Atualizado em 26/01/2022
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito legal a 90 dias de cobertura
Os aparelhos de ar-condicionado possuem uma proteção contra defeitos chamada de garantia de fabricação. A duração costuma variar em cada fabricante e quando a instalação é feita com empresa credenciada.
Logo abaixo criamos uma tabela com o tempo de garantia dos aparelhos de ar-condicionado split de algumas marcas. Em contato com as fabricantes, a maioria informa que o período de cobertura é estendido quando a instalação é realizada por profissional autorizado.
As marcas Consul, Daikin, Electrolux, LG e Samsung informam que a garantia é a mesma, independente do credenciamento do técnico, sendo necessário seguir as orientações do manual de instalação do ar-condicionado.
Vale destacar que a garantia pode ser anulada se for identificada pela fabricante um erro na instalação do equipamento de climatização. Lembre-se que existem duas garantias distintas: a de fábrica (produto) e a de instalação.
Para saber mais sobre as garantias, acesse nossa matéria: Instalar Ar-Condicionado com Credenciado.
Priorize Instalar com Empresa Qualificada
O ar-condicionado é um produto em constante evolução e exige instalação cuidadosa. Indicamos que faça a instalação com empresas qualificadas e que ofereçam garantias dos serviços prestados.
Um exemplo de empresa especializada em instalar aparelhos de climatização é a Agyx. Com atendimento em todo o Brasil, a plataforma de soluções reúne a melhor equipe de técnicos do mercado.
A Agyx trabalha com instalação de ar-condicionado Janela, Split Hi Wall, Piso Teto, Cassete, Multi Split e Cortina de Ar. Ficou interessado em conhecer mais sobre os serviços da empresa? Basta entrar na loja online e selecionar o produto.
No espaço ainda poderá comprar a instalação que melhor atende sua necessidade.
Tabela de Garantia
O que é Venda Casada?
Conforme explica o site DireitoNet, venda casada é a prática comercial em que o fornecedor condiciona a comercialização de um produto ou serviço à aquisição de outro. O Código de Defesa do Consumidor determina que a venda casada é ilegal no Brasil.
Garantia Legal e Garantia Contratual
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito à garantia legal de 90 dias:
“Imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da emissão da nota fiscal do produto ou do serviço”.
Após os três meses da cobertura obrigatória, o fabricante é que vai determinar o tempo adicional (veja na tabela acima) e os termos da garantia contratual.
Logo, a prática não é considerada venda casada, mas sim uma orientação de serviços de instalação e manutenção dadas ao consumidor, que deve ficar atento aos itens contidos na garantia contratual, que geralmente vem anexada ao manual do usuário.
Veja o que diz o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor:
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Se você se sentiu lesado, sugerimos que entre em contato com o Procon da sua cidade e abra um registro. Agora você sabe como funciona a garantia do ar-condicionado e o período de cobertura de cada fabricante.
Redação WebArCondicionado
Comprei um Philco e instalei com não autorizado. Porém o ar não funcionou, acionei a garantia pois está dentro dos 3 meses, porém a Philco me falou que são somente 3 meses se a instalação não for com autorizado, procede?
Outra dúvida é que veio a autorizada para verificar o aparelho e constataram que é defeito na placa da unidade interna, eles podem trocar somente uma peça ou deve ser trocado todo aparelho nestes 3 meses?
Olá, Paulo, tudo bem?
Realmente, pela lei, o fabricante só é obrigado a dar 90 dias de garantia. Extensões disso podem ser atreladas ao modo de instalação, sim. Quanto ao que deve ser trocado ou não, isso quem pode te dizer é o próprio técnico autorizado.
Entrei em contato com a Eletrolux ontem e ela me informou que caso eu faça a instalação do ar com terceiros ela só da 3 meses de garantia, na tabela acima diz que é de 1 ano. Corrige essa tabela pois se era de um ano passou a ser 3 meses no caso da Eletrolux.
Obrigado por nos avisar, Andre.
Corrigido, agora está de acordo com a Electrolux.
Comprei um aparelho da marca Elgin, modelo eco inverter de 12000 btus. o aparelho funcionou exatos 13 dias, chamei a assistência eles verificaram e levaram as duas unidades, após averiguações detectaram que a placa de comando havia queimado, foi feito o pedido de uma nova. ocorre que se passaram 30 dias e eles não devolveram o aparelho. Estou pedindo ressarcimento do valor do aparelho e o valor da instalação uma vez que não se trata de um aparelho que você chega e liga na tomada.
Olá, Klebiano.
Não deram um prazo de retorno para você?
Sugiro que entre em contato com a marca fabricante e questione diretamente com eles. Não tenho nenhum vínculo com os fabricantes, mas entendemos sua indignação e sugiro que corra atrás desse prejuízo consultando seus direitos.
