Atualizado em 26/01/2022
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito legal a 90 dias de cobertura
Os aparelhos de ar-condicionado possuem uma proteção contra defeitos chamada de garantia de fabricação. A duração costuma variar em cada fabricante e quando a instalação é feita com empresa credenciada.
Logo abaixo criamos uma tabela com o tempo de garantia dos aparelhos de ar-condicionado split de algumas marcas. Em contato com as fabricantes, a maioria informa que o período de cobertura é estendido quando a instalação é realizada por profissional autorizado.
As marcas Consul, Daikin, Electrolux, LG e Samsung informam que a garantia é a mesma, independente do credenciamento do técnico, sendo necessário seguir as orientações do manual de instalação do ar-condicionado.
Vale destacar que a garantia pode ser anulada se for identificada pela fabricante um erro na instalação do equipamento de climatização. Lembre-se que existem duas garantias distintas: a de fábrica (produto) e a de instalação.
Para saber mais sobre as garantias, acesse nossa matéria: Instalar Ar-Condicionado com Credenciado.
Priorize Instalar com Empresa Qualificada
O ar-condicionado é um produto em constante evolução e exige instalação cuidadosa. Indicamos que faça a instalação com empresas qualificadas e que ofereçam garantias dos serviços prestados.
Um exemplo de empresa especializada em instalar aparelhos de climatização é a Agyx. Com atendimento em todo o Brasil, a plataforma de soluções reúne a melhor equipe de técnicos do mercado.
A Agyx trabalha com instalação de ar-condicionado Janela, Split Hi Wall, Piso Teto, Cassete, Multi Split e Cortina de Ar. Ficou interessado em conhecer mais sobre os serviços da empresa? Basta entrar na loja online e selecionar o produto.
No espaço ainda poderá comprar a instalação que melhor atende sua necessidade.
Tabela de Garantia
O que é Venda Casada?
Conforme explica o site DireitoNet, venda casada é a prática comercial em que o fornecedor condiciona a comercialização de um produto ou serviço à aquisição de outro. O Código de Defesa do Consumidor determina que a venda casada é ilegal no Brasil.
Garantia Legal e Garantia Contratual
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito à garantia legal de 90 dias:
“Imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da emissão da nota fiscal do produto ou do serviço”.
Após os três meses da cobertura obrigatória, o fabricante é que vai determinar o tempo adicional (veja na tabela acima) e os termos da garantia contratual.
Logo, a prática não é considerada venda casada, mas sim uma orientação de serviços de instalação e manutenção dadas ao consumidor, que deve ficar atento aos itens contidos na garantia contratual, que geralmente vem anexada ao manual do usuário.
Veja o que diz o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor:
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Se você se sentiu lesado, sugerimos que entre em contato com o Procon da sua cidade e abra um registro. Agora você sabe como funciona a garantia do ar-condicionado e o período de cobertura de cada fabricante.
Redação WebArCondicionado
Comprei um ar condicionado springer midea quente e frio no dia 21/08 e levou 9 dias para chegar, quando chegou no dia 31/08 acionei um montador não autorizado para o serviço. Ele fez a instalação e o ar gelou normalmente mas em seguida o ar ficou quente e o ar condicionado desligou sozinho. Ele fez outro reparo e aconteceu a mesma coisa, gela e depois esquenta. Ele disse que o ar pode star com problema de fábrica, como devo proceder?
qual é a garantia de fábrica que tenho para a tal troca do aparelho?
Olá Victor,
ele terá que dizer qual o defeito de fábrica, emitir o laudo e você deve encaminhar ao fabricante. O fabricante irá analisar se é realmente defeito de fábrica ou se o problema foi na instalação.
Obrigado pelo contato.
Olá amigos! Alguém sabe dizer qual a garantia do compressor dos aparelhos Midea e Carrrier?
Olá Gabriel,
não encontramos essa informação. Aconselhamos que entre em contato diretamente com a Midea, veja aqui como.
Obrigado pelo contato.
A samsung negou a garantia do Compressor do Ar Condicionado Inverte de 18000 btus porque não possuo o número de série, mesmo com a nota Fiscal. O Termo de garantia diz que possui 5 anos de garantia o Compressor e foi comprado em 29/01/2014.
E possível isso?
Ademir
Olá Ademir,
o aparelho está sem número de série? Se for isso a fabricante pode negar mesmo.
