Atualizado em 26/01/2022
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito legal a 90 dias de cobertura
Os aparelhos de ar-condicionado possuem uma proteção contra defeitos chamada de garantia de fabricação. A duração costuma variar em cada fabricante e quando a instalação é feita com empresa credenciada.
Logo abaixo criamos uma tabela com o tempo de garantia dos aparelhos de ar-condicionado split de algumas marcas. Em contato com as fabricantes, a maioria informa que o período de cobertura é estendido quando a instalação é realizada por profissional autorizado.
As marcas Consul, Daikin, Electrolux, LG e Samsung informam que a garantia é a mesma, independente do credenciamento do técnico, sendo necessário seguir as orientações do manual de instalação do ar-condicionado.
Vale destacar que a garantia pode ser anulada se for identificada pela fabricante um erro na instalação do equipamento de climatização. Lembre-se que existem duas garantias distintas: a de fábrica (produto) e a de instalação.
Para saber mais sobre as garantias, acesse nossa matéria: Instalar Ar-Condicionado com Credenciado.
Priorize Instalar com Empresa Qualificada
O ar-condicionado é um produto em constante evolução e exige instalação cuidadosa. Indicamos que faça a instalação com empresas qualificadas e que ofereçam garantias dos serviços prestados.
Um exemplo de empresa especializada em instalar aparelhos de climatização é a Agyx. Com atendimento em todo o Brasil, a plataforma de soluções reúne a melhor equipe de técnicos do mercado.
A Agyx trabalha com instalação de ar-condicionado Janela, Split Hi Wall, Piso Teto, Cassete, Multi Split e Cortina de Ar. Ficou interessado em conhecer mais sobre os serviços da empresa? Basta entrar na loja online e selecionar o produto.
No espaço ainda poderá comprar a instalação que melhor atende sua necessidade.
Tabela de Garantia
O que é Venda Casada?
Conforme explica o site DireitoNet, venda casada é a prática comercial em que o fornecedor condiciona a comercialização de um produto ou serviço à aquisição de outro. O Código de Defesa do Consumidor determina que a venda casada é ilegal no Brasil.
Garantia Legal e Garantia Contratual
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito à garantia legal de 90 dias:
“Imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da emissão da nota fiscal do produto ou do serviço”.
Após os três meses da cobertura obrigatória, o fabricante é que vai determinar o tempo adicional (veja na tabela acima) e os termos da garantia contratual.
Logo, a prática não é considerada venda casada, mas sim uma orientação de serviços de instalação e manutenção dadas ao consumidor, que deve ficar atento aos itens contidos na garantia contratual, que geralmente vem anexada ao manual do usuário.
Veja o que diz o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor:
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Se você se sentiu lesado, sugerimos que entre em contato com o Procon da sua cidade e abra um registro. Agora você sabe como funciona a garantia do ar-condicionado e o período de cobertura de cada fabricante.
Redação WebArCondicionado
MEU NOME É “JOAO OLIVEIRA”
COMPREI E MANDEI O TECNICO INSTALAR UM AR CONDICIONADO SPLIT CONSUL BEM ESTAR 12000 BTUS, POREM ESTA APRESENTANDO DEFEITO, ( NAO RESFRIA, POREM CONGELA AS CONECÇOES DA UNIDADE EXTERNA, FUNCIONA O RESTO, DESUMIDIFICAÇAO E VENTILAÇAO).
SOLICITO INFORMAÇOES DO QUE PODERIA SER, ANTES DE ACIONAR A ASSISTENCIA TECNICA. ME RESPONDA QUEM JA TEVE ESTE TIPO DE PROBLEMA E SE PODERIA SER SOLUCIONADO. O CONTROLE PARECE QUE NAO É OBEDECIDO QUANTO A POSIÇAO DE RESFRIAMENTO.
SINCERAMENTE, JA ESTOU DECEPCIONADO COM A COMPRA, POIS SE EU QUIZESSE UM VETILADOR TERIA ADQUIRIDO UM NUM VALOR DE MENOS DE 10 % LIGUEI PARA O 0800 DA CONSUL NAO SABEM DIZER NADA, DISSERAM PRA LIGAR PRA SEMANA , DEVIDO AO FERIADO O PESSOAL NAO TEM CONHECIMENTO TECNICO PARA AUXILIAR, E EU FICO SEM TER O QUE COMPREI, DURANTE O NATAL.
AGRADECERIA SE ALGUEM PODECE ENVIAR ALGUMA SOLUÇAO AQUI, OBRIGADA,
JOAO OLIVEIRA….
João, segundo o seu relato, há indícios de vazamento do gás refrigerante, ocorrido provavelmente por causa de erros na instalação.
