Atualizado em 26/01/2022
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito legal a 90 dias de cobertura
Os aparelhos de ar-condicionado possuem uma proteção contra defeitos chamada de garantia de fabricação. A duração costuma variar em cada fabricante e quando a instalação é feita com empresa credenciada.
Logo abaixo criamos uma tabela com o tempo de garantia dos aparelhos de ar-condicionado split de algumas marcas. Em contato com as fabricantes, a maioria informa que o período de cobertura é estendido quando a instalação é realizada por profissional autorizado.
As marcas Consul, Daikin, Electrolux, LG e Samsung informam que a garantia é a mesma, independente do credenciamento do técnico, sendo necessário seguir as orientações do manual de instalação do ar-condicionado.
Vale destacar que a garantia pode ser anulada se for identificada pela fabricante um erro na instalação do equipamento de climatização. Lembre-se que existem duas garantias distintas: a de fábrica (produto) e a de instalação.
Para saber mais sobre as garantias, acesse nossa matéria: Instalar Ar-Condicionado com Credenciado.
Priorize Instalar com Empresa Qualificada
O ar-condicionado é um produto em constante evolução e exige instalação cuidadosa. Indicamos que faça a instalação com empresas qualificadas e que ofereçam garantias dos serviços prestados.
Um exemplo de empresa especializada em instalar aparelhos de climatização é a Agyx. Com atendimento em todo o Brasil, a plataforma de soluções reúne a melhor equipe de técnicos do mercado.
A Agyx trabalha com instalação de ar-condicionado Janela, Split Hi Wall, Piso Teto, Cassete, Multi Split e Cortina de Ar. Ficou interessado em conhecer mais sobre os serviços da empresa? Basta entrar na loja online e selecionar o produto.
No espaço ainda poderá comprar a instalação que melhor atende sua necessidade.
Tabela de Garantia
O que é Venda Casada?
Conforme explica o site DireitoNet, venda casada é a prática comercial em que o fornecedor condiciona a comercialização de um produto ou serviço à aquisição de outro. O Código de Defesa do Consumidor determina que a venda casada é ilegal no Brasil.
Garantia Legal e Garantia Contratual
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito à garantia legal de 90 dias:
“Imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da emissão da nota fiscal do produto ou do serviço”.
Após os três meses da cobertura obrigatória, o fabricante é que vai determinar o tempo adicional (veja na tabela acima) e os termos da garantia contratual.
Logo, a prática não é considerada venda casada, mas sim uma orientação de serviços de instalação e manutenção dadas ao consumidor, que deve ficar atento aos itens contidos na garantia contratual, que geralmente vem anexada ao manual do usuário.
Veja o que diz o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor:
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Se você se sentiu lesado, sugerimos que entre em contato com o Procon da sua cidade e abra um registro. Agora você sabe como funciona a garantia do ar-condicionado e o período de cobertura de cada fabricante.
Redação WebArCondicionado
Sua pagina é maravilhosa, parabéns por nos ajudar com todas essas informações. Gostaria aqui de relatar meu problema, depois de tanto pesquisar decidi comprar um ar condicionado Electrolux eco turbo 12 btu, fiz tudo de praxe como manda o manual, instalei pela autorizada e para minha surpresa no mesmo dia de instado verifiquei que o aparelho chegou com placa queimada, entrei em contato com a loja e o fabricante e os mesmo mandaram eu ir pra garantia, pois bem assim eu fiz e eles trocaram a placa queimada e colocaram outra, desde então esse ar aparentemente estava funcionando perfeitamente, um aparelho que só é ligado a noite pra hora de dormir, com menos de 1 ano o ar literalmente não resfria mais para minha surpresa o gás acabou, depois de inúmeras tentativa com autorizada ninguém apareceu para pegar o aparelho para assistência técnica ou seja terei que entrar com uma ação na justiça conta o fabricante. Ou seja pesquisei, me informei, fiz o que mandaram e no final fiquei no prejuízo. Agora começar a pesquisar outra marca e ver se tenho mais sorte.
Comprei um ar Eletrolux já foi para o autoriza voltou do de 14 dias deu outro defeito em fim ar condicionado da Eletrolux não presta .. vou entra com uma ação judicial contra a Marca e a autorizada . Tb já contratei uma advogada todas as conversas foram gravadas … Ao invés de troca o aparelho fica neste vai e vem da autorizada …
Olá Thiago,
esperamos que dê tudo certo, é dever da fabricante resolver isso.
Agradecemos o seu contato e por compartilhar conosco sua experiência.
Olhem essa, comprei um ar condicionado 12000btus marca Philco, mandei instalar por um terceiro,foi instaldo,pageui tudo ok, logo em seguida apresentou vicio de fabrica, acionei a assistência técnica da Philco, vieram viram o problema do compressor, pediram para fábrica um novo, sóq eu querem que eu retire o ar condicionado(esta no segundo andar),paraque levem e arrumem e depoiseu coloque no lugar..Tem cabimento isso? Uma vez que já arquei comos custos de instalação e o problemaesta é no produto..
