Redação do WebArCondicionado
Em muitos lugares do Brasil as pessoas ainda têm apenas a rede elétrica de 110v em casa, e como já quase não existe mais condicionador de ar Split nessa voltagem, surge a dúvida: posso usar um transformador no ar-condicionado?
Os Splits aliás são os modelos mais populares do mercado, e quase toda sua produção é 220v. O único ar-condicionado Split 110v/127v disponível no momento para compra é o Split Dual Inverter do LG (clique aqui para ver o preço).
E isso acontece mesmo o Brasil possuindo redes com as duas voltagens. Quer saber o porquê?
A principal razão é, como já esperamos, econômica: fabricar somente uma voltagem é mais barato. Desse modo, para quem adquire um aparelho de 220v, mas sua casa só comporta 110v, torna-se necessário pedir uma rede 220v para a sua concessionária de energia.
Ou então instalar um transformador para poder utilizar o aparelho.
Mas usar o Transformador no Ar-Condicionado é recomendado?
Apesar de o uso do transformador ser o único meio para adaptar a utilização do ar-condicionado nesses casos (quando não se pede a rede 220v), muitos profissionais defendem que isso não é uma boa prática.
Os instaladores alertam que o transformador oferece riscos como: prejudicar o aparelho, diminuir sua vida útil e até mesmo estragar o ar-condicionado. Isso porque o transformador tem uma vida útil bem menor que um condicionador de ar, podendo assim comprometer o funcionamento eletrônico do aparelho.
É válido lembrar que a alimentação elétrica tem variáveis importantes e que não se limitam à voltagem, precisando considerar também a watagem, frequência em hertz e principalmente a amperagem.
“Como consultores, não podemos desconsiderar essas variáveis. Há condicionadores de ar fabricados para funcionar em 127 volts, porém, antes de indicarmos a instalação precisamos nos assegurar que as demais variáveis também sejam atendidas, para a segurança dos usuários. Por causa disso, é necessária a intervenção de um eletricista”, aconselha Salvador Fraga, consultor de sistemas de climatização.
E o que dizem os eletricistas?
O uso de transformador, segundo o eletricista Gilson Carlos Pessanha, é indicado somente em últimos casos. “Caso o morador não disponha de rede bifásica ou trifásica, o transformador será a sua última opção. Porém, o consumo de energia será maior”, explica.
Desse modo, se você estiver passando por essa situação, aconselhamos que você consulte um eletricista ao adquirir o ar-condicionado, antes mesmo de pôr em uso, a fim de garantir a voltagem correta e verificar as condições e riscos da instalação do transformador.
No Fórum do Ar Condicionado você pode conversar com um profissional para esclarecer as suas dúvidas.
Evite utilizar Transformador no Ar-Condicionado
Resumindo, o melhor é não usar. Transformador é vendido em especificações diferentes do ar-condicionado, o que faz com que muita gente leve em conta apenas a voltagem e acabe adquirindo um transformador sem potência o suficiente para o aparelho.
Isso causa quedas de tensão e pode sobreaquecer e queimar componentes do equipamento de climatização. Como o transformador tem uma vida útil bem menor, seu desgaste pode afetar o ar-condicionado da mesma forma. Lembrando também que o consumo de energia será bem maior.
Riscos do transformador no ar-condicionado
- Consumo excessivo de energia
- Descarga elétrica e superaquecimento (as variações de tensão exigem muito do transformador, e o comportamento do mesmo se torna imprevisível)
- Curto-circuito e risco de incêndio
- Danos ao aparelho
Solução ideal para ligar Ar-Condicionado 220v em rede 110v
Parece óbvio, mas é isso aí: peça uma rede 220v para a sua concessionária de energia elétrica. Às vezes custa caro e dá trabalho, sem contar a burocracia ou acessibilidade de certos pontos do Brasil, mas é ainda mais barato e menos trabalhoso do que lidar com as consequências dos riscos do transformador.
E se ainda não comprou seu ar-condicionado, utilize nosso Comparador de Preços para encontrar a Melhor Oferta do aparelho que você busca.
Respondemos a questão sobre usar transformador no ar-condicionado? Se ainda tem alguma pergunta, manda aqui nos comentários!
Afinal posso ou não utilizar o transformador no ar condicionado o meu é um ar de janela de 7500 BTUs
Olá Roberto,
os profissionais do setor não indicam, o ideal é pedir alteração da rede para bifásica.
Obrigado pelo contato.
Não existe o menor problema em utilizar transformador em Split, desde que sua potência esteja adequada ao aparelho e a fiação seja corretamente dimensionada. Por exemplo, se você tiver um Split cuja potência é de 1.000 Watts, deve buscar um transformador um pouco maior (1.200 W a 1.500 W), sua fiação até o disjuntor deve suportar 10 amperes e o problema estará resolvido.
Óbvio que o ideal é a residência possuir 220V, mas se não tiver, pode usar sem medo. O Ar condicionado não vai consumir mais energia nem vai dar defeito por conta disso.
O ar condicionado é um aparelho para ser ligado em redes de corrente alternada. A forma construtiva do ar condicionado contém compressores, ventiladores que o tornam um equipamento longe de ser puramente resistivo. Portanto o ar condicionado deve ser considerado como um equipamento que contém uma potência reativa. Não estão em fase a tensão e a corrente elétrica. Esqueça Watts, use sempre volt ampere.
Desta forma pode se usar um transformador, ou até um auto transformador (mais econômico), mas lembre se que o transformador tem características importantes. Nunca use um transformador 110/220V em uma rede 127V. Se 127Volts no primário do transformador 110/220, no secundarioteremos 2x127V = 254V, acima da tolerância do equipamento.
Sem o consumo do ar condicionado, por exemplo na condição em repouso o transformador consome potência, podendo aquecer. Se o transformador for de 1200VA com 90% de rendimento, considere que 10% de 1200VA será dissipado na forma de calor.
Transformadores podem vibrar em 60Hz gerando barulho incômodo, ou até em outra frequência, dependendo da forma construtiva do núcleo.
Prezados,
Muito boa matéria.
Mas e quando o Estado fornece somente voltagem 110v, que é o caso do Estado de Mato Grosso do Sul?
Estamos refem desta prática.
E em inúmeros casos que atendo sempre há problemas de desarme do disjuntor, compressor queimado e etc…
Tenho um inverter de 9.000 em um quarto de 4×3 ligado em um transformador de 110/220 !
Instalações feitas por profissionais de qualidade !
Enfim esta consumindo uma média de R$ 8.00 por dia de energia ligado 8 horas !
Gela muito bem !
Pode ser defeito no aparelho ?
Olá Campos,
não podemos dizer o que pode ser assim a distância, sem ver o equipamento, mas transformadores não são indicados para ligarem aparelhos de ar condicionado. Se precisar de indicação de assistência técnica pesquise no Banco Nacional de Instaladores e Assistências.
Obrigado pelo contato.
Olá,
não tenho um ar-condicionado, tenho um Climatizador (quente, frio e umidificador) que é 220v, consome até 2100VV. Comprei um transformador de energia prq na minha cidade é 110v.
O transformador tem capacidade para 3500VV, então aquenta o aparelho com certa folga.
Porém, tenho medo. Tem algum limite de horas q pode ficar conectado? Percebo que o transformador esquenta bastante quando está conectado na tomada, mesmo que o aparelho não esteja ligado. Isso é normal?
Abraços
Olá Thales,
somos um portal de comunicação e comparador de preços de ar-condicionado, aconselhamos que contate um profissional eletricista.
Obrigado pelo contato.
Boa Tarde! estou com uma dúvida cruel, minha residência usa 110V, preciso saber qual tipo de ar condicionado devo usar, de janela de 7500 btus ou split de 9000 btus? pois se eu comprar uma split sei que vou ter que usar com um auto transformador, ai vem minha dúvida! qual deles vai ser mais econômico para mim, usar um de janela de 7500 ou 10.000 btus ligado normalmente na tomada de 110V, ou uma split de 9000 com auto transformador? claro! todos os dois com selo procel, sei também que a split é muito mais silenciosa, mais se tratando em consumo, qual deles devo comprar?
