Por Salvador Fraga – Colunista do WebArCondicionado
O dicionário define climatização como sendo ?o conjunto de meios que permitem manter, em recinto fechado, um grau de umidade e uma temperatura desejada.? Podemos afirmar que climatizar um ambiente, nada mais é do que controlar o seu clima com a utilização de um sistema que condicione o ar, de acordo com a nossa vontade.
Por sua vez, ?clima? pode ser definido como a reunião de elementos atmosféricos como, por exemplo, temperatura, massas de ar, umidade, pressão e ventos. Ao estudarmos a posição do nosso planeta perante o Sol, observamos que devido aos movimentos de rotação e translação, há uma variação constante na exposição à luz solar. Por isso, ocorrem diferentes tensões de incidências do calor na superfície terrestre formando zonas mais frias e outras mais quentes.
Na atmosfera, devido ao aquecimento constantemente variado da camada de ar que envolve a Terra, ocorre o movimento de correntes de ar que são provocadas pela diferença de densidade do ar. Este processo sofre a ação da gravidade, onde o ar com maior calor sobe afastando-se da crosta terrestre, e o ar com menos calor desce em direção a ela. Este movimento provoca ventos, determina correntes marítimas e regiões do planeta com diferentes pressões atmosféricas.
Quando projetamos o condicionamento térmico de um ambiente que servirá para abrigar o ser humano em suas mais variadas ações, (laborais, domésticas, lazer ou entretenimento), precisamos ter em conta a necessidade da reprodução, o mais próximo possível, das condições de climatização do planeta acima descritas, logo, não basta apenas à instalação de quaisquer condicionadores de ar, em qualquer posição no ambiente.
É dever de o consultor considerar a volumetria de ar trocada e distância de alcance de ar insuflado pelo evaporador, com relação à ocupação do ambiente, e não somente a carga térmica necessária a climatização.
Considerados o constante aumento da temperatura do planeta, e a atual proposta da arquitetura moderna com seus prédios, pele de vidro, cada vez mais será necessário a climatização mecânica dos ambientes com a aplicação de condicionadores de ar, buscando proporcionarmos conforto ao ser humano, que é homeotérmico.
É, você vendedor mesmo, quer dizer que pelo fato de sermos, “homeotérmicos” e a temperatura do planeta estar subindo temos que comprar mais sistemas de AVAC?
este portal é muito bom mesmo, eu queria saber se um técnico em manutenção de instalações frigorificos é habilitado para trabalhar com manutenção e instalação de ar condicionado ? ou se estas duas áreas são distintas uma da outra ? preciso muito dessa informação eu sou de cabo verde e quero fazer um curso de refrigeração e climatização, mas aqui é raro estes tipos de cursos, e só tem um que se chama manutenção de instalações frigorificas. será que este me serve ?
Olá, Carlos Eduardo
Aqui no Brasil existe um curso para cada especificação. Um para refrigeração e outro para instalação de Ar-Condicionado.
Recomendo para você que entre em contato com diretamente com a escola e veja o conteúdo didático do curso, pois pode ser que no curso de refrigeração eles deem algumas aulas sobre os profissionais de Ar-Condicionado. Mas não deixa de ver quanto a isso pois uma coisa é diferente da outra. Ok?
Qualquer dúvida, nos contate novamente.
eu ,queria saber qual a diferença entre formação profissional e qualificação profissional ? e como se pode obter uma qualificação profissional porque já abriu um curso de refrigeração e climatização aqui e queria saber se quando eu terminar o curso estarei qualificado profissionalmente ou para eu estar qualificado precisarei de fazer outro curso paralém da profissional ?