Redação do Portal WebArCondicionado
Agora vai um recado para quem trabalha ou quer trabalhar na área de climatização: Chegou a hora de se especializar! O mercado vem aumentando, mas na contramão desse crescimento está cada vez mais difícil encontrar profissionais qualificados que atendam as necessidades das empresas e consumidores.
Buscar novas formas de aprendizagem e atualização são pré-requisitos indispensáveis para o crescimento ou conquista de um futuro emprego.
O que leva à falta de qualificação
A perspectiva de crescimento de 15 a 20% no mercado de climatização não interfere na dificuldade de obter uma mão-de-obra devidamente qualificada. Na maioria das vezes, a procura das empresas para contratar esses profissionais pode ultrapassar 60 dias.
A situação acontece em todo o segmento HVAC. Mesmo com diversos cursos disponíveis na área, muitas das pessoas que atuam na área não buscam um novo aprendizado. Segundo a Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), existem outros fatores que agravam essa situação:
“O problema também é intensificado com a falta de capacidade dos próprios cursos. O aprendizado deve ser moderno, abordar assuntos atuais que possam preparar da forma mais adequada o profissional para o mercado”, explica a entidade.
Outro agravante que impede o crescimento desses profissionais é o nível de escolaridade, já que os cursos possuem como pré-requisito o ensino fundamental ou experiência comprovada na área.
Baixo nível de escolaridade
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018 mais da metade dos brasileiros de 25 anos ou mais ainda não concluiu a educação básica. Logo temos um problema, pois quem deseja começar a trabalhar no setor precisa comprovar o ensino fundamental.
Como dar a volta por cima e melhorar sua qualificação e a do setor de ar-condicionado
Portanto, para que o setor cresça não apenas em termos quantitativos, mais sim qualitativos, é importante que cada profissional busque instrução e aperfeiçoamento. A quem ainda não tem a educação básica completa, a melhor indicação é concluir os estudos em programa como EJAs (Educação de Jovens e Adultos), por exemplo, e após isso se profissionalizar como técnico de ar-condicionado.
Para quem já tem o nível de escolaridade concluído e até mesmo já tem cursos básicos de instalação e manutenção, o segredo é buscar constante atualização para garantir o seu espaço no mercado de trabalho e qualificar seus servições.
Se você gostaria de mais informações sobre o assunto, acesse nossa categoria de Carreira e Negócios para fazer parte do time de profissionais que são exemplo para os colegas de profissão.
Bom dia, Então oque vejo comos amigos que temos trabalhos sim,mas oque está acontecendo no mercado e igual os outros tantos trabalhos em todas áreas de atuação! A mão de obra está com os valores defafasados por muito tempo !
Aqui na região norte falta emprego tipo eu tenho 18 anos de experiência é to parado por falta de vaga no mercado e quando tem o salário e 1.200,00 aí fica difícil vc aceitar um salário desse pra um profissional q estuda a Refrigeracao o tempo todo já estou indo pra outra área devido esse valor de salario n região norte
Olá, Jose.
Entendemos sua realidade e lamentamos ao ouvir casos como esse. Infelizmente você não é o único, torcemos para que as coisas melhorem e damos todo o nosso apoio para tentar mudar esse cenário.
Grande abraço.
Voce nap dão aportunidade para pessoa que tem interesse ponha muita dificuldades só tem curso no sul …. São paulo ninguem usa ar condicionado né tem que tem bastante curso em sta Catarina e demais depois que morreu pai da refrigeração tudo esta dificil…abraco.
Tenho que mim inteira nessa de climatização ok
por falta de profissional pós venda fui obrigado a aposentar o meu LG INVERT 9.000Btu e comprar um aparelho de janela de 10.000Btu e se livrar dos incompetentes do mercado, DEU PROBLEMA LIXO.
Boa tarde.
Gostaria de obter informações sobre o curso de manutenção em refrigeração e instalação e manutenção de Split, que o SENAI oferece, caso vocês possuam algum conhecimento do curso deles.
Gostaria de saber, também, um curso, no Rio de Janeiro que me dê o CREA.
Olá, João.
No momento não sabemos de nenhum curso no Rio. Aconselhamos que entre em contato diretamente com o SENAI para se informar dos próximos cursos, pois são eles que organizam e nós apenas divulgamos. Mesmo assim, não deixe de acompanhar a seção de “Cursos e Eventos” aqui no nosso blog, pois sempre que surgem novas oportunidades postamos tudo aqui, inclusive sobre os que oferecem credenciamento ao CREA.
Amigos
Estou pensando em entrar nessa área vou fazer o curso pelo senai.
Gostaria de saber como é o mercado para o rio de janeiro.
Olá Paulo,
o mercado de climatização está sempre em ascensão, mas o ideal é procurar o Sebrae para se informar melhor e fazer um plano de negócio.
Obrigado pelo contato.
gostaria de saber c o mercado está em alta em São Paulo, estou pretendendo atuar nessa área com instalação e manutenção
Olá Danilo, o setor de climatização está sempre crescendo por conta das novas tecnologias que surgem todos os dias. É um ótimo ramo para investir e entrar sim, em qualquer lugar.
Ótima matéria!!!!
gostei muito dessa matéria e achei super interessante a parte que aborta o grau de escolaridade e a falta de qualidade dos cursos, sou gerente de uma empresa que atua no ramo, e como a falta de mão de obra é grande, adotamos um meio de capacitar e qualificar nossos colaboradores.
Olá Victor,
se quiser pode compartilhar conosco.
Agradecemos o seu contato.
Boa Noite;
Estou interressado em constituir uma empresa de manutenção de ar condicionado na cidade de são de Paulo. Tenho algumas duvidas em relação a categoria em que me enquadraria inicialmente no que se refere ao nivel de razão empresarial junto ao simples nacional. Ex. neste caso a razão social se enquadra como empresa EPP ou ME? Quais são os valores considerando teto maximo para as categorias referidas.
No aguardo de uma resposta ou caminho para obtela informaçoes.
Luiz – Sp.
ola, gostei muito da matéria e gostaria de saber qual a maior dificuldade de trabalhar no ramo da refrigeração?
falta de material?
falta mão de obra?
falta mais cursos em todo pais?
falta oque?
uma forte abraço
luiz Eduardo.
Olá Luiz,
recebemos diariamente mensagens de instaladores com pouco conhecimento. Acredito que essa seja a maior dificuldade. Cursos não faltam, cada vez mais instituições disponibilizam. Veja aqui.
Obrigado pelo contato.
Olá Luiz,
essas informações você deve buscar junto ao Sebrae, eles lhe ajudarão a abrir a sua empresa.
Obrigado pelo contato.