Local depende de diversos fatores e varia conforme o modelo
Uma dúvida muito comum é em que local vai ficar a tomada para ligar o ar-condicionado na rede de luz. A pergunta costuma aparecer em quem compra pela primeira vez ou mudou de endereço e vai instalar o aparelho novamente.
Dois pontos vão influenciar no espaço em que será colocada a tomada: o modelo e a tecnologia usada pela máquina. Sem falar que existem diversos fabricantes e cada uma possui a sua maneira para conectar o ar-condicionado à estrutura elétrica da casa.
Algumas dessas dicas foram compartilhadas pelos profissionais Rafael Barbosa dos Santos, da RS Climatização, Eduardo Couto Parnoff, da Duar Climatização, e Daniel Fortes Cunha, da Md Split.
Veja agora em que parte da estrutura será instalada a tomada do ar-condicionado!
Onde fica a Tomada do Ar-Condicionado Split
Antes de mais nada, ressaltamos que a tomada do ar-condicionado, também chamada de ponto elétrico, em nada vai interferir na estética do local. Pode ficar tranquilo quanto à decoração e ao aspecto visual da parede do ambiente climatizado.
Quando se trata de ar-condicionado Janela, a questão fica simples. Tradicional modelo, formado todo por uma única peça, a tomada geralmente fica no mesmo espaço no qual está o equipamento.
Usados para climatizar grandes ambientes, nos equipamentos Cassete e Piso Teto, a maior parte dos pontos elétricos ficam na condensadora, ou seja, na unidade interna.
Nos tipos de ar-condicionado Split Hi Wall, fica mais complexo. Modelo, fabricante e tecnologia, são critérios que definem em que local ficará a tomada.
Modelo Split Hi Wall
No modelo mais popular, o split Hi Wall, o ponto elétrico pode ficar tanto na parte externa quanto interna da casa. Em marcas como a LG, a Samsung, a Midea, a Daikin, a Fujitsu e a Springer Midea, a alimentação elétrica é pela condensadora: unidade externa.
Por outro lado, em modelos das fabricantes Electrolux, Gree e Philco, a entrada é pela evaporadora, na unidade interna.
Em aparelhos da Elgin vai depender da tecnologia, pois nos Inverter é pela condensadora, parte externa. Já nos convencionais dessa marca, o ar-condicionado será ligado na rede elétrica pela evaporadora, na unidade interna.
Atenção com a instalação elétrica
Assim como qualquer aparelho, o ar-condicionado precisa ser conectado à rede de energia elétrica. E para que tenha estabilidade e trabalhe sem problemas, é indicado que o equipamento tenha um disjuntor e uma tomada próprios.
Conforme explicamos na matéria “Como preparar a rede elétrica para instalar um Ar-Condicionado?”, a parte elétrica mal feita sobrecarrega a rede de luz, oferece riscos para a casa e diminui a vida útil do aparelho.
Nunca tente montar a Tomada Elétrica do Ar-Condicionado em casa. Para realizar o procedimento, você precisa de conhecimento técnico. Por esse motivo, o ideal é sempre chamar um técnico para cuidar disso.
Redação WebArCondicionado
Foi boa informaçao , obrigado.
Oi Rogerio, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o seu comentário.
Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens.