* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
Bom dia,
Tenho um split York, modelo YKS 12QCA G1, e nestes dias de frio aqui no Rio Grande do Su, com o split ligado na função aquecer, ele funciona por um tempo e depois o barulho muda, ele para de aquecer e no visor aparece as letras “dF” (D minúsculo e F maiúsculo).
Alguém pode me ajudar? Tentei pesquisar na internet, mas não localizei este erro.
Obrigado.
Olá Ivo,
também não encontramos esse código no Manual de Códigos de Erro da York. Aconselhamos que compartilhe no Fórum do Ar Condicionado em “Códigos de Erro”, para que outros usuários e profissionais técnicos consigam lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Oi meu ar condicionado Komeco qd ligo a função para aquecer ele fica ligado um tempo uns 30, 40min, depois desliga fica piscando o visor e não liga mais. O visor fica ligado piscando mas nao volta a esquentar. Oq será q pode ser??
Olá Aline,
pode ser problema no compressor, falta de gás, ou sujeira nos filtros. Sugerimos que limpe os filtros e veja se vai continuar ocorrendo isso.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Obrigado pelo contato.
Boa noite,
meu split york de 18.000 quente/frio, começou a desligar antes de alcançar a temperatura desejada, ele fica entorno de 1 a 2 minutos desligado e liga novamente por mais uns 2 a 3 minutos e fica neste ciclo direto, num chegando mais na temperatura desejada.
detalhe: troquei sensor de ambiente e nada mudou mas se coloco o sensor dentro da água gelada ele fica liga direto não desligando mais como antes, qual a leitura correto do sensor em Ohms?
obrigado.
Olá Leandro,
aconselhamos que compartilhe essa dúvida com profissionais técnicos no Fórum do Ar Condicionado, para que um número maior de pessoas consiga visualizar e lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
dica muito util, salvou minha noite.
obrigado
Obrigado pelo contato Elias, esperamos sempre poder ajudar.
Bom dia,
Tenho ar condicionado da eletrolux, 9.000 btus..quando liga tá normal, esquenta…depois de um tempo ele para e dá código de erro H1, e começa sair bastante água na parte de fora.Há, e onde é pra sair a água, pelo caninho não sai. O que devo fazer?
Olá, Rejane.
Infelizmente, no momento, não possuímos o significado desse erro, mas estaremos atentos para colocá-lo em breve em nossa página de Códigos de Erro.
Por enquanto, aconselhamos que compartilhe sua dúvida em nosso Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos seu contato.
Obrigada.
bom dia,
tenho um split 9000 btus, philco função quente/frio.
na função quente, ligo ele, ele parece que vai funcionar e depois de mais de dez minutos só parecendo de vai funcionar, ele fica com dois traços no visor e não funciona mesmo, ele nem chega a esquentar. o que pode ser? não estou sabendo programa-lo, ou colocar a temperatura correta no aparelho, ou pode ser algum defeito mesmo?
Olá Juliane,
veja se esta postagem pode lhe ajudar. Caso não seja a programação e precisar de assistência técnica, acesse o Banco Nacional de Instaladores e encontre um profissional próximo de você.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde! ar polar 9 mil btus erro E 6 pode ser o que?
Olá Cássio,
temos manuais de códigos de erro de diversas marcas, você pode acessar aqui e encontrar o do seu aparelho. Se não encontrar, aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, compartilhando sua dúvida no tópico “Códigos de Erro”, para que profissionais técnicos consigam lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Minha máquina da rheem funciona as da E4 éa turbina fica fraca não faz a função turbo ela fica bem lenta ate desligar
Olá Everton,
de acordo com o manual de códigos de erro da Rheem, o erro E4 ocorre por anormalidade na na unidade externa ou sensor da serpentina. Se precisar de ajuda para encontrar uma assistência técnica próxima, acesse o Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Tenho um ar condicionado da philco split comprei a seis meses. Primeiro apareceu a luz vermelha com as letras CF.Limpei o filtro de ar e continuou aparecendo. Agora esta aparecendo também a letra LC, no manul diz que é limpeza de filtro automática. Gostaria de saber se é necessário chamar a assistência técnica ou com alguma dica resolve.
Olá Gabriela,
sugerimos que tente resetar o seu equipamento, pode ser que ele não tenha processado a informação de que os filtros foram limpos.
Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho.
Obrigado por seu contato.
Bom Dia! O meu ar condicionado é um Delonghi Pinguino tipo Portatil.de 12.000 btus, quando eu ligo ele em poucos instantes desliga sozinho e fica mostrando no distrey erro com as letras CF. Qual seria o erro e/ou defeito da placa e como resolver?
Grato.
oi, tenho um de 12 mil da pinguino ligo na tomada ele desliga em seguida e só aparece 24 c não aparece erro a luz enfraquece ele desliga oq pode ser?
Olá,
assim sem ver o aparelho fica difícil de dizer o que pode ser, pois pode ser várias causas como problema na energia elétrica, na placa, no compressor. Nesse caso o ideal é você chamar um profissional técnico para verificar. Se precisar de ajuda para encontrar uma assistência técnica próxima de você, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Olá José,
de acordo com o manual, o código “CF” aparece toda vez que for necessário substituir o filtro. A eficácia do filtro depende da dureza da água. É aconselhável substituí-lo a cada 5 anos. Estou encaminhando o manual para o seu e-mail.
Obrigado pelo contato.