Boa noite sou assistente autorizado da Philco vcs prescisam saber diferenciar nossos serviços prestados para a fabrica da nossa mao de obra o técnico nao recusou de consertar mas nao e nossa obrigaçao subi em escada em certas alturas tira maquina leva enbora conserta depois trazer instalar nossa nos ganhamos mizerias das fabricas pelo certo quem instalou deve da a garantia mesmo q a culpa nao seja dele desistalando depois instalando
Boa tarde!
comprei um ar condicionado de janela da springer nas casas bahias no dia 15/10/2015. foi entregue no dia 27/10/2015 e o aparelho veio amassado, solicitei a troca na loja e a mesma foi feita no dia 04/11/2015.
Acontece que instalei o ar (não foi chamado técnico autorizado) funcionou perfeitamente. porém no mês de dezembro não constatei alteração pois estava de férias e quase não parava em casa e depois viajei. retornando da viajem percebi que o aparelho não refrigerava mais, apenas ventilada. liguei pra carrier e o mesmo informou que o parelho estava sem gás e não quis o conserto. fui até a loja com a intensão de troca-lo. porém eles me informaram que era defeito de fabrica e é o fabricante que precisa trocar.. e agora, como procedo??
Olá Indaia,
como você mesmo disse, o aparelho chegou a funcionar perfeitamente, então descartamos a ideia de que seja defeito de fábrica. O que acontece muitas vezes é algum pequeno erro na instalação, daí o aparelho fica com um pequeno vazamento de gás que não é percebido de imediato, ele vai escapando aos poucos até acabar. Aconselhamos que chame um profissional qualificado pra consertar, mas nesse caso, acredito que você não consiga a garantia da fabricante, pois não foi instalado com técnico autorizado da marca e já passou os 3 meses de garantia legal. Mas você pode tentar com que o profissional que fez a instalação reveja o seu aparelho, pois ele deve lhe oferecer garantia de instalação.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde, lamento informar que a instalação de ar condicionado da Philco sendo instalada por pessoal credenciado é de 1 ano e por pessoas não credenciado é de apenas 90 dias, isto eu descobri quando um aparelho teve vazamento em uma das emendas da tubulação interna da condensadora. Entrei em contato com a Philco que direcionou para a Britânia ao qual fui informado desta grande garantia. Ótima página parabéns!! Obrigado.
Obrigado pelo contato Jonas.
Tenho uma unidade Condensadora 30K FR, Cód Produto 38KCCA03 + Evaporadora Built In DX 30K.
Há 5 dias atrás começou a pingar agua pela entrada de AR na sala.
Que tipo de problema é este ? Problema do Sistema De Ar condicionado ? Problema de instalação ? Problema operacional ?
Aguardo urgente uma resposta.
Lucas Nery de Morais
Salvador, 13 de Janeiro de 2016 ás 23:26 hs
Olá Lucas,
pode ser falha no sensor de degelo, filtro sujo demais, alta umidade no ambiente ou dreno obstruído ou inclinado. Se precisar de indicação de profissionais técnicos acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
boa noite, comprei um ar condicionado split electrolux 12 mill btus,q n gelou nd .o técnico da autorizada -pois acionei a garantia- disse q foi instalação incorreta que refazendo a instalaçao ficaria bom,listando assim os defeitos, mas não os escreveu pra mim na nota. o instalador voltou mudou o local e aumentou a mangueira conforme o indicado pelo outro,- reclamando q seu serviço estava correto antes-, e viu q uma das indicações de erro na verdade é de fabrica , uma mangueiera que vem no produto já . um poe defeito no que o outro fala e só. liguei novamente na autorizada que me enviou uma copia da ordem de serviço apenas informando o cancelamento da garantia. Ainda estou dentro dos 90 dias da compra, n é obrigatório q o conserto seja coberto pela garantia independente de quem instalou? e se fosse só a instalaçao como indicaram,já que ate me passar um outro orçamento (cujo preço é maior que o produto adquirido ) para refazer o fizeram, não teria que estar funcionando? obrigadx
Olá Naiara,
a garantia é contra defeito de fábrica e não cobre instalação feita por profissional não autorizado da marca. E essa informação geralmente consta no manual do usuário. Acredito que para que a garantia cubra o problema, o instalador precise provar que o erro não foi dele. Sempre aconselhamos aos leitores que a instalação seja feita por uma empresa autorizada da marca, assim como a garantia indica, para não haver esse tipo de transtorno. Pela nossa experiência, sabemos que é raro um aparelho vir com defeito de fábrica, pode acontecer, mas não é comum, pois eles são sempre testados antes de saírem da fábrica. Aconselhamos que chame o instalador para fazer qualquer reparo, pois é um dever dele oferecer garantia de instalação.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde,
Comprei um Samsung inverter 9000 btu frio e pesquisando aqui no portal, vi que se instalar com alguém não credenciado, tenho garantia de apenas 3 meses. Porém, na cidade onde eu moro não tem empresa credenciada da Samsung, apenas em cidades vizinhas que cobram muito mais caro pra fazer o serviço até pela distancia.
