Redação WebArCondicionado
Hoje vamos te ensinar a utilizar o controle de ar-condicionado York! Abaixo explicamos cada um dos modos e funções, para que servem e como regular cada uma. E se você quiser mais informações sobre o ar-condicionado York, pode encontrar aqui os manuais da York.
Agora, vamos ver como funciona o controle York?
Controle Ar-Condicionado Split York: Resumo das Teclas
Se liga aí em baixo nessas imagens. Nelas você consegue ver o que faz cada tecla do controle de ar-condicionado York!
Ok, agora que você já conhece as teclas por cima, vamos falar de algumas funções com mais detalhes. Mas antes preste bem atenção:
Importante
- Os modelos que possuem somente a função FRIO não possui o módulo AQUECIMENTO (apesar de conter este botão no controle).
- Alcance máximo do controle remoto não excede 6 metros.
- Remova as pilhas do controle remoto se o mesmo não for usado por longos períodos.
Mantendo esses destalhes em mente, vamos agora aprender a lidar com a tecla mais complicadinha desse controle, a tecla MODE.
Tecla MODE do Controle Split York
Para utilizar a tecla MODE, é muito simples. Basta pressioná-la para mudar o tipo de operação que você quer controlar.
Conforme você vai pressionando a tecla MODE vai aparecendo os modos de operação no canto esquerdo inferior do visor do controle York. Aí basta escolher a opção desejada.
Funções da Tecla MODE
Ok, talvez você não saiba o que significa cada uma das funções da tecla MODE. Por isso vamos explicar cada uma delas abaixo. Se liga no resumo primeiro:
- COOL quer dizer refrigerar;
- HEAT quer dizer aquecer;
- DRY quer dizer secar, ou seja, desumidificar o ambiente;
- A VENTILAÇÃO ativa somente o ventilador;
- E AUTO serve para selecionar o modo automático, de acordo com a temperatura configurada.
1. Função DRY de Ar-Condicionado Split York
É o modo desumidificação. Pressione a tecla MODE até aparecer a palavra DRY no visor do controle remoto (detalhe em amarelo). Esta função deve ser usada quando há umidade em excesso. O ventilador (FAN) opera no modo automático quando a função DRY é selecionada.
2. Função FAN de Ar-Condicionado Split York
Aciona a intensidade do ventilador do ar-condicionado. Essa função está disponível para todos os modos de operação. Quando a função DRY é selecionada, o ventilador (FAN) opera no modo automático. Velocidades do ventilador (fan speed): LOW (Baixa), MED (média), HIGH (alta) e AUTO (automático). Na imagem abaixo, por exemplo, a velocidade do ventilador está na alta (HIGH) no modo refrigeração (COOL).
3. Função SLEEP de Ar-Condicionado Split York
Responsável por criar condições de conforto durante o sono. Quando está ativada, esta função é representada pelo desenho de uma lua e duas estrelinhas (detalhe em amarelo).
No modo COOL (refrigerar), a temperatura é aumentada em 1° C a cada duas horas. No modo HEAT (aquecimento) o ar-condicionado diminui a temperatura em 2° C a cada hora. OBS: Caso a tecla de ajuste de velocidade do ventilador seja pressionada, o modo SLEEP será desativado. Sete horas após selecionar o modo SLEEP o ar-condicionado será automaticamente desligado.
4. Função HEAT de Ar-Condicionado Split York
Se o seu ar-condicionado é quente/frio (ciclo reverso), selecione a função HEAT para esquentar/aquecer o ambiente.
5. Ajuste de Temperatura York
Pressione os botões de + ou – para ajustá-la conforme a sua necessidade. A temperatura é mostrada no centro da tela em graus centígrados (°C). O número maior indica a maior temperatura, o número menor indica a menor temperatura. Essa tecla é utilizada tanto para a função COOL quanto para a função HEAT.
