venda casada é crime sim, mas neste caso não se caracteriza como tal.
Obrigado pelo contato.
ola gostaria de tirar uma duvida devido a uma situacao relacionada a este assunto
comprei um ar split 9000btu da marca midea na loja dufrio em porto alegre, em outubro de 2013 e fiz uma instalacao nao credenciada so que estamos em marco de 2014 e hoje o ar apresentou problemas e o meu instalador constatou que o problema é um vazamento no compressor do split sendo que o problema é na fabricacao do aparelho, no dia seguinte ou seja hoje entrei em contato com a loja vendedora do aparelho e eles me mandaram para a assistencia tecnica, falando com o atendente ele me disse que mesmo sendo um problema no compressor ou seja defeito de fabrica eu perco a garantia de 1 ano sendo ela reduzida para 3 meses … gostaria de saber de voces se isso esta certo por que eu nao sei o que fazer e me sinto lesado por causa desta situacao!!
Oi luis estou passando a mesma situação que vc, comprei um condicionador de ar em janeiro de 2014,um mes depois ele estava totalmente sem gas,o tecnico veio aqui que nao era credenciado e fez a regarga do gas ,so que ele ja esta sem gas novamente.O que vc fez mo que devo fazer por favor.e de uma ajuda n
lUIS ESTOU COM O MESMO PROBLEMA QUE V
Olá Luis.
Infelizmente, é exatamente isso. Por isso a importância de instalar o aparelho com uma empresa credenciada da marca. Neste texto acima tem a tabela, de acordo com cada marca, nela você pode observar as regras da marca de seu aparelho.
Obrigado pelo contato.
BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER QUE PROCEDIMENTO DEVO FAZER PARA ME TORNAR UM AGENTE INSTALADOR DE CENTRAL DE AR. DEPENDENDO DE MARCA
Olá Rosivaldo.
Para fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.