Ouvi dizer que a Samsung também exige que seja utilizado 3m de tubulação entre a evaporadora e a condensadora senão você perde a garantia. Isso procede? Geralmente as pessoas instalam parede-parede e não utilizam nem meio metro de tubo…
O que você me sugere para que eu possa instalar o meu ar sem correr o risco de perder meu investimento?
Obrigado
Olá Juliano,
sempre aconselhamos os leitores a pesquisarem se há assistência autorizada próxima, antes de adquirir um aparelho. Mas como você já adquiriu, aconselhamos que entre em contato com a Samsung antes de instalar, converse com eles e veja o que é possível fazer. Aqui neste post você encontra as informações de contato da Autorizada Samsung.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Obrigado pelo retorno!
Pois é, eu deveria ter pesquisado isto antes, mas achei uma promoção e no impulso comprei.
Liguei no 0800124421 que me passou, e fui informado pela atendente da Samsung que a instalação não precisa ser efetuada por uma credencial deles, desde que seja atendidos os requisitos no manual de instalação.
Neste mesmo 0800 a atendente passou um contato de uma cidade vizinha que é autorizada, porém ao ligar, fui informado que eles não são mais assistência técnica à 6 meses, porém a Samsung continua passando o contato deles.
Resumindo, vou instalar com uma empresa aqui da cidade mesmo e exigir que instalem conforme o manual pede.
Obrigado novamente,
Espero não voltar aqui pra ter que reclamar da Samsung! rsrs
Olá Juliano,
pesquise bem o nome da empresa que fores contratar e cuidado com ofertas muito tentadoras, as vezes o instalador que cobra muito barato pode não ser qualificado. Vemos muitos problemas causados por esse tipo de “profissional”. Além de exigir que eles instalem de acordo com o manual, exija também que seja feito o vácuo. Mostre que você entende do assunto, pesquise antes. Aqui no blog temos diversos textos que poderão lhe auxiliar.
Depois nos conte como foi.
Obrigado pelo contato.
Olá! Comprei um ar electrolux e depois dos dez dias apresentou defeito, levei à fabricante e ficou pra lá mais de trinta dias, ontem o ar chegou aqui e apresentou o mesmo defeito! O que devo fazer? Posso exigir reembolso?
Olá Euclides,
sim, se o ar está com defeito de fábrica e a assistência credenciada da marca não conseguiu resolver o problema, é seu direito exigir um novo. Ainda está na garantia.
Obrigado pelo contato.
comprei um ar condicionado springer (carrier) de 9.000 btus na loja Jaule Engenharia em Goiânia no dia 29/05/15. Antes de completar 5 meses meu ar parou de funcionar. Acionei o pessoal que fez a instalação do serviço para que verificasse o problema, e o técnico informou que o motor da unidade externa havia queimado.
Logo em seguida procurei a empresa no intuito de acionar assistência técnica para resolver o problema e para minha surpresa fui informada de que havia perdido a garantia contratual do produto por ter feito instalação com pessoas não credenciadas.
Na loja vendedora me informou que aquele instalador ao qual estaria fazendo o serviço era garantido por ela, sendo assim, achei que se tratava de um credenciado.
Mas quando precisei da assistência técnica da springer foi informada que havia perdido a garantia contratual do serviço quando instalei com terceiros não credenciados. Neste momento, me sentir lesada pela vendedora que não foi clara para explicar a garantia do produto e ainda utilizou de má fé para vender o produto.
O Ar condicionado foi comprado em um determinando estabelecimento comercial e o produto, nf e garantia foi entregue em outro local, sendo assim não foi possível verificar se as informações estavam corretas.
Quem foi retirar o ar condicionado na loja foi o próprio instalador garantido pela vendedora, trouxe até meu apartamento e fez todo o procedimento de instalação, só tive curiosidade de checar a garantia quando precisei acionar a assistência técnica.
Ao verificar que na garantia contratual havia uma clausula abusiva e venda casada, pois não tenho liberdade de escolha na instalação do meu produto. Meu ar condicionado foi instalado por pessoas autorizados e reconhecidos no ramo de instalações de ar condicionados. O consumidor nesta relação não pode sofrer o prejuízo por erros de vícios no produto, o fabricante deve ser responsabilizado pelos defeitos em sua fabricação.
compareci ao PROCON de Goiânia e aguardo solução. Caso contrário, vou acionar o Judiciário porque entendo uma afronta ao direito e garantias ao Código e Defesa do Consumidor. Como pode??? O produto está viciado, defeito oculto de fabricação que não tem nada haver com instalação e o consumidor é penalizado, isso é uma afronta ao consumidor parte hipossuficiente nesta relação.
Olá Carmem,
você fez o procedimento que aconselharíamos, procurou o Procon. Porém, a loja também deve ser responsabilizada por não ter lhe orientado corretamente.
Obrigado pelo contato.
amigo comprei um ar condicionado de 11/10/2o14 so que ar condiocionada esatar com defeito sera que ente ar estar na garantia a marca e spring 10 bt
Olá Mendes,
não, porque a Springer concede apenas um ano de garantia.
Obrigado pelo contato.