Obrigado pelo contato.
Sobre a tubulação: como vejo a garantia do material? de alumínio e de cobre?
no aguardo
Sara
Olá Sara,
sobre a garantia do material usado na montagem do aparelho nós não temos informações, aconselhamos que veja com o fabricante.
Obrigado pelo contato.
Opa Boa noite, tenho um ar condicionado da Consul que está com problema que fica liga e desliga compressor, fica uma 4 segundos ligado e desliga e fica uns 60 segundos e liga e novo fica neste siclo os ventiladores funcionam…
Primeiro gostaria de saber o que pode ser, segundo gostaria de saber sobre meus direitos liguei dia 9 pela manhã para acionar a garantia, a Samsung me garantiu que em 24h a assistência me ligaria para marcar o dia do concerto fato que não aconteceu reclamei pra samsung que me informava que ja estava com a assistência servippecas de Porto Alegre o pedido, eu ligava e eles me falavam que não estava, tornei a ligar pra samsung que me disse que a assistência avia recusado a ordem de serviço por alta demanda e que era pra mim esperar, se recusaram a me dar um prazo, hj dia 12 depois de tanto reclamar e já aver desistido e decidido mandar arrumar e depois acionar na justiça a Samsung, a assistência servippeças me liga e fala que vai agendar para a próxima quinta-feira, imagina 11 dias desde que acionei a garantia para a assistencia vir olhar o defeito e provavelmente depois eu ainda iria esperar mais para trocarem a peça que estiver danificada, quero saber se eu tenho direito de mandar arrumar e depois cobrar judicialmente da samsung, lembrando que em Porto Alegre, está tendo temperaturas acima de 32graus com sensação de 40;e eu tenho um animal de estimação que pode morrer em temperatura acima de 30 “Chinchila”
Olá Fernando,
o ideal seria você consultar um advogado para saber seus direitos. Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Não temos conhecimento mais aprofundados em leis.
Qualquer dúvida sobre climatização estamos á disposição.
Obrigado pelo contato.
Boa noite fiz a comprar de uma máquina Carrier 12.000 quente frio o instalador disse que veio sem gás o que devo fazer pedir reparo ou a troca por outra maquina grato
Olá Marcos,
o instalador mexeu no aparelho, tentou instalar? É estranho, porque os aparelhos saem de fábrica com gás. Pode ter vazado durante a instalação.
Obrigado pelo contato.
Poderiam atualizar a tabela novamente, uso como referência mas muitas não estão batendo.
Obrigado Jaison, vamos pesquisar e alterar.
pois é….mas eu comprei um ar condicionado philco, que por sinal faz 4 meses e esta com defeito na placa, liguei para a philco e a mesma me informou que se náo foi um tecnico autorizado quem fez o serviço, a garantia é de apenas 90 dias e não 1 ano como informa a tabela.
Olá Marcelo,
este texto é de 2010, pode ser que eles tenham mudado. Vamos verificar e alterar o texto.
Obrigado pelo contato e colaboração.
Bom dia, comprei um ar condicionado midea 9000 btus no dia 15/12/2015 tive que fazer a troca do padrão para 220 e só fiz a instalação no dia 13/05/2016, apresentou defeito não funcionou não sabia que tinha que fazer con autorizada. Vou procurar o procon, quais meus direito se tratando dessa situação, a caixa está aqui em casa do produto.
Olá Ana Paula,
se for defeito de fábrica, você pode tentar acionar a garantia. Mas se o problema ocorreu na instalação, daí é o profissional que instalou é quem vai ter que consertar. Chame ele para verificar o problema do aparelho, pois todo profissional autônomo (não credenciado da marca) deve oferecer garantia da instalação.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde,
comprei um ar condicionado de 12000btus da philco e instalei com uma empresa credenciada. faltando 1 mês para terminar a garantia de 1 ano o aparelho apresentou defeito, a empresa que instalou trocou a placa que estragada sem custos, porém, se passaram 4 meses do fim da garantia e a placa voltou a estragar. agora a empresa está alegando que o aparelho não está mais na garantia e o serviço tem que ser cobrado. gostaria de saber se tenho algum direito neste caso?
Olá Daniel,
só se eles lhe deram garantia do conserto ou da placa que foi trocada, e isso depende muito da marca. Se precisar de ajuda para encontrar uma assistência técnica próxima de você, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.