A terra esquentaria e as razões estão nas leis termodinâmicas
O aquecimento global é um assunto que sempre está em evidência, por razões óbvias, e associado aos dias quentes que atingiram boa parte do Brasil nos últimos meses, surgiu a curiosidade do título. E a resposta da pergunta é um surpreendente não. Aliás, nosso planeta não só não esfriaria, como esquentaria, e a explicação são as leis da termodinâmica.
A primeira é que energia não se cria, mas se transforma. O ar-condicionado faz isso: bombeia a energia térmica para o lado de fora da casa ou escritório. Assim, todo o calor que estava dentro do cômodo, passa a esquentar o ambiente externo.
Além disso, nenhuma máquina é totalmente eficaz, de maneira que parte da energia elétrica que é utilizada para acionar o ar-condicionado será perdida para o lado de fora na forma de mais energia térmica. Ou seja: se todos os ares-condicionados fossem ligados juntos, o mundo ficaria mais quente.
A outra lei da termodinâmica afirma que o grau de desorganização de um sistema tende sempre a aumentar. A energia elétrica, por exemplo, é um estado altamente organizado, mas que se dissipa na forma de energia térmica em uma lâmpada, desorganizando-se no ar completamente.
O mesmo acontece com a energia térmica gerada pelo ar-condicionado. Por isso, é impossível reaproveitá-la integralmente, o que explica um eventual aquecimento mundial se todos os aparelhos funcionassem ao mesmo tempo.
Redação WebArCondicionado – com informações do portal Megacurioso
Deixe seu Comentário