* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
esta aparecendo no visor a letra h6 , f1 , f2
Oi Junielson.
Você pode conferir o significado deste código aqui neste link.
Obrigado.
Bom dia, tenho um split Midea e a parte externa não quer desligar. O que recomenda?
Ligar e desligar o disjuntor.
Caso o problema persista, chame um técnico para verificar o seu equipamento.
Obrigado pelo contato.
Tenho uma central de ar Eletrolux, quando liguei todas os icones do painel acenderam e fica fazendo um bipe. Não consigo controlar nada com o controle. O que devo fazer?
Olá Jessica.
Nos códigos de erro que temos da Electrolux, existem algumas falhas representadas por luzes piscantes. Dê uma olhada se pode lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
boa tarde . tenho um Split Samsung inverti , que deu uma queda de energia ,e quando a energia volto eles não estavam sem da sinal ,tanto no evaporador e condensador , no controle não tem reset .o que Faso ?
OI Fábio. Desligue e religue o disjuntor do seu aparelho.
Talvez assim ele volte a trabalhar normalmente.
Caso o problema persista, chame um técnico.
Obrigado.
Boa tarde,
Gostaria de saber se o ar Komeco de janela 7000 btu tem fusível e onde fica?
Obrigado.
Oi Ricardo. Infelizmente não tenho estra informação para lhe passar.
Sugiro que pergunte no Fórum do AC.
Obrigado.
Boa tarde,
Possuo um modelo KOMECO – LOTUS 9000 btus quente e frio, sempre funcionou, esta instalado a mais de 1 ano, porém agora está mostrando no display o código E3, pelo que li no post deve chamar a assistência imediatamente. Mas esse código é universal para todas as marcas?
Eu ligo o ar essa mensagem somente, mas quando eu desligo o ar a mensagem aparece de novo.
Por favor poderia me ajudar com alguma informação
Obrigado.
Olá Cassius.
Os códigos variam conforme as marcas.
Na Komeco diz: E3 – Problema c/ exaustão. A solução é realmente chamar um profissional técnico.
Obrigado pelo contato.
Obrigado,
Amigos por gentileza ,gostaria de saber se alguém pode me ajudar com esse erro E6 da Carrier 22000btus convencional ( nao invert) , O condensador para de funcionar de 3 a 5 minutos depois de ligado , aparece esse erro no display da evaporadora . na placa do condensador não aparece nenhum erro os ledes piscam normalmente. ja levei as duas placas junto com a evaporadora para um tecnico em eletrônica e voltou com o mesmo problema. alguém pode me dar uma Dica e nao consigo encontrar esse erro da carrier neste site.
Olá Andre.
Infelizmente, no momento, não sabemos qual é exatamente esse erro. Acreditamos que possa ser alguma falha no gás ou até mesmo no compressor.
Notamos que postou no Fórum, esperamos que alguém possa contribuir. Outra opção é contatar outro técnico profissional.
Agradecemos seu contato.
Olá, tenho um ar condicionado da Springer de 12mil btus ele está desligando sozinho e dando um erro no painel fica a luz do auto e timer piscando não piscando juntas mais em tempo diferente, já pegou algum problema do tipo?
Olá Eduardo.
Veja se estas indicações de erro com luzes piscantes da Springer podem lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Bom dia!
Cara meu ar e um komeco de 60000btus ele esta com todas as lampas do painel ligada e não aceita comando de liga nem manual o que pode ser? energia esta ok!
Oi Guilherme. Tente verificar se existe o significado deste código de erro aqui neste link.
Ou então ele pode estar com os filtros muitos sujos.
Sugiro que limpe e resete a máquina, seguindo as instruções:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho.
Obrigado por seu contato.
Bom dia,
Tenho um Split Carrier 33.000 btu ele só esfria em um canto e chega a fazer gelo, aí tenho que desliga-lo. alguém pode me ajudar? Grato.
Oi Manuel. Isto pode ser falha no sensor de degelo.
Sugiro que chame um profissional do setor para olhar seu equipamento.
Obrigado.
Obrigado por ter respondido.
Ele só esfria no canto onde é a entrada do gás, já o meio e o lado esquerdo só ventila sem frio. Ele é antigo mas se for contar o tempo de funcionamento, ao todo não dá mais que 500 horas.