Atualizado em 26/01/2022
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito legal a 90 dias de cobertura
Os aparelhos de ar-condicionado possuem uma proteção contra defeitos chamada de garantia de fabricação. A duração costuma variar em cada fabricante e quando a instalação é feita com empresa credenciada.
Logo abaixo criamos uma tabela com o tempo de garantia dos aparelhos de ar-condicionado split de algumas marcas. Em contato com as fabricantes, a maioria informa que o período de cobertura é estendido quando a instalação é realizada por profissional autorizado.
As marcas Consul, Daikin, Electrolux, LG e Samsung informam que a garantia é a mesma, independente do credenciamento do técnico, sendo necessário seguir as orientações do manual de instalação do ar-condicionado.
Vale destacar que a garantia pode ser anulada se for identificada pela fabricante um erro na instalação do equipamento de climatização. Lembre-se que existem duas garantias distintas: a de fábrica (produto) e a de instalação.
Para saber mais sobre as garantias, acesse nossa matéria: Instalar Ar-Condicionado com Credenciado.
Priorize Instalar com Empresa Qualificada
O ar-condicionado é um produto em constante evolução e exige instalação cuidadosa. Indicamos que faça a instalação com empresas qualificadas e que ofereçam garantias dos serviços prestados.
Um exemplo de empresa especializada em instalar aparelhos de climatização é a Agyx. Com atendimento em todo o Brasil, a plataforma de soluções reúne a melhor equipe de técnicos do mercado.
A Agyx trabalha com instalação de ar-condicionado Janela, Split Hi Wall, Piso Teto, Cassete, Multi Split e Cortina de Ar. Ficou interessado em conhecer mais sobre os serviços da empresa? Basta entrar na loja online e selecionar o produto.
No espaço ainda poderá comprar a instalação que melhor atende sua necessidade.
Tabela de Garantia
O que é Venda Casada?
Conforme explica o site DireitoNet, venda casada é a prática comercial em que o fornecedor condiciona a comercialização de um produto ou serviço à aquisição de outro. O Código de Defesa do Consumidor determina que a venda casada é ilegal no Brasil.
Garantia Legal e Garantia Contratual
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito à garantia legal de 90 dias:
“Imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da emissão da nota fiscal do produto ou do serviço”.
Após os três meses da cobertura obrigatória, o fabricante é que vai determinar o tempo adicional (veja na tabela acima) e os termos da garantia contratual.
Logo, a prática não é considerada venda casada, mas sim uma orientação de serviços de instalação e manutenção dadas ao consumidor, que deve ficar atento aos itens contidos na garantia contratual, que geralmente vem anexada ao manual do usuário.
Veja o que diz o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor:
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Se você se sentiu lesado, sugerimos que entre em contato com o Procon da sua cidade e abra um registro. Agora você sabe como funciona a garantia do ar-condicionado e o período de cobertura de cada fabricante.
Redação WebArCondicionado
Boa tarde!
Estou com um problema de garantia, com a LG onde não resolveram o problema, que o aparelho de ar condicionado deu apresou, o mesmo estava instalado instalado corretamente, agora eles irão mandar um novo aparelho de ar condicionado, gostaria de saber que deve arca com a despesa dessa nova instalação, tem alguma lei que nos resguarda desse custo de uma nova instalação?
A garantia tem alguma obrigatoriedade em arca com a despesa dessa desinstalação e reinstalação do aparelho novo?
Oi Ana Paula, tudo bem?
É obrigação da fabricante disponibilizar uma equipe própria de assistência técnica autorizada LG para fazer a nova instalação.
Comprei um split sansung mandei instalar por um autônomo posso perder a garantia de 10 anos do compresor
Olá Francisco, tudo bem?
Conforme a fabricante orienta, o ar-condicionado deve ser instalado conforme as orientações do manual.
Assim será mantida a cobertura de fábrica em seu aparelho de climatização.
