Atualizado em 21/05/2019
Muitas são as dúvidas que surgem no momento de comprar um aparelho.
Uma delas é se a serpentina do ar-condicionado é de cobre ou de alumínio.
Nós vamos ajudar a acabar com essa dúvida.
Mas antes, queremos abordar a importância da serpentina para a máquina.
Função Serpentina do Ar-Condicionado?
É a serpentina, através do fluido refrigerante, que refrigera o ar que irá para o ambiente a ser climatizado.
Qual a Melhor: Cobre ou Alumínio?
O cobre é um material mais resistente que o alumínio. Ainda tem uma condutibilidade térmica maior.
Por isso, o cobre é mais procurado no mercado e o mais indicado pelos profissionais do ramo.
Moro no Litoral, Uso Ar-Condicionado com Serpentina de Cobre?
Quem mora ou passa grande parte do tempo no litoral, sabe que os cuidados com o ar-condicionado devem ser redobrados.
Isso porque as peças se deterioram mais facilmente.
Isso diminui vida útil do equipamento se não houver um cuidado maior comparado aos locais sem maresia.
Porém, as primeiras peças a serem afetadas pela maresia são a estrutura (caixa da evaporadora) e o ventilador.
A serpentina é a última a ser corroída pela maresia.
Por isso, para regiões litorâneas, a serpentina de cobre é a mais aconselhada pelo mesmo motivo que ela é mais aconselhada em qualquer região, por ser mais resistente.
Portanto, se o aparelho que você tem na praia possui serpentina de alumínio, saiba que isso não é um problema.
Pelo menos em um curto espaço de tempo, pois a maresia primeiro irá danificar a estrutura do equipamento.
Hoje algumas marcas já estão fabricando as condensadoras com a estrutura de plástico.
Essa é a mais indicada para locais onde há maresia. Se a estrutura não for danificada, as peças no interior dela também não serão.
Marcas de Ar-Condicionado com Serpentina de Cobre
Para acabar com a dúvida sobre quais marcas oferecem aparelhos com condensadora de cobre, entramos em contato com as principais fabricantes.
Obtivemos então as seguintes respostas:
Midea
A fabricante Midea informou que todas as condensadoras dos seus aparelhos Split Hi Wall das marcas Midea, Springer/Midea e Carrier, indicados para instalações residenciais, são montadas com serpentina de cobre.
“Todos os nossos Hi Wall utilizam serpentina de cobre. Como eles são os mais adequados para climatização residencial, talvez sejam as melhores indicações”. Já para instalações comerciais a fabricante oferece aparelhos da marca Toshiba.
Elgin
A Elgin, nos passou a seguinte informação: “todos os modelos de Split Hi Wall, cassete e piso teto com capacidade até 30000 BTU possuem serpentina de cobre”.
Komeco
De acordo com a Komeco, todos os seus aparelhos de ar condicionado possuem condensadora de cobre, inclusive os modelos Mini Split Ambient, Lotus e Maxime.
Agratto
A empresa Ventisol, que fabrica os aparelhos de ar condicionado da marca Agratto, informou que todos seus equipamentos possuem serpentina de cobre. “Todos os nossos aparelhos split são Classe A, com R410a e com serpentina de cobre”.
Fontaine
A fabricante Fontaine também nos informou que todos os seus aparelhos possuem serpentina de cobre. Lembrando também que a Fontaine é a única que fabrica aparelhos Split de 110v atualmente.
Gree
Todos os aparelhos das Gree fabricados atualmente contam com condensadora com serpentina de cobre.
Fujitsu
Em contato com a Fujitsu, fomos informados o seguinte: “todos equipamentos da Fujitsu trabalham com tubos de cobre de alta eficiência, e nunca utilizamos tubos alumínio em nossos equipamentos.”
LG
Segundo a fabricante LG, “todos os modelos comercializados atualmente possuem a serpentina de cobre”. Porém, ainda é possível encontrar no mercado alguns aparelhos, de ciclo “frio”, mais antigos, com serpentina de alumínio.
Electrolux
De acordo com a fabricante Electrolux, todos os seus aparelhos Inverter e Janela possuem serpentina de cobre. Apenas quatro modelos de aparelhos Split Hi Wall convencional (On/Off) de ciclo frio ainda são fabricados com serpentina de alumínio.
Outras Marcas
Não conseguimos contato com as Fabricantes: Samsung, Consul, Philco e York.
Mas após uma longa pesquisa em lojas, manuais e até mesmo verificando aparelhos, constatamos que todas as fabricantes de ar-condicionado estão trabalhando bastante para oferecer produtos de qualidade aos seus clientes, desenvolvendo tecnologias cada vez mais avançadas e usando materiais de boa qualidade.
Leia mais:
Veja o que Descobrimos
Todos os aparelhos Split de ciclo quente/frio da Samsung possuem serpentina de cobre. Já nos equipamentos de ciclo frio, elas são de alumínio.
As marcas Consul, Philco e York possuem aparelhos tanto com serpentina de cobre quanto de alumínio. Não depende do ciclo, e sim, do modelo.
Se você tem alguma informação diferente, por favor, nos envie através dos comentários logo abaixo do texto. Sua contribuição será muito importante para nós e para outros consumidores.
Dica para Escolher ar-condicionado
Independente do material da serpentina ser cobre ou alumínio, o ar-condicionado é um bem durável que não pode ser usado um ano ou dois e jogado fora.
