* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
o meu ar piso teto 58.000 a luz de operação pisca 4 vezes alguem pode me ajudar o que fazer
Boa tarde Rafael, conseguiu arrumar o teu ar pois estou com um com o mesmo defeito e queria saber o que poderia ser.
Oi Rafael. Você pode verificar o significado aqui neste link. Obrigado pelo contato.
estou checando uma split da springer modelo 42mca030515ls, quando ligo a maquina passa 2 minutos e o lede começa piscar só que não aparece a falha o que será?
Oi Ivanildo. tente verificar se há este significado aqui neste posto.
Ou então limpe os filtros.
Se o problemas persistir, chame um técnico.
Obrigado.
Olá, tenho um ar condicionada delong pinguin de 1200 btus, estava funcionando normalmente, derrepente parou de funcionar me acende o painel, o que pode acontecido? obs ele tem apenas 6 meses de uso.
Olá Antônio.
Nesse caso, só contatando um técnico especializado para averiguar qual poderá ser o problema.
Agradecemos seu contato.
Tenho um ar condicionado Fujitsu Inverter 12000btu. Quando ele é ligado começa todo o processo mas quando é para começar a gelar ele desliga sozinho. Tem energia. Está limpo e a maior parte do tempo a sala de 15 m2 está somente com uma pessoa. Tem o que eu fazer antes de chamar o técnico ???
Olá César.
A única coisa que poderia ser antes de contatar um técnico é verificar se ele não está com o timer acionado. Tente resetar o aparelho:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
Caso o problema persista, então só um profissional técnico poderá auxiliá-lo.
Obrigado por seu contato.
Meu ar é um Split York de 7btus a luz de ligar e indicador de timer fica só piscando e não liga, nem no controle nem no próprio ar, pode me ajudar?
Olá Evandro.
Sugerimos que tente resetar o seu equipamento. Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho.
Obrigado por seu contato.
Olá, tenho um Rheem split em casa e está apresentando um erro E4.
Moro em SP e gostaria de uma indicação de um bom técnico para resolver o problema, pois já entrei em contato com algumas das opções de assistência do site da Rheem, mas até agora não resolveram.
Obrigada.
OI Viviane. Você pode encontrar bons profissionais por meio do Banco Nacional de Instaladores. filtre pela sua cidade.
obrigado pelo seu contato.
Meu ar condicio. lg de janela, está funcionando direto, ele não tem que desligar e ligar quando atinge a temperatura programada?. Helio Luiz
Olá Helio.
Existem alguns casos que podem influenciar nisso. O aparelho pode estar recebendo muito calor externo, fazendo com que não dê conta da temperatura desejada, fazendo com que o compressor sempre fique ligado. Outras opção seria problema no sensor de degelo. O aconselhado seria consultar um profissional técnico, que possa acompanhar no local o desempenho do aparelho.
Agradecemos o contato.
Estou com um problema na contatora da parte externa do ar split york 110V de 24.000 BTU. Ela está travando e com isso não arma. Como o ar é 110 V, gostaria de saber qual a amperagem para comprar outra contatora. Não sou técnico, e o que teve aqui conseguiu destravar a contatora, mas não informou a amperagem.
Agradecido, Edson.
Olá Edson.
Não temos esta informação. Terá que chamar um profissional técnico novamente.
Agradecemos o contato.
Estou com problema no meu ar condicionado da sansung, ele fica uns 10 minutos ligado e se desliga, ai temos que esperar mais 10min para podermos ligar novamente, o senhor que instalou disse não consegue saber oque esta acontecendo, estou a espera do técnico da sansung ja fazem 30 dias e nada de ir la ver, o produto ainda esta na garantia.
Olá Adriana.
Mesmo que você tenha instalado com quem não é autorizado da marca, eles devem fazer uma visita em sua residência para constar se o problema é de fábrica ou de instalação. Se for de fábrica você terá direito a um novo aparelho. Caso tenha sido de instalação, você perderá a garantia e terá que contar um técnico profissional para consertar. De qualquer forma, essa demora na análise pela marca é um problema grave, continue tentando.
Agradecemos seu contato.
tenho um ar da Midea 24000 instalado há um mês,porêm nos últimos dias começou o seguinte problema: o compressor não liga ,liga somente o ventilador e evaporadora e alem disso o ventilador se liga sozinho e desliga a cada hora.o que percebi que quando é ligado o aparelho da uma piscada na luz,,,pode ser baixa tensão na rede ou capacitor do compressor???
Oi Jocemar. Isto pode ser problema na placa eletrônica. No entanto, recomendo que chame um profissional do setor para verificar seu aparelho.
Obrigado pelo contato.
tenho um ar da consul ele funciona por uns 10 minutos e depois desliga a unidade externa e não liga mais dai não ter mais ar gelado o que eu faço para resolver o problema é um consul inveter 12000 btus.
Olá Cleber.
Acreditamos que possa ser algum problema no compressor, mas indicamos que consulte um profissional técnico para avaliar.
agradecemos seu contato.