Atualizado em 26/01/2022
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito legal a 90 dias de cobertura
Os aparelhos de ar-condicionado possuem uma proteção contra defeitos chamada de garantia de fabricação. A duração costuma variar em cada fabricante e quando a instalação é feita com empresa credenciada.
Logo abaixo criamos uma tabela com o tempo de garantia dos aparelhos de ar-condicionado split de algumas marcas. Em contato com as fabricantes, a maioria informa que o período de cobertura é estendido quando a instalação é realizada por profissional autorizado.
As marcas Consul, Daikin, Electrolux, LG e Samsung informam que a garantia é a mesma, independente do credenciamento do técnico, sendo necessário seguir as orientações do manual de instalação do ar-condicionado.
Vale destacar que a garantia pode ser anulada se for identificada pela fabricante um erro na instalação do equipamento de climatização. Lembre-se que existem duas garantias distintas: a de fábrica (produto) e a de instalação.
Para saber mais sobre as garantias, acesse nossa matéria: Instalar Ar-Condicionado com Credenciado.
Priorize Instalar com Empresa Qualificada
O ar-condicionado é um produto em constante evolução e exige instalação cuidadosa. Indicamos que faça a instalação com empresas qualificadas e que ofereçam garantias dos serviços prestados.
Um exemplo de empresa especializada em instalar aparelhos de climatização é a Agyx. Com atendimento em todo o Brasil, a plataforma de soluções reúne a melhor equipe de técnicos do mercado.
A Agyx trabalha com instalação de ar-condicionado Janela, Split Hi Wall, Piso Teto, Cassete, Multi Split e Cortina de Ar. Ficou interessado em conhecer mais sobre os serviços da empresa? Basta entrar na loja online e selecionar o produto.
No espaço ainda poderá comprar a instalação que melhor atende sua necessidade.
Tabela de Garantia
O que é Venda Casada?
Conforme explica o site DireitoNet, venda casada é a prática comercial em que o fornecedor condiciona a comercialização de um produto ou serviço à aquisição de outro. O Código de Defesa do Consumidor determina que a venda casada é ilegal no Brasil.
Garantia Legal e Garantia Contratual
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito à garantia legal de 90 dias:
“Imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da emissão da nota fiscal do produto ou do serviço”.
Após os três meses da cobertura obrigatória, o fabricante é que vai determinar o tempo adicional (veja na tabela acima) e os termos da garantia contratual.
Logo, a prática não é considerada venda casada, mas sim uma orientação de serviços de instalação e manutenção dadas ao consumidor, que deve ficar atento aos itens contidos na garantia contratual, que geralmente vem anexada ao manual do usuário.
Veja o que diz o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor:
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Se você se sentiu lesado, sugerimos que entre em contato com o Procon da sua cidade e abra um registro. Agora você sabe como funciona a garantia do ar-condicionado e o período de cobertura de cada fabricante.
Redação WebArCondicionado
estou com um caso assim é um aparelho elgin piso teto ele funciona uns 15 minutos depois desliga e fica piscando a luz do run 3x pode ser sensor de temperatura ou degelo não tenho nenhum manual de erros da elgin
Olá Francisco.
Clique aqui para procurar um assistente próxima a sua residência.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos seu contato.
comprei um ar condicionado split da marca springer na loja city lar em cuiaba, lá me disseram que teria que comprar tambem o serviço de instalação que eles ofereciam pois mesmo que fizesse com instalador ou empresa credenciada so teria 3meses de garantia ,fui forçada a fazer comprar este serviço, ele ainda me disse que se fosse buscar no deposito da empresa providenciaria para que fosse instalado no outro dia ,eu fui , ja tem 13 dias e ate hoje não foi instalado ,esteve um tecnico que queria me vender mais alguns acessorios que não concordei pois ele mesmo disse não interferiria no funcionamento e na durabilidade do produto, ja fui no procon e a empresa disse que entraria em contato comigo no outro dia ,porem ate agora nada .estou decepcionada com o fabricante que permite que empresa como acity lar os represente com tamanha falta de respeito com nós consumidores e principalmente com a empresa que não se dispoe a resolver o problema e ainda impoe que o serviço seja feito por eles e ainda cobra mais de 30% do valor do ar condicionado somente para instalar
Olá Icleia. Você deve fazer a instalação com um técnico autorizado da marca que você comprou. Caso contrário, você perderá os três meses de garantia. Mas isso não significa que você seja obrigada a contratar os serviços indicados pela lojas.