Qualquer dúvida no que pudermos ajudar, ficamos à disposição.
Boa tarde comprei duas maquina de ar condicionado da Electrolux um de 9000 e outro de 12000 os dois foram intalados no mesmo dia porém o 12000 começou a apresentar um barulho muito alto e vibrando muito acionei a garantia do fabricante pois o problema apresentou com 30 dias de funcionamento o técnico da autorizada veio e disse que a tubulação do ar estava com a metragem fora do especificado do manual por isso o problema chamei o técnico que instalou e corrigimos o problema conclusão o problema continua ligo para fabricante Electrolux e eles não me dão nenhuma resposta como devo proceder????
Olá comprei um ar da fhilco ele veio sem gás tem um mês que comprei mais estalei agora pois estava de férias oque eu faço já está estalado
comprei um ar lg 12000 btus
a instalaçao nao foi feita pela autorizada, porem o aparelho nem chegou a ligar apresentou um defeito na placa, a autorizada ainda nao veio fazer a visita, mas posso perder a garantia pelo fato do cabo ter menos da distancia minima exigida, apesar de o defeito nao ter nada a ver com isso?
Há mais ou menos três anos o meu noivo comprou um ar condicionado split que ficou o tempo todo guardado na caixa. Exatamente hoje, conseguimos um dinheiro para instalar o ar, só que para nossa surpresa ao terminar a instalação o técnico informou que as unidades estão trocadas e não correspondem uma a outra. Isso é possível?
Olá, Leonice.
Não lembramos de ter recebido aqui um caso como esse, mas não seria tão impossível de acontecer, o que vocês precisam se certificar é que se isso é verdade. Chegaram a verificar na etiqueta de cada unidade para ver se realmente elas não correspondem? O técnico deveria ter verificado isso antes, e não só no término da instalação.
Comprei um ar da marca Gree faz 10 meses e o ar parou de gelar. Fiz a instalação com técnico credenciado que constatou que a serpentina da evaporadora está vazando. A credenciada me disse que será solicitado uma nova serpentina, só que terei de arcar com os custos de recarga de gás e mão de obra do técnico, isso está correto?
Detalhe: ainda estou no primeiro ano de compra do aparelho e ainda estendi a garantia por mais um ano.
Atenciosamente.
Olá, Lucas.
Na verdade existe a garantia de fabricação do aparelho e a garantia do serviço de instalação.
Se a instalação for feita com um agente credenciado, como foi o seu caso, a garantia poderá ser estendida por um período maior que o concedido por lei. Aconselho que você leia o documento da garantia de instalação para ver como proceder. Como o seu problema foi em uma peça, achamos realmente muito difícil que a fabricante cubra a mão de obra, por mais que seria isso a solução mais justa. Se no seu documento não houver nenhuma especificação sobre isso, indicamos que você contate o Procon para ver como agir.
Esperamos ter ajudado de alguma forma. Qualquer outra dúvida ficamos à disposição.
Bom dia!
1 – Comprei um ar-condicionado inverter LG em outubro do ano passado e tem uns 3 meses que ele não vem gelando bem.
2 – Ele foi instalado pela assistência autorizada. Entramos em contato com a LG e eles enviaram a assistência para verificar o ar.
3 – A assistência removeu o ar para analisar na empresa e constatou que a unidade de ar não tem problemas e que houve um possível vazamento na instalação.
4 – Agora querem cobrar pelo serviço de recarga de gás nova instalação, totalizando 320 reais e alegaram que a garantia de instalação é de apenas 3 meses.
Está correta essa cobrança? A garantia de instalação não é obrigatoriamente de 1 ano?
Olá, Luís.
Segundo as informações que temos, a garantia é de 1 ano se a instalação for credenciada. Noventa dias costuma ser o período de instalação não credenciada. Não veio nenhum documento que comprove isso quando você comprou o aparelho? O que pode ter acontecido é a marca ter mudado esse período recentemente, mas sugiro que insista investigando.
Bom dia,
Adquiri um ar condicionado Consul, modelo Bem Estar de 22.000 Btus. Durante os testes de instalação notamos que a evaporadora aciona normalmente e a condensadora não. Verificamos número de série e modelo e os mesmos não possuem correspondência. Seria o motivo do não funcionamento? E como devo proceder? Desde já agradeço a atenção!!!
Olá Gustavo,
se as duas unidades possuem a mesma capacidade (BTU), o mesmo ciclo (quente/frio ou só frio), não é esse o motivo. As duas unidades não precisam ser da mesma marca e modelo, apenas ter as mesmas características.
Obrigado pelo contato.