Olá Reginaldo,
vamos por partes:
1º: um ar-condicionado de 9000 BTU consome mais energia do que um de 7500 BTU. Porém, se o ambiente precisa de 9000 BTU e você colocar um aparelho de 7500 BTU, esse aparelho vai ter que fazer muito mais esforço para climatizar o local, passando a consumir mais energia do que se ele estivesse corretamente dimensionado.
2º: não se usa Split com transformador, todas as residências que são 110V devem solicitar a alteração de uma das tomadas para 220V.
Então, se você não tem interesse em alterar nada, sugerimos que compre um aparelho 110V de janela. Eles são bem econômicos e os mais novos não são barulhentos.
3º: Antes de comprar faça o cálculo para saber quantos BTU o seu ambiente precisa e nunca compre um aparelho com potência menor e nem muito maior. Veja aqui as consequências.
Aqui você faz o cálculo de BTU.
Espero ter ajudado.
Obrigado pelo contato.
Ola , meus amigos podem me tirar uma duvida : Gostaria de saber se a marca de ar fontaine é aconselhavel , pretendo instalar um ar de 120000btus em uma sala de 24 m quadrado com rede 110v , não quero e nem gosto de ar gelado , com esse ar e com essa metragem da sala consigo manter a sala fresca sem esta gelada como o pessoal gosta , nela tem um computador e trabalha somente uma pessoa , muito grato .
Olá Washington,
a quantidade de BTU precisa estar de acordo com o tamanho do ambiente para o ar-condicionado funcionar corretamente, não consumir energia em excesso e não estragar por fazer força demais para climatizar um ambiente que necessitaria de mais BTU. A temperatura que você quer manter na sala, você vai controlar pelo controle remoto, escolhendo quantos graus deseja e isso não tem a ver com a quantidade de BTU.
Para uma sala com 24m², um computador e uma pessoa, você precisa de no mínimo 15000 BTU. Aqui nós explicamos melhor as consequências de instalar um aparelho com capacidade menor do que o indicado. E aqui você mesmo pode fazer o cálculo.
Sobre a marca, não temos recebido reclamações. Instale o aparelho com um profissional autorizado da marca, para que a instalação seja feita de acordo com as especificações do fabricante e você não terá problemas.
Espero ter lhe ajudado.
Obrigado pelo contato.
Eu comprei um ar condicionado de 110V, sendo de 12.000btus, contudo, a voltagem da minha residência é 220 e é trifásica. O que vc aconselha? Posso utilizar um conversor ou devo contratar o eletricista para fazer essa alteração, sendo que o apartamento é alugado. Poderia me ajudar em que devo fazer?
Obrigado.
Olá Doriva,
o ideal é solicitar à concessionária de energia uma tomada 110V e instalar um disjuntor.
Obrigado pelo contato.
Ola gostaria de saber se em uma rede de 110v posso instalar dois ar split fontaine de 12000btus110/127 . pois esta conplicado fazer o aumento de carga junto a cemig por ser um pequeno condominio ,e a sala possui 25m quadrados o que podem me orientar
, desde agradeço muito
Olá Washington,
se a rede é 110V e os aparelhos também são, pode instalar sim. Mas aconselhamos instalar com um disjuntor para cada aparelho.
Obrigado pelo contato.
Bom dia!!
Vamos ver se alguém pode me ajudar: ganhei um ar de janela, Eletrolux de 18.000 BTU´s, e, pretendo instalar na sala de casa (12m²) e caio no mesmo cenário: a casa é somente 110v. Pelo que andei lendo e conversaram, me recomendaram o transformador http://upsai.com.br/autotransformador.html de 4000VA. Terei problemas? Não me preocupo com o consumo…
Abraço e bom carnaval a todos!!
Olá Diego,
se o aparelho é 220v o ideal é solicitar alteração da rede para bifásica e instalar um disjuntor para o ar-condicionado, não aconselhamos o uso de transformadores para ar-condicionado. Se mesmo assim decidir colocar aconselhamos que chame um técnico para ver qual a potência ideal. Se precisar de ajuda para encontrar uma assistência técnica próxima de você acesse nosso Banco Nacional de Instaladores e Assistências.
Obrigado pelo contato.