* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
tenho um ar condicionado a 3 anos comfee de uns tempos para c[a sempre que chove o dijuntor desliga a energia , um tecnico disse que pode ser que tenha que trocar o dijuntor gostaria de uma opniao.
Bom dia, Isabelle
Que bom que já entraste em contato com um técnico. E se isso vem acontecendo seguidamente e o profissional recomendou a compra de outro dijuntor, acredito que seja esse o melhor passo a dar.
Para comprar peças separadamente aconselhamos três maneiras diferentes:
• Tentar comprar com algum profissional do setor. No Banco Nacional de Instaladores você encontra técnicos em todas as regiões. Ou se preferir algum profissional que você já esteja acostumada, também pode.
• Solicitar diretamente com a própria marca desejada. Neste post, relacionamos os links divididos por marcas.
• Negociar através do Fórum do Ar Condicionado. Veja na seção voltada para a compra e venda de peças.
Obrigado pelo seu contato.
meu ar condicionado split samsung esta com os três ledes piscando e não funciona nada nem no controle e nem manual o que deve ser. obg.
Olá, João
Muito estranho o manual do produto não responder a tua solicitação.
Nesses casos indicamos que poste a sua dúvida no nosso fórum. Todas as perguntas técnicas são postadas lá. De repente mais pessoas já passaram pela mesma coisa que tu e resolveram seu caso lá neste fórum.
Olá
Tenho um ar LG Libero inverter. Estava funcionando normalmente. ontem fui ligá-lo e ele não funcionou as luzes ficam piscando. 4 vezes uma e 5 vezes a outra. O que pode ser ?
Att.
Bom dia, Fernando
Para você, recomendo entrar em contato com o pessoal da assistência técnica da LG. Neste link você seleciona a sua região que será informado o telefone dos mesmos. De repente por telefone mesmo você já resolve o seu problema.
Outra forma mais rápida é acessar o nosso fórum onde o pessoal responde dúvidas semelhante as tuas.
Ola comprei um ar condicionado komeco 12.000 Btus .
Na função gelar ele funciona bem , mas na quente ele vem apresentando um defeito .
Ele esquenta bem só que quando vai desligar o compressor faz um barulho muito grande .
e notei que em dias bem frios esse barulho não acontece.E as vezes aparece um defeito no visor E8 . Oque pode ser isso ?
Olá, Adriano.
Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Recomendamos que chame um profissional técnico para avaliar o problema. Caso precise de indicação, neste link você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para encontrar profissionais mais próximos de sua localidade.
Agradecemos o seu contato.
Olá tenho um ar condicionado SPLIT KOMECO e ele liga normalmente e começa a esfriar. Mas depois d uns minutos o compressor desliga e fica tentando religar, mas sem sucesso. E se eu mudar de temperatura no controle remoto com o ar condicionado ligado o compressor desliga e fica tentando religar mas não religa. Qual é o problema? Ja troquei capacitor, troquei a parte elétrica e nada. O ventilador da condessadora fica ligada mas o compressor fica desligado tentando religar. O que eu faço? Por favor não me diga para procurar uma assistencia técnica.
Desde já, obrigado.
Olá Erijan. Este é um caso bem curioso, pois você já tomou algumas das ações que seriam necessárias, mas mesmo assim o aparelho apresenta problemas. Infelizmente eu não tenho a resposta para seu problema, mas recomendo que poste o seu caso no Fórum do Ar Condicionado, pois lá outro memboras poderão lhe ajudar nessa questão.
Obrigado pelo contato e boa sorte.
Att,
queria uma informação,tenho ar condicionado da Midea frio 12.000 btus,ele liga normalmente e desliga,más depois de umas 5 desligada ele começa a ligar e desligar o compressor de 20 em 20 segundo o que pode ser?desde ja agradeço Obs:(desliga o compressor junto com a helice)
Olá Ana Carolina. Talvez o seu aparelho esteja com problemas no compressor ou então na placa eletrônica. De qualquer forma recomendo que chame um profissional do setor para averiguar seu aparelho. Aqui você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade.
Obrigado pelo contato.
Att,
boa tarde tenho uma rheen 60 mil btus queria saber o que siguinifica o alarme e4
Olá Elthon. Não temos o significado deste código. Você já experimentou limpar os filtros do seu aparelho? Aqui neste post ensinamos a fazer isso.
Se o problema persistir, chame um profissional do setor através do Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade.
Obrigado pelo seu contato.
tenho um ar inverter mideia de 24000 btus e estar aparecendo E1
o que fazer
Olá Kleber. Não sabemos mo significado deste código, mas você já experimentou limpar os filtros do seu aparelho?
Aqui neste link ensinamos como fazer isso.
Caso o problema persista, chame um profissional do setor acessando o Banco Nacional de Instaladores.
obrigado pelo contato.
Tenho um splint 9000 btus electrolux, hoje pela manha desliguei ele e quando fui ligar ele não queria mais ligar, a luz do modo operacion fica piscando bem rapido e a luz laranja do modo time esta ligada, não sei o que fazer e o manual não explica nada direito, ja fiz de tudo e quando aponto o controle ele nem responde….
Olá Mayara.
É porque a função Timer está ativida. Em muitos controles há um botão com o símbolo de um relógio, clique nele para desativá-lo. Caso não tenha esta função, clique em Mode até aparecer o símbolo.
Agradecemos o seu contato.
Tenho um ar split 12000 carrier, ele liga, funciona 2 minutos e para de funcionar, ai fica piscando uma luz vermelha no painel!! sera que é problema de placa?
Olá Rodrigo.
Recomendamos que chame um profissional técnico para avaliar o problema. Caso precise de indicação, neste link você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para encontrar profissionais mais próximos de sua localidade.
Agradecemos o seu contato.