Atualizado em 26/01/2022
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito legal a 90 dias de cobertura
Os aparelhos de ar-condicionado possuem uma proteção contra defeitos chamada de garantia de fabricação. A duração costuma variar em cada fabricante e quando a instalação é feita com empresa credenciada.
Logo abaixo criamos uma tabela com o tempo de garantia dos aparelhos de ar-condicionado split de algumas marcas. Em contato com as fabricantes, a maioria informa que o período de cobertura é estendido quando a instalação é realizada por profissional autorizado.
As marcas Consul, Daikin, Electrolux, LG e Samsung informam que a garantia é a mesma, independente do credenciamento do técnico, sendo necessário seguir as orientações do manual de instalação do ar-condicionado.
Vale destacar que a garantia pode ser anulada se for identificada pela fabricante um erro na instalação do equipamento de climatização. Lembre-se que existem duas garantias distintas: a de fábrica (produto) e a de instalação.
Para saber mais sobre as garantias, acesse nossa matéria: Instalar Ar-Condicionado com Credenciado.
Priorize Instalar com Empresa Qualificada
O ar-condicionado é um produto em constante evolução e exige instalação cuidadosa. Indicamos que faça a instalação com empresas qualificadas e que ofereçam garantias dos serviços prestados.
Um exemplo de empresa especializada em instalar aparelhos de climatização é a Agyx. Com atendimento em todo o Brasil, a plataforma de soluções reúne a melhor equipe de técnicos do mercado.
A Agyx trabalha com instalação de ar-condicionado Janela, Split Hi Wall, Piso Teto, Cassete, Multi Split e Cortina de Ar. Ficou interessado em conhecer mais sobre os serviços da empresa? Basta entrar na loja online e selecionar o produto.
No espaço ainda poderá comprar a instalação que melhor atende sua necessidade.
Tabela de Garantia
O que é Venda Casada?
Conforme explica o site DireitoNet, venda casada é a prática comercial em que o fornecedor condiciona a comercialização de um produto ou serviço à aquisição de outro. O Código de Defesa do Consumidor determina que a venda casada é ilegal no Brasil.
Garantia Legal e Garantia Contratual
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito à garantia legal de 90 dias:
“Imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da emissão da nota fiscal do produto ou do serviço”.
Após os três meses da cobertura obrigatória, o fabricante é que vai determinar o tempo adicional (veja na tabela acima) e os termos da garantia contratual.
Logo, a prática não é considerada venda casada, mas sim uma orientação de serviços de instalação e manutenção dadas ao consumidor, que deve ficar atento aos itens contidos na garantia contratual, que geralmente vem anexada ao manual do usuário.
Veja o que diz o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor:
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Se você se sentiu lesado, sugerimos que entre em contato com o Procon da sua cidade e abra um registro. Agora você sabe como funciona a garantia do ar-condicionado e o período de cobertura de cada fabricante.
Redação WebArCondicionado
Comprei um Split inverter da midea
Ele veio com defeito eles não querem trocar o q fazer.comprei pela a magalu
ola estou com um ar que o display dele esta indo do 20 a 90 sem parar ele liga normal apenas o display do ar ta doido
Comprei um ar condicionado daikin,fez agora 6 meses,mas percebi que só ventila,instalei com terceiro,a dúvida é a seguinte,neste caso permaneço com a garantia
Olá, Ary, tudo bem?
Aqui está o contrato de garantia padrão da Daikin: https://www.daikin.com.br/static/uploads/conteudos/downloads/download5d8d0773ae337.pdf
Fui a loja dia 21/3/20. Comprei um ar-condicionado Springer com garantia de 1 ano.pois me ofereceram a garantia estendida de 90 reais.pra cada uma perca do ar.no caso seja 90 pro condensador e mais noventa no aparelho q fica dentro e sai o ar .isso é correto?
Olá, Maria, tudo bem?
As lojas podem oferecer garantias estendidas se quiserem. É elas que arcam com o custo daí. Mas se a garantia do aparelho já é de 1 ano, a garantia extra que você vai comprar por R$ 90 deve ser somada a essa garantia de 1 ano. Normalmente a garantia é sobre todo o aparelho, mas veja bem isso com o vendedor, pois pode ser uma garantia somente cobrindo a parte de fora, que é onde fica o motor.
COMPREI UM APARELHO DE AR CONDICIONADO. A LOJA FEZ A ENTREGA, MAIS A QUE FAZ A INSTALAÇÃO ESTA ME COBRANDO UM VALOR DE 480 PARA INSTALAR O APARELHO EM MINHA CASA. O QUE EU FAÇO. E CERTO EU TER QUE PAGAR PARA TER A INSTALAÇÃO?????
Olá, Andre, tudo bem?
A instalação é paga mesmo, nenhuma loja oferece o serviço de instalação de graça.
Aqui nessa página você pode fazer um pedido de orçamento de instalação gratuitamente.
Gostaria de saber o tempo de garantia que tenho no compressor do modelo SPLIT GREE HW 12K F INVERTE COZY .
Olá, Flavio, tudo bem?
Aqui você entra em contato com as autorizadas da Gree para solucionar essa dúvida: https://www.webarcondicionado.com.br/assistencia-tecnica-autorizada-gree
Por favor peço que ajude.. Comprei um ar condicionado springer no dia 12 de agosto e hoje percebi que o mesmo está pingando água na parte da frente embaixo..E da Spinger . Comprei na Lyra Refrigeração que tbm instalou o ar ..tenho direito de chamar eles novamente ou tenho que procurar uma autorizada pois o tem 2 meses só!
Olá, Anna, tudo bem?
Com 2 meses seu aparelho ainda está na garantia legal, de 90 dias. Porém, o melhor é procurar uma autorizada da marca, você pode encontrar uma aqui: https://www.webarcondicionado.com.br/assistencia-tecnica-autorizada-springer-carrier
boa noite, tenho um problema com a infraestrutura do ar-condicionado do prédio que moro porem não sei se esta na garantia ainda, sabem o prazo que a norma da de garantia?
Olá, Ivan, tudo bem?
Conforme descrito acima, a garantia por lei é de 90 dias. Porém, dependendo do fabricante e do modo de instalação, pode ser concedido mais tempo. Você precisa verificar com a loja ou o fabricante do seu modelo.
Tem 8 meses que comprei um ar da marca Elgin, com 5 meses começou a criar gelo, com 6 meses a empresa Jaru Ar condicionado fez a manutenção de garantia, mas mesmo assim continua o mesmo problema, eles já tentou resolver o problema 3x mas não resolveu o problema, quais os meus direitos quanto a isto.
Hj dia 23/09/19 falei com eles, disse que vem tentar resolver o problema novamente, o que devo fazer se o problema continuar.?
Olá, Celia, tudo bem?
Se a empresa que fez a manutenção é uma autorizada da Elgin, então talvez seu aparelho ainda esteja na garantia. Já verificou isso?
Aqui estão os contatos da Elgin: https://www.webarcondicionado.com.br/abricante-elgin
Esperamos ter ajudado e estamos à disposição!
Comprei um ar condicionado tem 6 meses e agora apareceu um prolrema a garantia é estendida até 2020 preciso de outro com urgência
Olá, Luana, tudo bem?
Você precisa de outro ar-condicionado com a garantia estendida, isso?
Você pode filtrar pela sua marca de preferência no nossos comparador de preços e escolher o aparelho mais em conta, aqui: https://www.webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-split