* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
Um split elgin piso teto 30.000btu apresentou falha no funcionamento, ao ligar o aparelho o mesmo funciona normal, apos um tempo de funcionamento o aparelho desliga e os leds ficam piscando no painel do aparelho e não obedece sinal do controle, o aparelho so volta a religar após deligar e religar o disjuntor(reset). gostaria de saber se isso é um alarme de defeito e que defeito seria esse?
Olá Michael.
Pode ser um defeito na placa eletrônica. Por isso, recomendamos que procure uma assistência técnica para fazer o conserto. Você pode acessar nosso Banco Nacional de Instaladores para encontrar próximo a sua residência.
Agradecemos o seu contato.
Possuo um split 12.000 da marca York e estou com um problema. Ligo ele, o motor da ventilação entra em funcionamento e depois de alguns segundos ( /- 45) o motor reduz a velocidade girando bem devagar e passa a gerar um barulho como se fosse uma geladeira funcionando. E determinados momentos a unidade externa chega a entrar em funcionamento e se eu deixar ligado dessa forma, chegar a formar gelo nos condensadores. Preciso de uma orientação para saber qual o problema, falta de gás, motor de ventilação, placa lógica etc…
com certeza é falta de gás, refazer as porcas flange, dar o vácuo e injetar o gás que especifica no equipamento…
Bom dia você poderia me ajudar em decifrar o codigo E6 do Springer de 9.000?? Obrigado desde já
Olá Pingo,
não encontramos no manual de códigos de erro da Springer esse código. Aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos seu contato.
verificar pressão de gás, capacitor do motor ventilador da evaporador e motor ou placa. verifique capacitor
Tenho um ar condicionado split 7000 btu da eletrolux há mais ou menos dois anos, mandei limpar os filtros recentemente e ele apresentou um problema: fica com a luz laranja acesa e a verde piscando e não consigo ligá-lo. Já desliguei da tomada e voltei a ligá-lo mais nada. Por favor me ajudem. Obrigada.
Olá amiga, o defeito é o sensor de dejelo que está alterado, chame um técnico e peça para trocar o sensor
POde Ser Que o Sensor esteja,com vairação do valor homico…ai a placa não consege ler,,precisa ser trocado.
amiga da uma olhada no controle remoto,ve se ta programado timer.
Boa Tarde! Eu comprei a uma semana um cônsul facilite 12.000btus , o procedimento de instalação foi todo correto,mas o visor do evaporador esta piscando RE guais as causas.
Olá Fernando,
infelizmente, no momento, não possuímos o manual de códigos de erro desse aparelho, mas estaremos atentos para colocá-lo em breve no portal.
Por enquanto, aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos seu contato.
adriana … meu aparelho teve o mesmo defeito tbm é eletrolux…. vc precisa ver a parte eletrica o aparelho não esta recebendo a energia necessaria para funcionar … no meu caso era só uma mau contato..tenta ver isso e vai voltar