Atualizado em 26/01/2022
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito legal a 90 dias de cobertura
Os aparelhos de ar-condicionado possuem uma proteção contra defeitos chamada de garantia de fabricação. A duração costuma variar em cada fabricante e quando a instalação é feita com empresa credenciada.
Logo abaixo criamos uma tabela com o tempo de garantia dos aparelhos de ar-condicionado split de algumas marcas. Em contato com as fabricantes, a maioria informa que o período de cobertura é estendido quando a instalação é realizada por profissional autorizado.
As marcas Consul, Daikin, Electrolux, LG e Samsung informam que a garantia é a mesma, independente do credenciamento do técnico, sendo necessário seguir as orientações do manual de instalação do ar-condicionado.
Vale destacar que a garantia pode ser anulada se for identificada pela fabricante um erro na instalação do equipamento de climatização. Lembre-se que existem duas garantias distintas: a de fábrica (produto) e a de instalação.
Para saber mais sobre as garantias, acesse nossa matéria: Instalar Ar-Condicionado com Credenciado.
Priorize Instalar com Empresa Qualificada
O ar-condicionado é um produto em constante evolução e exige instalação cuidadosa. Indicamos que faça a instalação com empresas qualificadas e que ofereçam garantias dos serviços prestados.
Um exemplo de empresa especializada em instalar aparelhos de climatização é a Agyx. Com atendimento em todo o Brasil, a plataforma de soluções reúne a melhor equipe de técnicos do mercado.
A Agyx trabalha com instalação de ar-condicionado Janela, Split Hi Wall, Piso Teto, Cassete, Multi Split e Cortina de Ar. Ficou interessado em conhecer mais sobre os serviços da empresa? Basta entrar na loja online e selecionar o produto.
No espaço ainda poderá comprar a instalação que melhor atende sua necessidade.
Tabela de Garantia
O que é Venda Casada?
Conforme explica o site DireitoNet, venda casada é a prática comercial em que o fornecedor condiciona a comercialização de um produto ou serviço à aquisição de outro. O Código de Defesa do Consumidor determina que a venda casada é ilegal no Brasil.
Garantia Legal e Garantia Contratual
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito à garantia legal de 90 dias:
“Imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da emissão da nota fiscal do produto ou do serviço”.
Após os três meses da cobertura obrigatória, o fabricante é que vai determinar o tempo adicional (veja na tabela acima) e os termos da garantia contratual.
Logo, a prática não é considerada venda casada, mas sim uma orientação de serviços de instalação e manutenção dadas ao consumidor, que deve ficar atento aos itens contidos na garantia contratual, que geralmente vem anexada ao manual do usuário.
Veja o que diz o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor:
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Se você se sentiu lesado, sugerimos que entre em contato com o Procon da sua cidade e abra um registro. Agora você sabe como funciona a garantia do ar-condicionado e o período de cobertura de cada fabricante.
Redação WebArCondicionado
Comprei na empresa Central AIR um aparelho de Ar Condicionado Split Off Springer Midea 22000 Btus Frio 220v. Depois um 1 ano e 3 meses ele quebrou, não liga mais. Gostaria de saber se tenho direito a garantia de troca do produto?
Olá Jose, tudo bem?
Caso você tenha realizado sua instalação com algum profissional credenciado você preservou a garantia de fábrica do seu aparelho, sugerimos que contate-os:
https://www.midea.com/br/
Oi boa noite deixei de comprar um ar da LG 9000. Invert hoje na loja da fest fui informado que a garantia de 10 anos so ia valer se eu fizer a estação e todas as manutenções com eles se nao eu perderia a garantia podem fazer isso por lei. É legal eles podem o que diz a lei sobre esse assunto
Olá Flávio, tudo bem?
Nos colocamos a disposição. O WebArCondicionado comercializa direto na sua loja o serviço de instalação, e o nosso principal diferencial é que mantemos a garantia de fábrica do produto. Segue o link:
https://loja.webarcondicionado.com.br/
Tenho um split elgin q depois de 1 anos e dois meses não está armando. Tem garantia de 3 anos, a empresa deve retirar ou eu levar?
Olá Diogo, tudo bem?
Sugerimos que entre em contato com a assistência técnica da marca para verificarem:
https://www.elgin.com.br/institucional/assistenciatecnica.php
Comprei um ar condicionado split 9000btus inverter e contratei uma empresa terceirizada pra fazer a instalação, porém o ar condicionado na está gelando o instalador garantiu ter testado e não tinha vazamento porém não adicionou gás aí aparelho, eu gostaria de saber se é obrigação da fabricante vender o aparelho com gás?
Olá Elemar, tudo bem?
Nesse caso, sugerimos que você contate o instalador que realizou sua instalação para sanar essas dúvidas, pois ele saberá lhe informar se o aparelho pode ter chego sem o gás.
Preciso profissional autorizado para instalação do ar-condicionado Gree Split 12.000 BTU,s. Moro em Cáceres, Mato Grosso. Não consegui falara com 0800 055 6188.
Olá João, tudo bem?
Nós estamos comercializando o serviço de instalação direto em nosso site em até 10x SEM JUROS, preservando a garantia de fábrica do aparelho!
https://loja.webarcondicionado.com.br/
Não estou conseguindo contato pelo 08000556188. Quero acionar a garantia de um ar que não segura o gás devido a micro furos na serpentina.
Olá Alexandre, tudo bem?
Qual a marca do seu aparelho para que possamos lhe ajudar?
Conprei um ar da lg com 20 dias de uso deu poblema o pessoal da garantia recusou por que disse que foi estalado com 2metros e meio de mangueira mais a própria loja que me endicou o rapas pra estalar e já tô sem ar a mais de 40 dias estou pagando direitinho
Olá… Esta tabela ainda está atualizada? Comprei um LG Dual Inverter e vou instalar com um instalador autônomo. De acordo com a tabela tenho garantia de 1 ano sobre eventuais defeitos no aparelho, desde que, eles não sejam causados pela instalação, é isso?
Olá Carlos, tudo bem?
A nossa sugestão é que a instalação sempre seja feita com um profissional capacitado e por uma empresa que assegure a sua garantia.
Segue sugestão de técnicos capacitados:
https://loja.webarcondicionado.com.br/
Indiretamente se trata de venda casada por que 90 dia é uma garantia determinada por lei, salvo a lg e fhilco que dão 1 ano de garantia dentro de seus termos.
Comprei um ar condicionado e com 2 meses de uso percebi que não estava gelando como no começo é tbem começou a fazer um barulho. Chamei o técnico que instalou, ele disse q estava com pouco gás, que é normal isso acontecer, daí ele fez uma recarga de gás e paguei $80,00. Gostaria de saber se a garantia cobre essa recarga de gás, uma vez que tinha apenas 2 meses de uso?
Olá!
O mais recomendado agora é procurar uma assistência técnica autorizada da marca do seu aparelho.
Após avaliação que o fabricante poderá informar se cabe o suporte via garantia de fábrica ou não.
Abraços.