Recomendamos que leia os três posts abaixo, pois eles trazem informações que podem lhe ajudar.
http://www.webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-garantia-venda-casada
http://www.webarcondicionado.com.br/garantia-de-ar-condicionado
http://www.webarcondicionado.com.br/garantia-instalacao-de-ar-condicionado-instalador-credenciado
Agradecemos pelo seu contato.
trabalho como tecnico e estou com duvidas com um aparelho de ar condicionado lg cassete24.000 ele parte mas funciona uns 20 minutos depois ele desliga e fica piscando o led vermelho 4 vezes nao estou conceguindo solucionar agradesso a ajuda .
Olá Mariano. Muitas podem ser as causas para seu caso. Talvez seja problema no compressor, ou então falta de gás refrigerante. De qualquer forma aconselhamos que poste sua dúvida no Fórum do Ar Condicionado: http://www.webarcondicionado.com.br/forum/forum.php
Agradecemos pelo seu contato.
como acionar garantia?onde ligar ou ki site ou mail mandar?
Adriano, para acionar a garantia você precisa entrar em contato com uma assistência técnica autorizada. Clique no link a seguir e encontre uma assistência mais perto da sua casa: http://www.webarcondicionado.com.br/instaladores
Assistência técnica yo4k
Possuo um ar condicionado da marca Rheem , eu mudo de temperatura no controle , vejo a mudança da temperatura no painel do ar , mas a temperatura continua a mesma , independente se estiver a 16 graus ou 26 graus. Imagino que a tempetarura esteja entre 22 a 23 graus . Alguem consegue me dar uma dica do problema
Valcei, você fechou portas e janelas ao ligar o ar-condicionado? Já verificou se há vazamentos na tubulação? Pode ser também problemas no capacitor.
Comprei um ar condicionado da marca Samsung modelo Cristal somente frio 18.000 BTUs. O aparelho (split na parede + condensador) funcionam perfeitamente, no entanto, após algum tempo de operação, mais de 10 minutos em média, não consigo desligá-lo com o controle remoto. Eu só consigo deligar quando ou eu tiro as pilhas do controle ou então através do interruptor do split na parede. Toda vez que isso acontece, aparece no visor do aparelho “E1 42” ou então “50”. O mesmo acontece no visor do controle remoto, ora indicando “50” ou então “42”. Qual seria o defeito, no aparelho ou no conreole remoto ? Devo chamar a assistencia credenciada pelo qual fiz a instalação ?
Hilton, o seu aparelho refrigera normalmente? Tente trocar as pilhas do controle remoto. Se não resolver, acione a assistência técnica autorizada.
quado o termostato nao dar pausa e porque estar com defeito o meu e gree e tem um ano de uso posso chama a firma credenciada.
meu nome é marlon.. a condensadora do meu ar sply está criando gelo do tanque de líquido, até a entrada do compressor ( sucção ) o compressor é novo; a pressão de baixa está marcando 50 psi…quando eu coloco mais gás a pressão não sai de 50 psi.. ele fica funcionando e depois para e fica piscando o led.. o que possa ser esse problema??… obrigado!!
Marlon, pelo que você relatou há um forte indício de vazamento do gás refrigerante, provavelmente devido à problemas durante a instalação.
É preciso fazer a recarga do gás refrigerante, mas antes é necessário identificar onde estão os possíveis vazamentos.
Comprei um ar condicionado split eletrolux 7500 quente e frio, mandei instalar com um técnico não credenciado mas de confiança e com experiencia, funcionou bem por um mes +/- ai começou a desarmar o dijuntor quando entra o compressor ( o compressor parece estar travado), chamei a assistencia pois estava na garantia e me falaram que o defeito era calci hidraulico e eu perdi a garantia por ter instalado com esse proficional, e tenho que pagar a substituição do compressor, o que vem a ser esse defeito, e pode ter sido por defeito de instalação.
Umberto, pelo problema que você citou, há uma chance muito grande de ter ocorrido um erro na instalação. Esse erro seria a falta do cálculo de superaquecimento e o subsequente balanciamento da carga de fluído refrigerante no sistema.
Sem esse procedimento corre-se o risco do fluído refrigerante não evaporar completamente na unidade interna do split e retornar ao compressor na forma líqueda, que causará o calço hidráulico e danificará o compressor.
O procedimento de superaquecimento é simples, assim com o vácuo, mas a grande maioria não o realiza.
Até +
Umberto, você se refere ao calço hidráulico?
Se sim, conversamos com alguns técnicos que nos disseram que esse problema ocorre quando entra água ou óleo no interior do motor, ocasionando no travamento do mesmo.