* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
Alguém pode me dizer o que significa a sigla df no modo aquecimento do split Elgin?
Obrigada
Olá Daniele,
esse código diz respeito a falha no sensor de degelo, sugerimos que contate um profissional técnico. Acesse aqui para encontrar uma assistência técnica próximo de sua residência.
obrigado pelo contato.
meu ar mostra e8 marca elgim de 12.000
Olá Jonas,
de acordo com o manual de códigos de erro Elgin, E8 é uma proteção contra sobreaquecimento. Veja o manual clicando aqui.
Obrigado pelo contato.
como resolvo esse erro E8 meu ar e um rheem
Olá Claudio,
de acordo com a tabela de códigos de erro da Rheem, o erro E8 é uma proteção contra superaquecimento. Compartilhe sua dúvida no Fórum do Ar Condicionado para que algum profissional técnico consiga lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
o visor de cristal líquido está mostrando E8
Olá Bianca,
qual é a marca e o modelo do seu aparelho? Sabendo isso, podemos tentar descobrir qual o problema do seu ar condicionado através dos manuais de códigos de erro.
Obrigado pelo contato.
gostaria de saber qual e siginificado do erro f8 do brastemp bbv12 se e um sensor que sensor e esse eo de degelo ou temperatura existe outros ensores?
Olá Geovan,
infelizmente não temos o manual de códigos de erro Brastemp. Aconselho que poste sua dúvida do Fórum do Ar Condicionado para que alguém possa lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Gostei da sua publicação todos requisitos que podem causar problemas, só que todos ar condicionados que sou convidado a fazer algum tipo de manutenção eu vejo que está instalado de foma errada, pode rever esta situação de seus instaladores.
Olá Adão,
agradecemos o seu contato. Porém, informo que somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Não temos ligação com profissionais técnicos.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
meu comfee MSM-12HR está com erro eeprom(de acordo com a tabela que vocês disponibilizaram) o que fazer?
Olá Kalliny.
Na maioria das vezes, este erro está ligado a tensão que está chegando em seu aparelho. Sugiro que contate um profissional técnico.
Obrigado pelo contato.
meu split brastemp clean parou de esquentar derrepente só funciona o cilclo de ar frio
o que sera que aconteceu .
Olá Alessandro.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar. Ou então procure um técnico autorizado, pesquisando pelo Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para falar com as empresas próximas de sua região.
Obrigado pelo contato.
Tenho um split Carrier 18.000 btus quente e frio e se cai a energia como ao desligar o disjuntor e ligar novamente com o aparelho desligado ele fica piscando o led de operação na evaporadora. Isso seria erro no sensor de temperatura da evaporadora como diz no manual de instalação ou seria apenas um “aviso” que caiu a energia, visto que ele liga normalmente pelo controle? A única coisa que eu notei é que ele as vezes parece que desliga e liga algumas vezes mesmo sem atingir a temperatura programada e eu acho o barulho do gás nele meio alto. Note-se que não houve carga adicional e a tubulação tem no máximo 3 metros. Alguém poderia me dar sua opinião? Obrigado!
Olá Marcelo.
Sugerimos que entre em contato com um profissional técnico. Neste post você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para falar com as empresas próximas de sua região.
Agradecemos seu contato.
Olá, meu aparelho é um Carrier, porém está com a luz vermelha (com desenho de relógio) intermitente. A luz verde está acesa fixa e a luz do meio apagada. É defeito?
PS: os filtros estão limpos e desliguei e religuei a alimentação elétrica através do disjuntor correspondente, porém sem sucesso.
Obrigado.
Olá Juliano.
Veja se essa tabela de Códigos de Erro referente a luzes da Springer, parceira da Carrier, pode lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Pois é, eu já tinha conhecimento desta tabela, porém o LED de operação do meu aparelho está aceso fixo, e na tabela só tem opção piscante ou desligado, por isso a dúvida.
Olá Juliano,
Se o problema persistir, recomendamos que chame um profissional técnico para avaliar o problema. Caso precise de indicação, neste link você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para encontrar profissionais mais próximos de sua localidade.
Agradecemos o seu contato.
meu ar Split espriger seta desarmando e acende as luzes verde e vermenha qual será o problema.
Olá Neto.
Nesta postagem constam alguns erros da Springer, caso não encontre-o, sugiro que entre em contato com um profissional técnico.
Obrigado pelo contato.