Redação do Portal WebArCondicionado
Você já ouviu a expressão “prostituição do setor”? Hoje vamos entender melhor os preços cobrados nas instalações de ar-condicionado e por que a expressão “profissão prostituída” aparece tanto entre os comentários dos profissionais.
O barato sai caro?
A gente sabe que com a situação econômica do Brasil está cada vez mais difícil manter uma cartela de clientes e, consequentemente, um faturamento que corresponda às nossas necessidades.
Porém, sabemos também que hoje em dia, ninguém mais quer ficar sem ar-condicionado em casa. Se até no Sul anda fazendo calor no inverno, não é difícil imaginar como deve ser em outras regiões mais quentes. E nos dias de frio intenso? O ar-condicionado também é o melhor amigo do consumidor no quesito climatizar o ambiente e deixá-lo confortável.
Então por que não temos um preço mínimo? Por que alguns profissionais cobram tão pouco por um serviço que é tão complexo e que precisa de tanto estudo para ser excelente? Talvez porque esse serviço não seja excelente? Talvez porque aqueles que cobram tão pouco não estejam devidamente qualificados? Os chamados “penduradores de ar” existem por que não há uma legislação? Um registro de fato entre os profissionais de climatização?
Queremos “ouvi-los” profissionais de climatização? Qual a sua opinião sobre isso e como a gente poderia reverter esse problema que está cada vez pior?
Também acho um problema esses penduradores de ar cond tenho empresas a 18 anos e sei bem o que isso
Boa noite, acho que as autoridade competente deveria exigir ART para instalações de condicionadores de ar tipo split, como é no Estado do Ceará, ou será que preciso morrer alguém para eles tomarem providências, tipo pode cair unidade condensadora sobre predeste nestes grandes centros, ou por intoxicação por vazamento de fluído refrigerante em condicionadores de ar instalados dentro de dormitórios , ou por acidentes durante as instalações, muitos não usam cinto de segurança, e também não sabe os cuidados que devem ter com o trabalho com a eletricidade e o manuseio com cilindros com altas pressões tais com o cilindro do R 410A este não pode usar qualquer mangueira e também os cuidados que tem que ter com oxigênio acetilênio e nitrogênio.
Voces acham alguém cobrar R$ 800,00 para instalar um aparelho que vale R$ 900,00? Os penduradores de ar existem por culpa dos profissionais mas qualificados que cobram “os tubos” para fazer algo que qualquer um que tenha habilidade com ferramentas pode fazer…cobram uma fortuna e ainda não fazem a parte de alvenaria, com isso o custo total ultrapassa ou iguala a um aparelho de ar condicionado…
Sr. João Carlos cabe um comentário de um profissional que está 30 anos no mercado , oque é mais importante para o Sr. Ao contratar um serviço de ar condicionado preço? Qualidade? O Sr. É instalador de ar condicionado?
Além de penduradores agora são os mecanicos de watzap, não sabem de nada colocam todo tipo de pergunta nos grupos de watzap e os outros vão concertando por eles, já vi cada pergunta, “como liga os fios?”, “qual o cano usa eu uso para instalar maquina de 9000?”, “tem que fazer vácuo depois q tira para fazer manutenção?”, os cara perguntam o básico do básico e pior é que tem tonto q responde e ainda acha ruim quem reclama de pergunta besta, ai estão criando a nova modalidade mecânico de watzap se ficar sem internet morre.
Você disso tudo é isso que está acontecendo o indivíduo pega um aparelho pra consertar ou dar orçamento. Agente tá vendo que o cara não conhece nada muito menos o básico. Fica fazendo um questionario de perguntas.
Aí vem os trouxas sabe tudo querendo se aparecer, vai mostrando o caminho das pedras pro cara.
Coisas que agente pagou para aprender ou até mesmo aprendeu com a prática o Zé arruela vai passando de mão beijada pro cidadão.
É lamentável. ..
Acredito que essa iniciativa veio em boa hora. A ” prostituição”na área de prestação de serviços de ar condicionado, de fato é um mau que vem ganhando adebitos em todo país não só por conta da crise, mas sobretudo devido a falta de profissionalismo, e a conivente falta de fiscalização. Sim pois até onde sei, normas e leis como por exemplo a ABNT, que cujos órgãos fiscalizadores siquer conhecem o número de empresas e “profissionais” que estão no mercado. Então eu penso que a solução virá quando a fiscalização fazer alguma coisa, do só vai piorar. E o prejuízo não só doi no bolso do bom profissional, mas também no bolso fabricante e mais ainda do consumidor final. É uma lástima!
na minha cidade tem gente instalando maquina por 100 reais…terrivel,estamos perdendo clientes por preco,precisamos de fidcalizacao do crea. regulamentacao.
Infelizmente, não sonhem e nem contem com o CREA. Ele só serve para levar o dinheiro dos técnicos e engenheiros e nunca lutaram pela classe tão pouco fiscalizam alguma coisa. É só ralo de dinheiro. Se para prestar serviço ou abrir empresa na área técnica, fosse necessário efetivamente do CREA, como funciona com os contadores (CRC), corretores de imóveis (CRESCI) e outras categorias, não teríamos o mercado prostituído Isto acontece não só na refrigeração, mas na eletrônica, elétrica informática e áreas técnicas em geral. O nego faz um cursinho por “telegrama” (kkk) e já sai falando que é técnico, sem noção de custos, administração, garantia, código de defesa do consumidor, etc. É lamentáááável!!!
Tentei comentar e deu msg “parece que vc já fez esse comentário”
Seu comentário foi publicado, Arthur. Está lá embaixo.
A prostituição começa nas fabricas. Conhecia um vendedor de fabrica que forçava seus clientes a contratar pessoas e não empresas a instalar seus equipamentos, visando baixar os preços e vender mais. As lojas também vendem sem nenhuma orientação das fábricas ou profissionais qualificados, e sempre recomendam split de maior capacidade para esfriar mais rápido e economizar energia, o que é mentira. e assim o consumo de energia aqui no nordeste é absurdo, desnecessário e as subsidiárias de energia não acompanham o aumento de demanda prejudicando a qualidade da energia, e consequente funcionamento dos mesmos equipamentos.
Uma associação e não um sindicato seria uma solução ideal. Sua fundação dependeria de algumas reuniões entre os atores da cadeia produtiva no setor de climatização. Falo das indústrias que fabricam os equipamentos, falo do SENAI, que treina e certifica profissionais e incluo várias instituições de ensino profissionalizante. Exigir CREA pode ser uma má idéia, mas criarmos padrões mínimos de qualidade, aceitos pelos fabricantes e rede de distribuidores, que assegurem tanto procedimentos mínimos como valores mínimos para uma instalação de qualidade, tendo essa associação como órgão fiscalizador e ao mesmo tempo certificador (com programas de treinamento básico, assistência jurídica e mercadológica, programas de atualização profissional em parcerias com as indústrias e com uma presença nacional), que sirva de um centro de referência e excelência a exemplo de tantas associações com boas estórias de sucesso e que realmente promovam o aperfeiçoamento e a autossuficiência de nossos colegas. Mais um sindicato é tudo que nosso sofrido mercado não precisa.
Realmente, essa situação dos “penduradores de ar condicionado” é um absurdo. Além da insegurança que causam a todos, sabemos da qualidade ruim das instalações, acarretando péssimo rendimento e encurtamento da vida útil das máquinas. Acredito que a saída seria o CREA efetuar um estudo de como passar a exigir ART para esse tipo de serviço. Afinal é um serviço de engenharia onde o conhecimento técnico é obrigatório.