Redação WebArCondicionado (com informações do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia)

Uma cidade de grande aglomeração urbana, com intensa atividade econômica, vida cultural ativa e muitas praias. Assim é Recife, capital do Pernambuco, terceira cidade mais populosa do nordeste com 1,7 milhão de habitantes.

A “capital do frevo e do maracatu” tem um clima tropical úmido, muito típico do litoral nordestino. A umidade relativa do ar é alta, a amplitude térmica é baixa e as precipitações são abundantes ao longo do ano. A temperatura média compensada anual é de aproximadamente 26 °C, chegando a 30 °C no verão. Não dá pra dispensar o ar-condicionado ligado na maior parte do tempo.

Levando em conta o grande número de arranha-céus no Recife, a formação de ilhas de calor é comum. Isso contribui para uma diferença de temperatura grande em um mesmo local. Segundo uma pesquisa da UFPE, a temperatura pode variar em até 13 °C em um mesmo ambiente na cidade.

A temperatura ao longo do ano

Na capital do Pernambuco, o verão parece ser sempre muito mais longo que o inverno. Moradores costumam brincar com o nome da cidade, chamando-a de “Hellclife” (trocadilho com a palavra “hell” – inferno, em inglês) por conta do calor. A expressão também é usada, às vezes, em um sentido mais pejorativo – para tratar da violência urbana que marca tantas cidades brasileiras.

As temperaturas máximas médias vão de 31 °C, nos meses mais quentes, a 29 °C. Não dá pra dizer que o inverno é marcante, não é mesmo? E muito menos que o ar-condicionado vai ser ligado na posição de aquecedor.

Dia e noite bem marcados

Perto da linha do Equador, a duração do dia e da noite em Recife não varia significativamente durante o ano. Na cidade, faz cerca de 12 horas de Sol o ano inteiro – com meia hora a mais ou a menos do que isso.

As chuvas

O índice pluviométrico é superior a 2.000 milímetros (mm) anuais, concentrados entre abril e julho. As precipitações podem vir acompanhadas de raios e trovoadas e com forte intensidade. Muitas vezes, ocasionando em alagamentos na cidade.

Marcos recordes do clima

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que tem uma estação meteorológica no Recife localizada dentro do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), temos alguns índices:

– maior temperatura: 35,1 °C (21 de março de 1988;
– menor temperatura: 15 °C (2 de setembro de 1965 e 4 de agosto de 1999);
– maior acumulado de precipitação em 24 horas: 335,8 mm (11 de agosto de 1970);
– mês de maior precipitação: abril de 1973, com 770,4 mm.

Os dados foram coletados desde março de 1961.

Compartilhar: