Redação do WebArCondicionado
Em muitos lugares do Brasil as pessoas ainda têm apenas a rede elétrica de 110v em casa, e como já quase não existe mais condicionador de ar Split nessa voltagem, surge a dúvida: posso usar um transformador no ar-condicionado?
Os Splits aliás são os modelos mais populares do mercado, e quase toda sua produção é 220v. O único ar-condicionado Split 110v/127v disponível no momento para compra é o Split Dual Inverter do LG (clique aqui para ver o preço).
E isso acontece mesmo o Brasil possuindo redes com as duas voltagens. Quer saber o porquê?
A principal razão é, como já esperamos, econômica: fabricar somente uma voltagem é mais barato. Desse modo, para quem adquire um aparelho de 220v, mas sua casa só comporta 110v, torna-se necessário pedir uma rede 220v para a sua concessionária de energia.
Ou então instalar um transformador para poder utilizar o aparelho.
Mas usar o Transformador no Ar-Condicionado é recomendado?
Apesar de o uso do transformador ser o único meio para adaptar a utilização do ar-condicionado nesses casos (quando não se pede a rede 220v), muitos profissionais defendem que isso não é uma boa prática.
Os instaladores alertam que o transformador oferece riscos como: prejudicar o aparelho, diminuir sua vida útil e até mesmo estragar o ar-condicionado. Isso porque o transformador tem uma vida útil bem menor que um condicionador de ar, podendo assim comprometer o funcionamento eletrônico do aparelho.
É válido lembrar que a alimentação elétrica tem variáveis importantes e que não se limitam à voltagem, precisando considerar também a watagem, frequência em hertz e principalmente a amperagem.
“Como consultores, não podemos desconsiderar essas variáveis. Há condicionadores de ar fabricados para funcionar em 127 volts, porém, antes de indicarmos a instalação precisamos nos assegurar que as demais variáveis também sejam atendidas, para a segurança dos usuários. Por causa disso, é necessária a intervenção de um eletricista”, aconselha Salvador Fraga, consultor de sistemas de climatização.
E o que dizem os eletricistas?
O uso de transformador, segundo o eletricista Gilson Carlos Pessanha, é indicado somente em últimos casos. “Caso o morador não disponha de rede bifásica ou trifásica, o transformador será a sua última opção. Porém, o consumo de energia será maior”, explica.
Desse modo, se você estiver passando por essa situação, aconselhamos que você consulte um eletricista ao adquirir o ar-condicionado, antes mesmo de pôr em uso, a fim de garantir a voltagem correta e verificar as condições e riscos da instalação do transformador.
No Fórum do Ar Condicionado você pode conversar com um profissional para esclarecer as suas dúvidas.
Evite utilizar Transformador no Ar-Condicionado
Resumindo, o melhor é não usar. Transformador é vendido em especificações diferentes do ar-condicionado, o que faz com que muita gente leve em conta apenas a voltagem e acabe adquirindo um transformador sem potência o suficiente para o aparelho.
Isso causa quedas de tensão e pode sobreaquecer e queimar componentes do equipamento de climatização. Como o transformador tem uma vida útil bem menor, seu desgaste pode afetar o ar-condicionado da mesma forma. Lembrando também que o consumo de energia será bem maior.
Riscos do transformador no ar-condicionado
- Consumo excessivo de energia
- Descarga elétrica e superaquecimento (as variações de tensão exigem muito do transformador, e o comportamento do mesmo se torna imprevisível)
- Curto-circuito e risco de incêndio
- Danos ao aparelho
Solução ideal para ligar Ar-Condicionado 220v em rede 110v
Parece óbvio, mas é isso aí: peça uma rede 220v para a sua concessionária de energia elétrica. Às vezes custa caro e dá trabalho, sem contar a burocracia ou acessibilidade de certos pontos do Brasil, mas é ainda mais barato e menos trabalhoso do que lidar com as consequências dos riscos do transformador.
E se ainda não comprou seu ar-condicionado, utilize nosso Comparador de Preços para encontrar a Melhor Oferta do aparelho que você busca.
Respondemos a questão sobre usar transformador no ar-condicionado? Se ainda tem alguma pergunta, manda aqui nos comentários!
Bem pessoal o uso de um trafo no arcondicionado vai acarreta no aumento de sua conta de energia vem o problema pra se encontrar um trafo de 220x110x3000 e ainda vem o problema de oscilação da rede,é mais facio comprar um compressor de 220v e substituir o orinal do aparelho,esta é minha opiniaõ.
Sr. Consultor de Ar-condicionado voce deve estar enganado pois um Aparelho Elétrico ligado em 220 volts consome a mesma energia (Potência em watts) que se ligado em 127 volts,o que diferencia é que a Amperagem do aparelho 220v é menor que a Amperagem do aparelho 127volts. quanto ao uso do transformador, o mesmo funciona corretamente se o mesmo for calculado e instalado corretamente.
Acho muito bom esse tipo de comentário.Para que pessoas tenham uma boa visão tanto de produtos quanto de quem presta serviços de instalação. O que é meu caso sou eletricista e instalador de split na região oeste do Parana . Toledo
Obrigado pelo contato Delmir. Você já fez seu cadastro em nossa busca por instaladores? Acesse aqui e veja como é fácil. O cadastro é gratuito.
essa informação foi muito bom mesmo valeu.
AFINAL NÃO ENTENDI NADA ,PODE USAR TRANSFORMADOR?
SÓ ME RESPONDER SIM OU NÃO,LERO LERO NÃO ADIANTA É ISSO É AQUILO,VOLTAGEM,ELETRICISTA.
o uso do transformador não é aconselhavel, no entanto se quiser pode usar um com uma capacidade de amperagem de no mínimo 40 por cento a mais, na minha opinião compensa mais você pedir a mudança de voltagem de sua residência, pois sai mais barato que o transformador, sem contar a segurança né E
manuel
Boa tarde caro amigo Emanuel, Não!
Olá Emmanuel,
o uso de transformador implica na perda de garantia do fabricante. Quando feito isso, o consumidor está confiando unica e exclusivamente no transformador. Por isso, se houver alguma falha no transformador, automaticamente o ar-condicionado será danificado.
Obrigado pelo contato.