* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
tenho um ar da consul 22 mil btus, ontem um aparelho de video game na minha loja deu um curto e eu desliguei no dijuntor tudo aqui na loja, quando liguei o ar não quis ligar, oque será que aconteceu? será que queimou só porque deliguei no dijuntor? testei a parte eletrica, esta tudo passando corrente, será que tem alguma coisa interna nele que desarmou? estou desesperado porque só menos de dois meses que compre ele na loja, me ajudem porfavor
Olá Tayrone. Acredito que seja necessário o olhar de um profissional técnico no seu aparelho. Geralmente quando o disjuntor é desligado e ligado o aparelho aciona seu sistema automaticamente.
Se estiver precisando de profissionais acesse o Banco Nacional de Instaladores filtrando pela sua cidade.
Obrigado pelo seu contato.
Att
Tenho um equipamento split komeco de 12000 btus quente e frio , quando ligo no modo quente , ele funciona por poucos segundos depois para, indicando o alarme E 8 o que será, obrigado Daniel.
Olá Daniel.
Confira o tópico sobre esse erro postado em nosso fórum.
Agradecemos seu contato!
boa tarde, estou com um ar 30000 btu instalado na mia loja, a placa eletrônica queimo, e a fabrica me mando outra pela garantia……
ao ser colocada, o produto marco no visor E7.
o que significa por favor………
Olá Pablo.
Neste manual da Elgin, página 27, consta o erro E7 que aparece em seu aparelho. Sugerimos que entre em contato com um profissional especializado.
Agradecemos sua visita.
meu Ar é da YORK E ESTA APRESENTADO O ERRO “E3” QUANDO LIGA, ELE LIGA E DESLIGA. O VENTILADOR NM ENTRA EM FUNÇÃO. O QUE FAZER?
Olá Dorivaldo. Não temos o significado deste código, mas ele pode ser filtros sujos demais. Experimente limpar os filtros e resetar o aparelho.
Se o problema persistir chame um profissional do setor acessando o Banco Nacional de Instaladores, filtrando pela sua cidade.
Obrigado pelo contato.
o que significa o codigo E3 no display do ar condicionado Comfee Split Hi Wall 7500 btus?
Olá Ana. Pode ser filtro sujo demais. Aqui neste post nós ensinamos a limpar os filtros. Caso o problema persista, chame um profissional do setor acessando o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade.
Obrigado pelo contato.
ola boa tarde gostaria de saber o que eh o erro F3 do brastemp clean de 12000 btus
Olá Jonatan. Não temos este significado em nossos materiais. Mas você já experimentou limpar os filtros do seu aparelho?
Tente fazer isso. Aqui neste link você vê como fazer em casa.
Caso o problema persista, chame um profissional acessando o banco nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Meu amos york 12.000 BTUS
ligo ele e aparece E8
O QUE PODE SER?
desde ja obrigado
Olá Douglas. Não temos o significado deste código em nossos arquivos.
Mas isto pode ser filtro sujo.
Experimente limpar os filtros e verifique o aparelho.
Se a luz ainda persistir, chame um profissional do setor.
Caso precise, aqui você acessa o Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Att,
Meu controle remoto Mídea quando aperto para ligar, acende todos os ícones e não aciona o ar-condicionado, já retirei e recoloquei as pilhas, apertei o botão reset com um palito mas não volta a funcionar… o quê pode ser o defeito? Me ajudem, obrigada!
Olá Ezequiel. Se você já entrou trocar as pilhas e resetar o dispositivo, acredito que ele esteja com defeito.
Talvez seja a hora de comprar um outro. Você pode comprar um universal (aqui você tem mais informações) ou então solicitar outro da sua marca por meio desse link.
E a última alternativa é comprar com algum profissional do setor acessando o Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
ola gostaria de saber um defeito E2 que mostrou no visor,é um ar consul 22000btus quente e frio poderia me dar uma ajuda?
Olá, Samuel.
Cada aparelho tem seu código de erro específico. Não temos o conhecimento do que cada marca quer dizer com as suas siglas, porém, o que pode estar acontecendo com o seu aparelho é que a higienização dele precisa ser regularizada. Muitas vezes a máquina acaba não fazendo o trabalho com eficiência ou até mesmo nem liga por causa da falta de limpeza nos filtros. Você pode chamar algum técnico para fazer o trabalho (encontre o profissional através do Banco Nacional de Instaladores). Ou faça você mesmo a higienização. Neste post nós ensinamos como deve ser feito.
gostaria de tirar uma dúvida, estou com um ar 12.000 as12uwbunxaz esta com um alarme com as duas luzes piscando e o evaporador não liga, e já troquei placa do display placa do de comando e não saiu o alarme, então precisa de uma ajuda, urgente, obrigado.
Olá, Orlando.
Certos aparelhos possuem diferentes maneiras de “expressar” o seu erro. No seu caso, pode ser que seu filtro esteja sujo. Como anda a higienização do seu aparelho? Acesse aqui para saber como se limpa o ar-condicionado split.
Se a limpeza está em dia, encontre o profissional técnico mais próximo de sua residência através do Banco Nacional de Instaladores.