Atualizado em 31/05/2019
Hoje iremos falar sobre como detectar vazamento de gás no ar-condicionado com o teste de estanqueidadeo.
O processo é essencial para o bom funcionamento do aparelho. Isso porque “estanqueidade” significa verificar se algo está estanque, hermético, ou seja: sem vazamento.
Por isso, a ideia é entender a necessidade de fazer esse teste nas tubulações de gás e como ele é feito.
Por que Fazer Teste de Estanqueidade?
Para começar, vale lembrar que o objetivo do teste de estanqueidade nessas tubulações é examinar o sistema para garantir que não haja nenhum vazamento de gás.
Até porque, os problemas vão além da perda financeira com a execução dos reparos.
O vazamento que acontece em um pequeno quarto de hotel. Por exemplo, alimentado por um equipamento de alta potência, é extremamente perigoso.
Por ser mais denso do que o ar, o gás irá se concentrar na parte baixa do ambiente. Se você está dormindo, não irá perceber a quantidade de oxigênio diminuindo.
Pode acabar morrendo asfixiado. Portanto, a tubulação que transporta o gás refrigerante precisa de atenção redobrada, pois está sujeita a pressões bem mais elevadas.
Essa característica, somada ao uso de tubos de cobre com paredes e à quantidade elevada de pontos de solda, faz com que ocorram vazamentos com mais frequências.
Daí a importânica de fazer o teste de estanqueidade.
Antes de falarmos como fazê-lo, saiba as causas desse problema.
Principais Causas do Vazamento de Gás no Ar-Condicionado
Há diferentes defeitos no sistema que podem ocasionar os vazamentos.
Entre os mais comuns está a fadiga da tubulação, resultado de um aumento de pressão inesperado (acima da capacidade suportada), que acaba por romper os canos.
Vídeo: como detectar vazamento de gás no ar-condicionado Split
A falta de manutenção no ar-condicionado também é um potencial para criar pontos de vazamentos.
Isso acontece pela ausência da troca do gás ou então a utilização de fluidos de qualidade duvidosa.
Vale lembrar que a limpeza realizada de maneira inadequada é outro fator de risco, pois permite a presença de impurezas no interior do equipamento. A sujeira bloqueia a tubulação.
Por último, as falhas na etapa de execução também influenciam no surgimento de problemas.
Por exemplo: uma solda mal realizada apresentará microporos, e com o passar do tempo essas aberturas minúsculas irão se expandir.
Agora que é possível entender as principais causas de vazamento, é hora de falarmos sobre o Teste de Estanqueidade, utilizado justamente para detectar esse problema. Vamos lá:
Teste de Estanqueidade: Como Fazer
Após a instalação do aparelho, é imprescindível a realização do teste de pressão nas linhas de cobre.
O recomendado é que o teste seja realizado com nitrogênio nas pressões de max.
300 PSI em Splits convencionais e max. 600 PSI em sistemas VRF, seguindo duas etapas (primária e secundária), para garantir que o sistema não apresente vazamentos futuros.
Atenção: Nos testes de vazamentos, principalmente em sistemas VRF – onde são utilizadas pressões de até 600 PSI – é fundamental a utilização de válvulas reguladoras de pressão na saída dos cilindros de nitrogênio.
É comum encontrar mangueiras conectadas diretamente na saída do cilindro ou com os manifolds das válvulas reguladoras quebrados.
Isso é bastante problemático pois oferece grandes riscos, podendo causar acidentes letais.
Teste Primário
No teste primário é pressurizado somente as linhas de cobre, conforme mostram as imagens abaixo (a primeira no Split e a segunda em sistema VRF).
Os pontos a serem verificados são as soldas, se houver. Veja:
…….
Teste Secundário
No teste secundário todo o sistema é pressurizado, sendo recomendado a estanqueidade por 24 horas.
Os pontos a serem verificados são as conexões, flange e serpentinas das unidades internas e externas, caso apresente oscilação na pressão do manifold. Veja:
É importante lembrar ainda que o teste de estanqueidade em sistemas VRF não pode ultrapassar 24 horas, considerando a possibilidade do nitrogênio migrar para dentro do sistema.
Cuidado: O nitrogênio pode oscilar sua pressão conforme a temperatura externa, o que muitas vezes leva a uma percepção errada pensando que há vazamento.
Por isso, fique atento à fórmula de correção abaixo. Quando finalizar o processo de pressurização, anote a temperatura externa e a pressão registrada no sistema.
A pressão de Nitrogênio varia 1,45 PSI a cada grau Celsius de temperatura.
Exemplo:
- Temperatura Externa na hora da carga: 24 ºC
- Carga de Nitrogênio: 600 PSI
24 horas depois
- Temperatura Externa: 22 ºC (diferença de 2 ºC da hora da carga)
- Carga de Nitrogênio = 600 PSI – (2 x 1,45) = 597 PSI OK Sem vazamento!
- Se a pressão for abaixo de 597 PSI, verifique soldas e conexões!
Encontre Pontos de Vazamento
Um grande erro nesse processo é simplesmente reabastecer o gás e não se preocupar em procurar por pontos de vazamento.
Essa prática, além de resultar em perdas financeiras, causa problemas para o meio ambiente. Afinal, o gás refrigerante é nocivo para a camada de ozônio.
Portanto, seja consciente e saiba que o Teste de Estanqueidade deve ser realizado corretamente.
Ou seja, por um profissional técnico habilitado que entenda sua importância.
Ficou com alguma dúvida? Participe do nosso Fórum do Ar Condicionado e compartilhe seus questionamentos!
Valeu gostei da explicaçao
De nada, Helio!
Estamos aqui à disposição.
trabalho na companhia do metro e estou saindo do metro e vou trabalhar por comta por isso estou fazendo o curso
Olá Waldemir,
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Existe a possibilidade de fazer o teste de estanqueidade em ar de janela, antes de repor um gás?
Olá, Bruno, tudo bem?
Só um técnico profissional pode avaliar essa questão, se você precisa de um, pode pedir um orçamento aqui: http://www.webarcondicionado.com.br/instaladores/orcamento?utm_medium=cometarioblog
Gostei! Estou começando intender mais do assunto.
Posso testar a tubagem com ar apenas?
Obrigado por tudo.
Olá, José.
Sua dúvida é bastante técnica e no momento não temos nenhum profissional disponível para atendê-la.
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Olá. Gostei do artigo, foi bom para tirar dúvidas. Sou iniciante e ainda tenho algumas dificuldades na manutenção. Sou técnico cursado na ctp.