Redação do Portal WebArCondicionado
Agora vai um recado para quem trabalha ou quer trabalhar na área de climatização: Chegou a hora de se especializar! O mercado vem aumentando, mas na contramão desse crescimento está cada vez mais difícil encontrar profissionais qualificados que atendam as necessidades das empresas e consumidores.
Buscar novas formas de aprendizagem e atualização são pré-requisitos indispensáveis para o crescimento ou conquista de um futuro emprego.
O que leva à falta de qualificação
A perspectiva de crescimento de 15 a 20% no mercado de climatização não interfere na dificuldade de obter uma mão-de-obra devidamente qualificada. Na maioria das vezes, a procura das empresas para contratar esses profissionais pode ultrapassar 60 dias.
A situação acontece em todo o segmento HVAC. Mesmo com diversos cursos disponíveis na área, muitas das pessoas que atuam na área não buscam um novo aprendizado. Segundo a Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), existem outros fatores que agravam essa situação:
“O problema também é intensificado com a falta de capacidade dos próprios cursos. O aprendizado deve ser moderno, abordar assuntos atuais que possam preparar da forma mais adequada o profissional para o mercado”, explica a entidade.
Outro agravante que impede o crescimento desses profissionais é o nível de escolaridade, já que os cursos possuem como pré-requisito o ensino fundamental ou experiência comprovada na área.
Baixo nível de escolaridade
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018 mais da metade dos brasileiros de 25 anos ou mais ainda não concluiu a educação básica. Logo temos um problema, pois quem deseja começar a trabalhar no setor precisa comprovar o ensino fundamental.
Como dar a volta por cima e melhorar sua qualificação e a do setor de ar-condicionado
Portanto, para que o setor cresça não apenas em termos quantitativos, mais sim qualitativos, é importante que cada profissional busque instrução e aperfeiçoamento. A quem ainda não tem a educação básica completa, a melhor indicação é concluir os estudos em programa como EJAs (Educação de Jovens e Adultos), por exemplo, e após isso se profissionalizar como técnico de ar-condicionado.
Para quem já tem o nível de escolaridade concluído e até mesmo já tem cursos básicos de instalação e manutenção, o segredo é buscar constante atualização para garantir o seu espaço no mercado de trabalho e qualificar seus servições.
Se você gostaria de mais informações sobre o assunto, acesse nossa categoria de Carreira e Negócios para fazer parte do time de profissionais que são exemplo para os colegas de profissão.
Gostaria de saber, como faço para ser um prestador cadastrado na área de instalação e manutenção nesta empresa, pois tenho uma equipe especializada neste seguimento.
Olá Evaldo.
Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
Para fazer o credenciamento você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.
sou mecanico de refrigeração a mais de dez anos sofri um acidente e perdi tres dedos da mão esquerda mas sou bom na categoria gostaria de fazer parte de uma equipe para intalações e manutenção faço e concerto camera frigorifica o acidente não tirou minha força e dedicação mas agora tem coisae que no momento não posso fazer sozinho com sempre fiz mas gostaria de dividir minha experiencia com pessoas com enterese na area .
parabéns, Ronaldo
eu também a 120 dias atrais passei por uma cirurgia no cérebro retirei um tumor de 5cm + ou – do tamanho de uma laranja. para ter que lembra e votar a milha vida normal tinha que ler ou ver tv, fiz a opção de fazer um curso de manutenção de central de ar acabo o curso esse mês mais estou muito feliz já estou trabalhando
como autônomo.
faça o mesmo que vc vai longe.
Luiz Eduardo
porto velho-RO.
entra em contato comigo Ronaldo mapcons@hotmail.com
Ronaldo, muito inspiradora a sua história de vida. Com certeza é uma fonte de inspiração para os profissionais da área. Um abraço e boa sorte!
gostaria de fazer o curso de mecanico de refrigeraçaõ, mas moro emcuiabá mt , como eu posso fazer ?
José, no momento não sabemos de nenhum curso na área em MT. Assim que soubermos de algum, entraremos em contato.
Estamos entrando em contato para oferecer prestação de serviços, atendemos toda linha Brastemp e Consul, e trabalhamos com instalações e manutenções de condicionadores de ar split de todas as MARCAS.Com equipe formada de tres tecnicos e duas equipes de instalações de SPLITS.Todos com mais de 15 anos de experiencia em autorizadas.Priorizando a excelencia no atendimento ao cliente, oferecemos garantia de 1 ano do serviço prestado, atendimento e conclusão do mesmo com rapidez e qualidade. Além, de manutenção efetuamos instalações de side by sides com troca do filtro da água, instalações de lavadoras, secadoras, lava-louças, fogões, depuradores,coifas e coktoop. Nosso diferencial é o serviço prestado por profissional Técnico treinado por fábrica, dando total segurança e garantia do serviço com qualidade, e o principal sem retornos. Segue em anexo fachada de nossa empresa. Estamos situados na Edgar Pires de Castro, 156 lj 01 ao lado Inst.Ronaldinho Gaúcho
Fone (051) 30856882
Ipanema
Att
Simara Vasconcelos
FAST SERVICE
tenho duvidas na parte eletrica de arcondicionado acima de 18000 btus
Gostaria de saber como faço para tornar-me instalador credenciado de vossa marca, tenho experiência de dez anos em instalação e estou constituindo empresa com a finalidade de expandir meus negócios, tenho equipe de seis instaladores e gostaria de atingir este objetivo.
É, mas pelo menos aqui na minha região além da falta de profissionais, falta cursos de capacitação, estou enfrentando esse problema pra me especializar e trabalhar. Meio oeste de Santa Catarina é o fim do mundo mesmo =/
Olá Adriano.
Você pode encontrar assistências técnicas autorizadas pelo nosso Banco Nacional de Instaladores. Você pode acompanhar em nosso blog oportunidades as do setor na seção Cursos e Eventos.
Cadastre gratuitamente para receber a nossa Newsletter. Clique no ícone “receba nossas novidades” no canto inferior da tela.
Participe do Fórum do Ar Condicionado.
Agradecemos o seu contato.