* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
queria saber oq significa o codigo de erro E3 da komeco, pois quando desligamos a maquina do cliente ele aparece..
Olá Castro.
Infelizmente não possuímos a lista dos códigos da Komeco.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos o seu contato.
esse codico significa sensor de degelo amigo
Olá Tenho um Ar Condicionado Split 7000btu Electrolux…ele esta cuspindo agua durante o funcionamento, parece uma chuvinha se ficar na frente so split, e como fica em cima do movel fica complicado, devo procurar uma assistencia tecnica ou da pra mim resolver?
Olá Paulo.
Talvez o problema esteja no dreno do ar condicionado ou falha no sensor de degelo.
De qualquer forma, procure uma assistência técnica autorizada. Caso precise de indicação, neste link você encontra assistências técnicas em todo o Brasil.
Agradecemos o seu contato.
pocha minha geladeira electrolux df 46 depois de uma carga de 220 parou de fazer gelo e não estar gelando muito oque pode ser
Olá Fabiana.
Somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. O recomendado seria entrar com uma assitência técnica ou com a fabricante da geladeira.
Agradecemos o seu contato.
Tenho um ar condicionado Springer Carrier Innovare, instalado com um disjuntor termomagnetico de 36A/220v.
Quando ligo o disjuntor e ligo o aparelho o disjuntor desarma rapidamente. O que pode ser?
Posso substituir o disjuntor por um outro de 60A?
O COMPRESSOR DO APARELHO PODE ESTAR EM CURTO ESTE APARELHO JÁ SAIU DE LINHA O COMPRESSOR E ALTERNATIVO GASTA MUITA ENERGIA
NÃO COMPENSA GASTAR COM ELE COMPRA UM SPLIT
Olá Washington.
Verifique se a função programar ou o timer não está ligado no seu aparelho. Para saber mais sobre as funções do seu controle clique aqui.
Caso não funcione, entre em contato com uma assistência técnica autorizada. Caso precise de indicação, neste link você encontra assistências técnicas em todo o Brasil.
Agradecemos o seu contato.
ola amigo, tenho um brastempo clean 9000btu comprei há um mes, o técnico veio aqui em casa instalou normalmente o ar estava gelando 100%. Dormia com ele ligado durante a noite somente algumas vezes e agora a condensadora nao aciona. Coloquei o multimetro na ligacao que vai do split para a condensadora está mostrando 54v e quando testo no lado da condensadora nao está chegando energia. O que pode ser? troco a condensadora ou o split? ou faço outra fiacão?
Olá Lucas.
Talvez o problema seja na placa eletrônica. Aconselhamos que entre em contato com uma assistência técnica autorizada.
Caso precise de indicação, entre no Banco Nacional de Instaladores e encontre um próximo de sua residência.
Agradecemos o seu contato.
Ola tenho um ar 12.000 Bts,da Marca Delonghi Pinguino PAC AN 120.Minha duvida é quando o aparelho chega na temperatura desejada ele Desarma o compressor,certo ? Porquanto tempo é normal esse compressor ficar desarmado,pois o meu desarma e fica somente 4 minutos desligado.Obrigada
Olá Viviane.
Aconselhamos que entre em contato uma assistência técnica autorizada. Caso precise de indicação, neste link você encontra assistências técnicas em todo o Brasil.
Agradecemos o seu contato.
Olá amigos.
Tenho um ar condicionado split Eletrolux de 9.000 BTU’s e pela 2ª vez ele está apresentando um defeito que não consegui decifrar ainda.
Ele funciona normalmente durante toda a noite e quando desliguei ele hj e tentei ligá-lo novamente ele não ligou mais. Já troquei as pilhas do controle remoto, já resetei ele, a luz do aparelho está piscando direto no modulo operation, não está atendendo ao controle. Já abri a porta já fechei, já fiz de tudo e ele não quiz mais ligar.
Da outra vez que aconteceu isso, ele voltou a funcionar depois que fiz essas operações, é como se ele estivesse travado, não sei se foi através do controle… Sei que ele fica piscando em cima no modo operation e não funciona mais, já liguei e desliguei o disjuntor, mas não funciona!
Gostaria que alguém me desse uma pista antes de ligar pra uma oficina autorisada.
Fico no aguardo.
Obrigado
Giuseppe
Olá Giuseppe.
Provavelmente o modo Operation está ligado, procure no manual do aparelho as instruções de como fazer isso.
Caso o problema continue, entre em contato com uma assistência técnica autorizada através do Banco Nacional de Instaladores.
Participe do Fórum do Ar Condicionado, pois os outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos o seu contato.
Estou com um Ar condicionado Split Eletrolux -PI12F e hoje pela manha quando fui ligar simplismente não ligo… ele fica com a um led na cor amarela piscando bem rapidinho..
já troquei as pilhas mais nada adiantou.. oq devo fazer?
Olá Wendel.
Aconselhamos que entre em contato com uma assistência ténica autorizada através do Banco Nacional de Instaladores.
Participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos o seu contato.
Tenho um ar condicionado Komeco Split quente/frio e sempre que falta luz (em funcionamento ou não) o led amarelo do timer fica piscando e o ar-condicionado não funciona. Tenho que ficar desligando/ligando na tomada pelo menos por uns 20 min até que em uma dessas tentativas ele volta a funcionar.
Já tentei reset, desligar disjuntor/geral e não adianta. Somente este processo cansativo e de paciência…
O que pode ser?
Olá Patrício.
Sua dúvida é bastante técnica e infelizmente não temos este tipo de informação.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar.
Ou então localize uma assistência na sua cidade através do Banco Nacional de Instaladores.
Agradecemos o seu contato.
Comprei um ar split 12.000btus da Brastemp Clean que funcionou no primeiro dia e, após 4 dias sem funcionar, começou a aparecer no painel um erro F3 e parou de ativar o copressor e a ventilação da unidade interna. Gostaria de saber o que isto significa e se é simples de consertar ou se terei de chamar a assistência técnica.
Atte.
Olá Gustavo. Não temos o significado deste código. Aconselhamos que chame um profissional técnico. Neste link você e encontra profissionais em todas a regiões do país.
Agradecemos o seu contato.
eu persebie quer meu ar estava vazando ar por onde sai ar de vez emquando pingava agua e chamei uma pessoa pra fazer uma manutenção ai o carra fez a manutenção ai comtinuol o mesmo defeito pingando agua por onde sai o ar
Olá Gersione.
O problema pode no sensor de degelo, ou a umidade do ambiente está muito alta ou ainda o filtro pode estar sujo.
Recomendamos que acesse o Banco Nacional do Instalador e procure uma assistência técnica autorizada.
Em caso de dúvida acesse o Forum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos o seu contato.