6. Tecla SWING de Ar-Condicionado Split York
Pressione o botão do SWING para escolher o direcionamento do fluxo do ar e movimento das aletas do ar-condicionado. Conforme você vai pressionando esta tecla, a posição das aletas aparece no visor, no local indicado pelo detalhe em amarelo.
7. Função CLOCK de Ar-Condicionado Split York
Ajuste o horário certo no seu controle remoto. Para fazer esse ajuste abra a tampa na parte de trás do controle e note que há um orifício onde aparece escrito CLOCK. Com algum objeto pontudo pressione este botão e note que a palavra CLOCK começará a piscar no canto superior direito do visor do controle remoto. Abaixo, a seta vermelha indica o orifício descrito.
Para selecionar o horário local utilize as teclas HR para ajustar a hora e MIN para ajustar os minutos. Quando a hora certa estiver selecionada, pressione CLOCK novamente. Toda vez que o botão HR for pressionado o tempo atual aumentará uma hora, e toda vez que o botão MIN for pressionado o tempo atual aumentará um minuto.
8. Tecla TIMER de Ar-Condicionado Split York
Serve para programar o seu ar-condicionado para ligar ou desligar automaticamente na hora desejada.
MUITO IMPORTANTE: antes de ativar esta função TIMER, ajuste a hora certa conforme foi explicado no tópico 9, logo acima.
TIMER ON: programa o ar-condicionado para ligar automaticamente. Pressione o botão abaixo e enquanto a indicação no display estiver piscando use as teclas HR (horas) e MIN (minutos) para ajustar o horário desejado. Para salvar o valor ajustado, aguarde que a indicação no display pare de piscar. Para cancelar a programação pressione mais duas vezes o mesmo botão.
TIMER OFF: programa o ar-condicionado para desligar automaticamente. Pressione o botão abaixo e enquanto a indicação no display estiver piscando use as teclas HR e MIN para ajustar o horário desejado. Para salvar o valor ajustado, aguarde que a indicação no display pare de piscar. Para cancelar a programação pressione mais duas vezes o mesmo botão.
Meu Controle Não é York, e Agora?
Se o seu aparelho ou o seu controle remoto de ar-condicionado não é York, não tem problema. Nós também temos uma postagem para te ensinar a usar cada tecla e cada função em outros controles de ar-condicionado. Clique e acesse este último link e vamos te ajudar!
RUA INVERNADA
407 .bom dia
eu comprei um ar condicionada da confree usei ele uma vez so e gelou legal ai como esta fazendo frio nao liguei ai quando eu fui ligar agora ele ligou normalmente e depois a pareceu no painel a cicla EC oque pode ser?
j gradeço e fique com deus
Olá Andre,
de acordo com o manual de códigos de erro Comfee, EC significa que há um erro de detecção de fuga/vazamento de gás refrigerante.
Aconselhamos que chame um profissional técnico para ver o que pode ser feito. Se precisar de indicação, acesse o nosso Banco Nacional de Instaladores e filtre pela sua cidade.
Obrigado pelo contato.
gostaria de enviar a foto de um controle remoto samsung de um split pra vê se vocês tem aí, me envie um Email para miguellima@sefaz.pi.gov.br
Olá Miguel,
somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Portanto, não vendemos peças nem aparelhos.
Separamos três dicas sobre como adquirir um controle remoto novo:
• Você pode solicitar um novo controle remoto da sua marca através deste link.
• Ou então comprar um controle remoto universal. Neste post você confere mais informações.
• E por fim, você pode tentar comprar com algum profissional do setor. Aqui você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para falar com as empresas próximas de sua região.
Agradecemos o seu contato.
ESTA FOI A MELHOR EXPLICAÇÃO QUE VI NA INTERNET. EXPLICAÇÃO SIMPLES, DIRETA E MUITO BEM DIRECIONADA. PARABÉNS A A TODOS VOCÊS.
Obrigado Alexandre.