Comprei um ar condicionado midea a 1ano e 2 meses , já acionei a assistência por 2 vezes , 1 foi trocada a placa da condensadora e foi trocado também o sensor , porém o compressor está com um barulho muito alto e a garantia de 1 ano terminou! Mas vi aqui na tabela que o compressor tem garantia de 10 anos! Vc poderá me orientar?
Olá Lourdes, tudo bem?
Sugerimos que entre em contato com a fabricante.
Na conversa, pode explicar o que acontece com o seu ar-condicionado.
Assim poderão atender a sua solicitação.
Neste link pode contatar a Midea.
Boa tarde,
Comprei uma central de ar LG , mas a loja não fazia escalação, contratei uma outra pessoa em menos de 30 dias de uso o gás acabou.
Eu tenho que pagar por essa carga de gás?
Olá Alessandra, tudo bem?
Os fluidos refrigerantes não são “consumíveis”, ou seja, são intermináveis no sistema. A justificativa para isso é muito simples: o elemento passa por transformações físicas entre o estado líquido e gasoso, sem interferir na perda de quantidade de gás.
Isso significa que provavelmente o seu ar-condicionado está com vazamento de gás. Sugerimos que chame o profissional que realizou a instalação do aparelho para corrigir o problema.
COMO FAÇO PRA SER UM INSTALADOR TECNICO CREDENCIADO , MARCAS AR CONDICIONADO
Olá Marcio, tudo bem?
Temos uma categoria no blog que reúne o passo a passo para ser autorizado de cada uma das fabricantes.
Para acessar o espaço, basta clicar neste link.
COMO FAÇO PRA SER INSTALADOR CREDENCIADO
Olá Marcio, tudo bem?
Temos uma categoria que reúne o passo a passo de cada fabricante para ser um instalador credenciado.
Para acessar o espaço de nosso blog, basta clicar aqui.
A GARANTIA ESTENDIDA É APENAS PARA DEFEITOS DE FABRICAÇÃO? OU PARA DEFEITOS ADQUIRIDOS AO LONGO DO USO , E QUE NÃO ACONTECERAM POR CULPA DO USUÁRIO…?
Olá Fernando, tudo bem?
É difícil responder com total certeza.
O ideal é entrar em contato com a loja que comprou o aparelho com garantia estendida para consultar a informação.
Comprei um ar condicionado Philco em dezembro de 2020 aqual dois meses depois acionei a assistência pois estava fazendo barulho e descobri que como eu tinha contratado um técnico autônomo eu perdi a garantia de um ano e sim apenas fiquei com a de três meses e agora ele está com muito barulho dentro da evaporadora ,, sendo que eu tenho uma garantia de 2 anos estendida que começa depois do término da garantia original ..isso quer dizer que terei que esperar até dezembro que vem para arrumar ???
Olá João Vantuir, tudo bem?
Sobre perder a garantia do seu produto, sempre confira o que diz o manual do produto referente a instalação.
Se haver confirmação da perda de garantia, sugerimos que contate a loja que lhe vendeu a garantia estendida.
Acreditamos que explicando a situação, talvez lhe auxiliar de forma mais adequada em relação ao conserto do seu ar-condicionado.
Gostaria de saber se nao efetuando o pagamento do cartão de crédito se eu perco a garantia do ar condicionado! Tive problemas devido a pandemia e n pude pagar o cartao…eu perco a garantia do ar condicionado???
Olá Andreza, tudo bem?
O não pagamento da fatura do cartão de crédito em nada vai implicar na garantia do seu ar-condicionado.
Pois a garantia é algo relativo somente ao fabricante do aparelho.
Bom dia, comprei o ar gree 12 mil but, porém deixamos 5 mês guardado hoje resolvemos instalar estava amassado. Como faço?
Olá Jucélia, tudo bem?
Como a maioria das informações são de garantia após a instalação, sugerimos que entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), através do telefone: 0800 055 6188 ou através do email sac@gree-am.com.br.
Mais informações acesse este link:(https://gree-app.com.br/suporte).