Redação do WebArCondicionado
Muitos instaladores de ar-condicionado alegam que trabalham com instalação de Splits há anos e que nunca fizeram o procedimento de vácuo. Eles se questionam sobre a obrigatoriedade desse procedimento, já que o assunto é polêmico entre os instaladores de ar-condicionado e gera discussões acaloradas nas redes sociais.
Porém, hoje, vamos descobrir a real importância desse procedimento. E seguindo os links na matéria, você pode até aprender como fazer o vácuo nos aparelhos que vai instalar ou operar em casos de manutenção. E tudo isso começa com uma simples pergunta:
Por que o vácuo é tão importante?
O vácuo é um procedimento de limpeza da tubulação dos aparelhos de ar condicionado do tipo split. Ele é extremamente importante para eliminar todo tipo de sujeira que pode acumular nessa tubulação, impedindo a entrada de poeira ou outras substâncias que podem danificar o aparelho.
O vácuo também reduz a pressão no sistema fazendo com que a umidade evapore, pois a umidade, se misturada com o gás refrigerante, pode gerar muita acidez, o isso vai danificar o compressor ou formar blocos de gelo na evaporadora. Também é recomendado fazer o procedimento de vácuo toda vez que for feita recarga de gás refrigerante. Nesse caso, o vácuo vai eliminar todo o resto de gás antigo.
O vácuo é obrigatório?
Não existe uma lei que diga que o procedimento de vácuo é obrigatório. No entanto, por causa dos motivos que citamos acima, esse procedimento é essencial e indispensável para o bom funcionamento do ar-condicionado, tanto é que a maioria dos manuais (do usuário e de instalação) traz orientações sobre como ele deve ser feito.
“Sou instalador, não fiz o vácuo mas a máquina funcionou normalmente”.
O setor está cheio de profissionais sem qualificação, que muitas vezes fazem um trabalho de má qualidade e que prejudica principalmente o consumidor. Se o procedimento de vácuo não for feito o aparelho pode funcionar normalmente por um certo tempo, mas a sua vida útil com certeza será menor.
Por exemplo, um ar-condicionado que duraria em média oito anos com uma instalação bem feita, sem o procedimento de vácuo, pode começar a apresentar problemas em dois ou três anos. Portanto, o indicado é que se faça o vácuo sempre, como parte obrigatória da instalação. O aparelho funciona melhor e dura mais, o cliente fica mais feliz, o mercado ganha mais credibilidade e você vai estar sendo um refrigerista mais profissional.
E aí, ficou alguma dúvida sobre a importância de fazer o vácuo no ar-condicionado? Deixe suas perguntas e sugestões nos comentários!
Muy buen artículo, sí señor, aquí les dejo otro relacionado con el tema por si quieren publicarlo.
Un saludo.
http://clima1-ecuador.blogspot.com.es/2013/10/la-tecnica-del-triple-vacio-en.html
Muito bom artigo, sim senhor, aqui estão os outros relacionados com o tema, se deseja publicar.
Uma saudação.
http://clima1-ecuador.blogspot.com.es/2013/10/la-tecnica-del-triple-vacio-en.html
Como não tenho condição de fazer a instalação por ser leigo no assunto, contratei uma autorizada da LG de Porto Alegre para instalar meu ar condicionado Split LG novo, pagando caro R$ 500,00. Existe somente duas autorizada e optei pela melhor indicada pelo ReclameAqui.
Acompanhei a instalação e contatei após a assinatura do ordem de serviço que não fizeram o procedimento do vácuo.
Embora cogitei que estre procedimento estava no manual do fabricante, muito mal elaborado por sinal, o instalador confirmou que o procedimento não era feito quando o equipamento era novo.
Agora estou arrependido, já que não sei a quem recorrer, se eu entro em contato com a autorizada, se reclamo ao fabricante, se faço uma reclamação pública…
Enfim, o que fazer agora que o ar está instalado e funcionando.
Obrigado por qualquer esclarecimento.
