* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
comprei um ar condicionado de 12 btu split passei mais de um ano sem tirar caixa. só que quando instalei apresentou defeito não está resfriando o ambiente.
fiquei na duvida com o cara que instalou por que antes de ligar os canos ele foi no local de tráz onde pega os canuítes e soltou todo o ar que tinha no aparelho. argumentou que teria de extrair esse ar. isso é normal?
Olá Reginaldo. Não poderei dizer ao certo qual é o problema, mas posso fazer três suposições sobre o caso.
1- o aparelho pode ter perdido o gás através de pequenos vazamentos durante o tempo em que ficou parado.
2 – este ar que foi liberado pelo instalador se chama expurgo, um procedimento correto para retirar de impurezas nos dutos.
3 – ou então, se o instalador nao for ético, este ar liberado pode ter sido o gás refrigerante, por isso deu aparelho nao resfria mais.
Recomendo que chame novamente o profissional que fez o trabalho para ele verificar as instalações. Ou se estiver procurando outro profissional técnico acesse o Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Springer Silentia digita 7500 BTU : Está com um problema de liga e desliga. Começou com espaçamento grande e agora mal começa a funcionar e já desliga, voltando a ligar a seguir e mantendo esta anormalidade. Qual seria a causa e como devo proceder? Grato
PODE SER O COMPRESSOR RUIM VERIFICAR A AMPERAGEM O CAPACITOR OU A PLACA ELETRONICA
PEDE PARA UM TECNICO LIGAR ELE DIRETO SEM PASSAR PELA PLACA SE ELE FUNCIONAR NORMAL E A
PLACA
Olá Marcos. Ou o seu aparelho está programado para fazer isso, ou está com um problema na parte eletrônica.
Chame um profissional do setor para verificar. Acesse o Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Att,
Boa tarde
acabo de comprar um ar condicionado consul de controle remoto e 7.500btus tdo instalado na forma correta, porem quando ele arma p começar a gelar segundos depois desarma voltando a ventilação e assim ele fica o tempo todo arma e desarma.
o que pode ser, ja veio um eletricista e disse que tdo esta ligado corretamente.
abraços
Olá Suellen. Você deve solicitar a visita de um profissional técnico em instalação de condicionadores de ar.
Talvez o defeito esteja na placa eletrônica.
Aqui você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade.
obrigado pelo contato.
Boa tarde Suellen o equipamento em questão provavelmente tem que substituir a placa deifeituosa
Olá.
Tenho um ar condicionado Consul 7500 btu, ele refrigera, mas desarma e vai para a ventilação muito rapido e na maioria das vezes chega a desarmar o disjuntor. Alguém poderia me ajudar.
Olá André. Talvez o problema do seu aparelho seja na parte elétrica. Aconselho que chame um profissional técnico para verificar.
Aqui você acessa o Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo seu contato.
tem uma luz vermelha piscando na minha split gree de 30.000 btus
BOM DIA TENHO UM AR KOMECO E ELE NAO LIGA NADA SO FICA PISCANDO A LUZ VERDE
Olá Vinícius.
Você já experimentou limpar os filtros? Saiba como realizar a higiene do seu aparelho neste post.
De qualquer forma se a luz não apagar, leia o Manual do Usuário.
Mesmo assim, se o problema persistir, chame uma assistência técnica autorizada. Caso precise de indicação, neste link você encontra assistências técnicas em todo o Brasil.
Agradecemos o seu contato.
meu ar e um consul 7500btus fica ligando e desligando toda hora o que pode ser
TALVEZ O APARELHO ESTA LIGADO NA TENSÃO ERRADA 127V OU 220 VERIFIQUE A TENSÃO DO APARELHO E A TENSÃO DA TOMADA QUE ESTA LIGADO
OU O COMPRESSOR ESTA RUIM COM A AMPERAGEM ALTA AI ELE DESLIGA PELO PROTETOR TERMICO ESPERO TER AJUDADO
Olá Marcio. Pode ser problema eletrônico ou no compressor. De qualquer forma, recomendo que chame um profissional do setor. Aqui você acessa o banco nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
sera que o compresor ta ruim obrigado
Saudações. Tenho um AC electrolux 10mil btus eletrônico. Sempre que ligo o AC apenas o compressor funciona e logo depois desliga, depois de uns minutos o compressor liga e desliga novamente e isso acontece umas 4 vezes até que o ventilador entra em funcionamento – uns 20 a 30 minutos depois e aí então o ar começa de fato a funcionar. Já troquei o capacitor e o problema continua o mesmo. O que fazer?
Olá Roberto.
Verifique se a função Timer está ativida. Neste post você poderá saber como desativá-la.
Caso o problema persista, entre em contato com uma assistência técnica autorizada. Se precisar de indicação, neste link você encontra assistências técnicas em todo o Brasil.
Agradecemos o seu contato.
tenho um ar condicionado electrolux 18000 btus. e apos instalado ele aparece no painel as ciglas S5. alguem sabe me explicar o significado? ou a soluçao do meu problema?
Olá Maurício.
Infelizmente não possuímos essa informação.
Recomendamos que chame um profissional técnico para avaliar o problema. Caso precise de indicação, neste link você encontra assistências técnicas em todo o Brasil.
Agradecemos o seu contato.
Tenho uma central de ar Cônsul 18000 BTU, depois de uma queda de energia não ligou mais, chamei o técnico e ele resolvei rapidamente e sem cobrar nada, como eu não estava em casa não pude perguntar qual havia sido o problema, minha secretária apenas falou que ele eu falou algo sobre a placa. Agora houve outra queda de energia e voltou a apresentar o mesmo problema. Será que posso resolver esse só, existe alguma coisa que pode ter desarmado na placa? Verifiquei o disjuntor e esta armado.
Olá Maria.
Essa questão deve ser vista com o instalador que realizou a manutenção. Caso precise de indicação, neste link você encontra assistências técnicas em todo o Brasil.
Agradecemos o seu contato.
Boa tarde!
Estou precisando da placa eletrônica p/ o split Elgin 12.000 BTUS. Poderia me ajudar? Obrigada!
Olá Eliane.
Somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
Para comprar peças separadamente aconselhamos que entre no Fórum do Ar Condicionado. Lá existe uma seção voltada para a venda de peças.
Você também pode tentar através deste link. Ou então localize uma assistência na sua cidade através do Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo seu contato.