Entre em contato com a empresa que instalou o seu aparelho e informe o ocorrido. Seu aparelho ainda deve estar na garantia.
executamos vendas de maquinas todos os modelos e marcas,instalação manutençao corretiva e preventiva eletrica em geral.
fone.(11)5812-3434 9144-7772.
elisangela
As instalações e Manutenções de Ar Condicionados devem ser feitas por Empresas Credenciadas ou Especializadas e devem ter Técnicos responsáveis, sejam eles Engenheiros ou Técnicos propriamente ditos. Entregar seu aparelho a qualquer um, pode no futuro lhe dar sérios problemas. Existem muitos profissionais ” PEGA NA RUA ” que só visam receber o dinheiro do serviço e depois SUMEM.
Por favor peço q alguém me responda…comprei um split em 2007 com garantia de 3 anos, em 2010 uma peça do ar quebrou então solicitei uma empresa credenciada q fez uma manutenção e achou a peça quebrada, acontece q a peça demorou 5 meses p chegar eu posso colocar essa empresa credenciada na justiça???não foi esse empresa credenciada que instalou meu split!!!ou apenas o fornecedor??o pior de tudo que a empresa onde comprei o split fechou!!!
Trabalho no mercado a mais três anos como instalador nao credenciado nem por isso perdi a fé que um dia serei, o problema e que ja comecam errado da instalacao, trabalhei como instalador de uma empresa autorizada mas o descaso com os clientes e muito por isso saí e resolvi montar minha propria empresa trabalho com as ferramentas que sao necessarias para uma instalaçao correta, para mim nao existe dizer que uma marca e melhor que outra e sim um instalador honesto o que a maioria das pessoas nao veem quando vao adquirir um produto nao consultam se sao compativeis com o ambiente que necessitam e por esse motivo que eu trabalho a muito tempo no mercado nao e so simplesmente instalar e saber se o produto comprado satisfaz a necessidade do cliente
SOMOS UMA EMPRESA INSTALADORA CREDENCIADA PELA WEB CONTINENTAL. PERGUNTO PORQUE QUANDO INSTALO UM EQUIPAMENTO ELETROCLUX NÃO FORNECIDO PELA WEB, DIZEM QUE PERCO A GARANTIA. oBRIADO JORGE TERRA
Boa noite estou muito decepicionado ,comprei um ar condicionado da marca KOMECO na telha norte de Praia grande,em 2008 e efetuei a instalaçao com uma credenciada efetuei todas as pre manuntençoes e para minha surpresa fazem quinze dias a maquina que fica pra fora do apartamento CAIU simplesmente CAIU,chamei a assistencia tecnica credenciada e para minha surpresa novamente fiquei sabendo que perdi o aparelho nao pela queda mas sim pela maresia alegaram que porque moro perto da praia e nao irao trocar porque disseram que passou 2 anos e 4 meses por isso vcs que moram na praia nao comprem esse marca KOMECO,
dúvidas sobre as marcas eu posso ou não posso colocar as marcas nos meus cartões de visita e se eu colocar trará problemas pra mim ou não? grato
Renard, se você for um técnico credenciado da marca não terá problema algum.
A credito que existam muitos profissionais, instaladores bom no mercado, com conhecimento e prestando bom serviços, valorizando essas pessoas ja que todos fabricante de Splits não poderam credencia-los. O que diz o codigo do consumidor? quanto a garantia de fabrica e a garntia do instalador?.
Ex. garantia do fabricante é 1 ano. O instalador dar garantia de 90 dias, a maquina foi instalada há 6 meses apresetou defeito. O instalador foi acionado constator defeito mecanico no compressor.
Dai Gostaria de Saber o que diz o codigo do consunidor quanto a garntia de fabrica!
sou mec. de refrigeração e ar condicionado central.trabalho no ramo uns 22 anos . se eu comprar um a/c 12.000 btu de janela e um outro de 12.000 btu split da mesma marca, instala-los em minha casa. perco a garantia de fábrica de qual dos dois? o que a defesa do consumidor tem a dizer ?
Olá Osmar.
Recomendamos que entre em contato com uma assistência técnica autorizada para fazer a instalação para não perder a garantia inicial dos três meses.
Leia nosso post para ficar atento à mais alguns detalhes.
Além disso, neste link você encontra informações para se tornar um autorizado.
Para fazer o credenciamento você deve entrar em contato direto com o fabricante.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores. O cadastro é gratuito.
Participe do Fórum do Ar Condicionado.
Agradecemos o seu contato.
Quanto tempo de garantia pode se contar para fuga de gás refrigerante !!!
Uma aparelho com data de um ano chega a sofrer fuga por dilatação de porcas perante a troca de temperatura ou seja dilatação das porcas !!!
O cliente deve pagar esta fuga ou cabe a empresa !!
Olá Luciano.
Sua dúvida é bastante técnica e infelizmente não temos este tipo de informação.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar. Ou então tente uma opinião de outro colega do setor, pesquisando pelo Banco Nacional de Instaladores.
Agradecemos o seu contato.
Estalei meu ar com um estalador não credenciado,na mesma hora apresentou problema no compressor, LIGO pra quem agora para reclamar
Olá Tony,
se for defeito de fábrica, verifique com a loja onde você comprou se ainda tens direito à garantia do fabricante. Caso contrário, converse com o instalador para que ele veja o que pode ser feito.
Obrigado pelo contato.