Ou seja, quando são bem instalados (por profissionais qualificados), utilizados de forma adequada e revisados periodicamente, costumam ter uma vida útil muito longa.
Quando for instalar seu aparelho, chame um profissional autorizado da marca. Isso fará muito mais diferença do que o material da serpentina.
Com essa informações, já sabe tudo sobre a serpentina de cobre do ar-condicionado.
Boa tarde, dizer que serpentina de alumínio é tão resistente quanto a do cobre é propaganda enganosa desses fabricantes desonestos de aparelho condicionadores de ar. Tenho mais de 25 anos de serviços prestados na área de refrigeração e afirmo com toda minha minha experiência, serpentina de alumínio não funciona a vida útil delas é muito pequena. Na maioria das vezes elas apresentam vazamentos antes mesmo de apresentarem pontos de ferrugem na estrutura, como foi dito aí na matéria de vocês. A única explicação lógica pra estes fabricantes persistirem em trabalhar com serpentina de alumínio em vez do cobre deve ser almentar a margem de lucro, isso é bem típico dos fabricantes brasileiros. Acredito que nenhum profissional que se preze e preze sua clientela nunca vai indicar para um cliente comprar um aparelho condicionador de ar com serpentina de alumínio. Agradeço a oportunidade.
serpentina de alumínio é uma porcaria, meu ar ja foi para o conserto em dois anos quatro vezes. Ela fura com muita facilidade vazando todo o gás. Já foi feito quatro solda.
Olá Luiz,
nenhum fabricante nos disse que a serpentina de alumínio é tão resistente quanto a de cobre, tanto é que todos nos informaram que só estão fabricando atualmente aparelhos com serpentina de cobre.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Obrigado pelo contato.
Nossa empresa, localizada no Rio de Janeiro, fundada em 1993, se deparou com alguns problemas comuns, como por exemplo, unidades condensadoras com serpentinas confeccionadas em alumínio.
Certa vez, realizamos atendimento a um cliente “empresa fabricante de tintas”, e estava em evidência, as instalações com tubos em alumínio. Sendo ele sabedor disso, nos questionou quanto as instalações que iríamos realizar em seu estabelecimento, sendo sua primeira pergunta “vocês irão realizar as instalações usando tubos em alumínio, se forem, podem dar meia volta”. Sendo ele com formação químico, nos explicou os motivos. “Cobre e alumínio nunca farão parte do mesmo espaço, pois tanto o metal, quanto o cobre eliminam partículas que corroem o alumínio”.
Quando da compra dos equipamentos, ele procurou saber se as serpentinas eram fabricadas com alumínio, e na ocasião, as unidades LG teriam sido confeccionadas em alumínio.
Ao longo destes anos, nos deparamos com vários equipamentos com serpentinas em alumínio, dentre as inspecionadas por nós, apresentavam corrosão e eliminação da carga de gás refrigerante.
Recentemente, um cliente construiu um prédio de quatro andares, e a construtora contratou instalador, onde aplicou tubos em alumínio nas instalações. Seis meses após a conclusão da obra, este cliente nos contratou, visto que o instalador não se apresentou para reparar os danos. Ao inspecionarmos as instalações, constatamos que, setenta por cento dos equipamentos encontravam-se sem a carga de gás refrigerante e as tubulações de baixa, “oxidadas e furadas, como se fossem peneiras”
Palavras do químico “cobre e alumínio não falam a mesma língua”.
Nossa empresa, em tempo algum realizou instalações com alumínio.
Forte abraço.
Paulo Giglio – Diretor Comercial
Obrigado pelo contato e contribuição, Paulo.
A LG falta com a verdade oq a maioria dos splits inverter vem com serpentina de alumínio já soldei mais de 5 condensadoras que foram compradas em 12 meses e para o “azar ” do cliente venceu a garantia.
Condensadora de alumínio não presta;
Verdade o meu LG quente/frio também furou 3 vezes é de alumínio a condensadora uma porcaria.
Trabalho em uma usina e finais de semana faço bicos… e nesse final De semana me deparei com uma condensadora LG totalmente cheia de vazamentos casadas por exerço de limpa ar..
A tubulação e alumínio… e não aceitei o serviço pois até pra reparo no alumínio e complicado. Obrigado
Olá Carlos, obrigado pelo contato e contribuição aqui para o blog.
Independente de como seja instalado a serpentina de alumínio é uma merda, durabilidade muito pequena, principalmente porque trabalha com uma pressão muito alta e estar sujeita a maiores intempérie, como fuligem, poeira e marisia.
Olá Candido, obrigado pelo contato e contribuição aqui no blog.
boa tarde! hoje mesmo solicitei ao meu cliente a devolver 09 HW samsung todos ciclo frio entre 9k e 30k, todos com a serpentina da unidade externa de aluminio, que tem durado no maximo 02 anos em nossa regiao (guarapari-ES).
Nao indico e evito de instalar pois é problema certo.
Olá Randolfo, obrigado pelo contato e pela contribuição.
discordamos que os materiais cobre e alumínio são igualmente duráveis, o cobre é durável, já o alumínio oxida e a corrosão é mais rápida, tornando a vida útil da serpentina em média de 30% em relação ao cobre.
Olá Jose,
acho que concordamos, não? Pois como falamos acima, “o cobre é um material mais resistente que o alumínio e tem uma condutibilidade térmica maior, por isso é o mais procurado no mercado e o mais indicado pelos profissionais do ramo”.
Obrigado pelo contato.