* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
Olá
Tenho um ar condicionado portátil da Pinguino 12000 btus. Hoje ele desligou sozinho com a menção se alerta (!). Analisando o manual, retirei o excesso de água contido nele. Abri o tubo, saiu uma quantidade pequena de água, limpei o filtro e ele voltou a funcionar. Porém, em menos de 20 minutos ele desligou novamente, fez barulho de água escorrendo e mostrou no visor o alerta (!) novamente.
O que devo fazer?
Obrigada
Laura
Olá Laura,
aconselhamos que chame um técnico para ver seu aparelho, pode ser que ele esteja congelando. Você já viu se ele tem mais algum reservatório de água? Se precisar de assistência técnica pesquise em nosso Banco Nacional de Instaladores e Assistências.
Obrigado pelo contato.
Olá, Laura.
Sugerimos que contate uma assistência técnica DeLonghi. Aqui você tem acesso a elas: http://www.webarcondicionado.com.br/assistencia-tecnica-autorizada-delonghi
Obrigado pelo contato!
Meu ar acendeu uma.luz verde run e não aciona o ar o que faço me.ajude
Olá Dulci,
isso acontece porque a função Timer está ativada no controle do seu ar condicionado. Basta desativá-lo que o aparelho funcionará normalmente.
Obrigado pelo contato.
Tenho um ar condicionado Midea Vise modelo 42mdqa09m5, já tem mais de um ano que comprei mas creio que não tem nem 30 dias de uso. Ele simplesmente parou. depois de um dia de vez em quando faz um barulho e aperece o numero 00 no visor, mas é coisa muito rápida e esporadicamente tipo 2 vezes ao dia. pelo controle não responde. Vi que poderia ser erro eeprom, daí desliguei o disjuntor e deixei aproximedamente 1 hora e resetei o controle remoto. depois liguei o disjuntor e liguei pelo controle, ele ligou normalmente mas não durou nem 30 segundos, e desligou de novo e voltou ao mesmo estado. O que poderia ser??
Olá Sergio,
aconselhamos que chame um profissional técnico para ver seu aparelho, pois assim a distância é difícil de dizer o que pode ser. Se precisar de ajuda para encontrar uma assistência técnica próxima de você acesse o Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
aparelho komeco piscando led operation e não respondendo ao controle remoto.. evaporadora liga e desliga sozinha. Oque pode ser?
Olá Evandro,
infelizmente no momento não temos o manual de códigos de erro da Komeco, mas estaremos atentos para coloca-lo no portal. Por enquanto aconselhamos que poste sua dúvida no Fórum do Ar Condicionado para que algum profissional do setor consiga lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Comprei um split de 12 mil BTUS, o técnico instalou mais ele funciona pouco tempo e aparece o erro FO. Ele me disse que era o compressor, mas após 2 dias ele não conseguiu resolver o problema. Será que o compressor veio com defeito de fábrica ou qual é o problema.
Olá Katarina, qual a marca do seu aparelho para tentarmos localizar o manual de códigos de erro?
Boa tarde eu tenho um split elgin de 7.000 btu eu ligo o aparelho ele funciona so que quando eu baixo a temperatura o evapador para de funcionar e fica piscando o led de cristal
O que pode ser
Olá Marcilio,
aqui está o manual de códigos de erro da Elgin, espero que lhe ajude. Se precisar de assistência técnica acesse o Banco Nacional de Instaladores e Assistências e encontre uma próxima de você.
Obrigado pelo contato.
Comprei um ar condicionado portátil da Schulz 10000 btu. esta funcionando mas quando coloco na posição 17º ele pisca 3x e volta para posição de 26.
O que acontece?
Olá Valéria,
não encontramos o manual do seu aparelho. Ele não vai baixando em seguida até atingir a temperatura desejada? 26º pode ser a temperatura que está no ambiente, alguns aparelhos mostram assim.
Obrigado pelo contato.
Bom dia!
Tenho um split springer de 9000 btu. Foi instalado no inverno e testado para constatar bom funcionamento. Tentei ligá-lo agora, 05 meses após, mas não funciona. Já verifiquei as instalações elétricas, troquei as pilhas do controle, tentei ligar diretamente no aparelho, mas ele não liga.
Não está na garantia, pois demorei um ano para instalá-lo após a compra. Poderia me ajudar? Pensei em verificar o fusível, mas não sei onde fica.
Olá Júlio,
pode ser que o gás tenha vazado, mas não temos como lhe afirmar sem ver. O ideal é um técnico dar uma olhada no aparelho. Se precisar de ajuda para encontrar uma assistência técnica próxima de você acesse o Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Boa noite fis uma remoção de lugar de dois multi spliti inverter manual Daikin,fizemos o procedimento normal colocamos gás r22,porém não esta funcionando,esta em alarme por favor me ajudem.
Olá Sérgio,
aconselhamos que compartilhe sua dúvida com, outros profissionais do setor no Fórum do Ar Condicionado, para que alguém consiga lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Meu ar split eletrolux 7000btus eu ligo depois de pouco tempo ele se desliga e acende uma luz amarela e fica piscando e não consigo ligar no controle apos isso tenho q desligar no disjuntor e ligar novamente no disjuntor e assim sucessicamente oq faço ?
Olá Antonio,
aqui está o manual de códigos de erro da Electrolux, veja se consegue identificar o problema. Se precisar de assistência técnica, encontre uma próxima de você no Banco Nacional de Instaladores e Assistências.
Obrigado pelo contato.