Olá Joel, minha reclamação é mesma que a sua ,perguntei sobre a bomba de vácuo ele falou que não era necessário, pois o produto era novo. O CREDENCIADO LG, chama-se CLIMAX de Juazeiro BA
Oi Joel,
entre em contato com a empresa que fez a instalação para você e peça que seja feito o procedimento. Caso eles não façam, você pode tentar por outros meios, sim. Porém, não existe uma lei que diga que o procedimento de vácuo é obrigatório. Sendo assim, infelizmente eles podem se negar a fazer. Aí vai do bom senso da empresa.
Obrigado pelo contato.
vácuo não é a limpeza do sistema e sim a retirada de gases não condensáveis evitando a oxidação das partes internas do compressor .
Gostei muito do artigo, pois no meu lugar muitos não fazem o procedimento. Eu estou começando na área de instalação e faço o vácuo sempre que instalo ou limpo os aparelhos evaporadores. Sou questionado por isso, mas sei que estou agindo corretamente. Mesmo porque muitos acham que numa limpeza basta apenas colocar o produto na serpentina e deixar drenar, não creio que só isso resolve. E você o que acha? Só tenho uma dúvida durante todo o processo, minha bomba é um pouco antiga, só que ela funciona corretamente. As vezes ela pára com o vácuo daí eu tenho que abrir o registro da alta e fechar para ela voltar a entrar em vácuo. É normal isso? Ou será que minha bomba está precisando de uma revisão?
Olá Marcelo.
O procedimento que você realiza de vácuo é o adequado em todos os casos. Quanto ao seu equipamento, acreditamos que seja necessário uma revisão, pois não é comum que ele pare de funcionar durante o processo.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Obrigado pelo contato.
quero saber preço
Olá Alexandre.
Caso você esteja falando do aparelho de vácuo, você pode tentar através das informações desta postagem. Se a dúvida for quanto ao serviço, pode consultar um profissional do setor.
Obrigado pelo contato.
av das palmeiras 958
Como faço “vácuo” quando na instalação não foi feita?
Só abrir a válvula de serviço e deixar o gás ir embora e fazer o vácuo?
Não corre o risco do óleo do compressor sair junto com o gás ou o vácuo?
Alguém pode me ajudar, o instalador não fez vácuo e queria acertar isso, mas não chama-lo (nunca mais).
Comprei a bomba e queria eu mesmo fazer isso.
Obrigado.
Olá Carlos.
Então, o processo não é tão simples. Como o seu aparelho já está instalado, seria necessário primeiro recolher o gás, pois se você simplesmente abrir o gás irá embora, com isso, você estará poluindo o meio ambiente e será necessário reabastecer o gás, o que lhe renderia mais custos. Sendo assim, o correto é o seguinte: contatar um profissional técnico que tenha a recolhedora de gás, recolhe o gás, realiza o vácuo no sistema, aplica o gás recolhido e conclui o trabalho. você terá que chamar um profissional.
Obrigado pelo contato.
Este procedimento, deve ser melhor divulgado pelos fabricante e revendedores,aos consumidores.
A fim de evitar o acesso de maus instaladores.
Tenho conhecimento de empresas de instalação credenciadas pelos fabricantes que não utilizam o procedimento de vácuo.
Isso será, para que o produto venha gerar manutenção ?
Olá Delmir.
Para muitos é desinformação mesmo e também gera o custo do equipamento. Mas fiquem atentos, esse serviço é indispensável.
gostei da colocação que foi feito sobre o instalador que não usa a bomba de vácuo e importante que o cliente saiba disto eu particularmente fis o curso de instalador recentemente e o que mais o professor recomendo foi este tipo de cuidado. eu aprendi que tudo que tiver que fazer vale a pena fazer benfeito.
Olá boa tarde! Comprei um split 12000BTU, chamei o técnico para fazer sua instalação, mas achei estranho o modo dele realizar o vácuo! ele simplesmente abriu uma válvula do caninho mais fino quando o gás começou a sair ele a fechou! e disse que é assim o modo de tira o oxigênio do compressor, essa maneira está correta ou devo pedir para ele vir e tirar o oxigênio com o vacuometro?
Olá Wellyton.
Infelizmente não temos este tipo de informação.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar. Ou então tente uma opinião de outro colega do setor, pesquisando pelo Banco Nacional de Instaladores.
Agradecemos o seu contato.