Comprei ar condicionado da marca hitachi ,quebrou uma peça do evaporador,o nome da peça (placa receptora de sinais do controle),modelo RACIV09b e não consigo encontrar em nenhuma casa de ar condicionado, assistência técnica da hitachi não consigo também encontra onde posso encontrar,qual o site que vende vocês poderia mim ajunda ,moro em salvador -ba muito obrigado.
Olá Domingos.
Para adquirir peças separadamente você pode tentar por meio das informações deste post que publicamos no blog.
Obrigado pelo seu contato.
Da para desligar o sinal sonoro do controle remoto?
Olá Guilherme.
Essa informação infelizmente não temos. sugiro que poste sua questão no Fórum, afim de que outros usuários possam contribuir.
Obrigado pelo contato.
Olá, acabei de comprar um ar gree 12000BTUS, quente e frio. Está instalado a uma semana, quando ligo ele no quente ele demora uns 5 minutos para esquentar, ai ele fica ligado mais uns 5 minutos e desliga tudo, a condensadora e evaporadora.. aii depois de mais ou menos 5 minutos ele liga novamente sozinho… e esse processo fica assim, ligando e desligando.. o que pode ser?
Olá Carlos,
pode ser que seu aparelho esteja programado para isso.
Sugerimos que tente resetá-lo. Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho.
Obrigado por seu contato.
olá tenho um ar 9000 btus quente e frio …ele apresentou F8 chamei um tecnico para resolver … ele trocou um sensor agora o só funciona no frio…e quando ele arruma o quente ai o frio pra de funcionar ta dificio….alguem pode me ajudar..
Olá Marcos,
recomendamos que chame outro profissional técnico para avaliar o problema. Caso precise de indicação, neste link você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para encontrar profissionais mais próximos de sua localidade.
Agradecemos o seu contato.
Tenho um condicionador de ar york splint 12000 BTUs, modelo YKS , onde o controle remoto do referido aparelho se danificou, conforme técnico da Assistência Técnica Azulear, em Maceió. A Assistência técnica local, me informou que ela não disponibilizava para me fornecer, vender, o controle remoto, como tambem, no estoque do fabricante não disponha. Como se explica tal situação para um cliente que está com o equipamento parado. E que não havia previsão por parte do fabricante, tal fornecimento. Gostaria que me fosse explicado tal embaraço, como o preço real do controle. Caso não solucionem o meu problema com certa urgência, serei obrigado a recorrer ao Procom, já que está na garantia. Estou aguardando contato por email.. Fico no aguardo Fernando Cerqueira
Olá Fernando.
Somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Não vendemos nem instalamos aparelhos. Sugerimos que faça sua reclamação diretamente para a York. De nosso parte, informamos que, em último caso, existem controles remotos universais que podem solucionar seu caso.
Obrigado pelo contato.
tenho um ar condicionado york de 12000 btu/s , derrepente o aparelho deichou de ligar com o controle remoto , liguei para um tecnico e ele dice para eu tentar ligar no botão do automatico que fica na evaporadoura c ligar é porque o displei está avariado c não ligar e a placa que está com defeito. Fiz o que ele me dice e o aparelho ligou no automatico então conprei um displei novo mas quando fui ligar continuei com o mesmo problema. aparece todos os comandos na tela do controle mas o aparelho não responde . e quando ligo no automatico aparece no displai a temperatura de 24 graus..pode me dar uma dica ?????
Olá Renato,
acredito que o problema possa ser na placa receptora do aparelho. Mas sugiro que você chame um técnico para que ele possa avaliar o problema. Veja neste link, a autorizada mais próxima da sua residência.
Obrigado pelo contato.
Eu tenho um ar york 9000 btus ele está desligando os sisteme de resfriamento normalmente, mais quando desligo no controle ele continua ventilando,por causa deste problema estou tendo que desligar o disjuntor de alimentação.
Olá Flávio.
Sua dúvida é bastante técnica e infelizmente não temos este tipo de informação.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar. Ou então tente uma opinião de um profissional técnico, pesquisando pelo Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para falar com as empresas próximas de sua região.
Agradecemos o seu contato.