Com a chegada e a popularização dos aparelhos de tecnologia Inverter, uma dúvida tem sido comum entre clientes e instaladores de ar-condicionado: Inverter é mais vulnerável a queimar ou apresentar algum defeito em variações de tensão de energia do que os Splits convencionais? Ele causa mais problemas por causa dessa oscilação? Lançamos a questão nas nossas redes sociais e veja só que dizem os profissionais da área.
O Inverter tem muito mais peças que os Splits comuns
Fazendo um apanhado dos comentários, percebemos que muitas pessoas ainda não recebem muito bem a tecnologia Inverter. Consideram os aparelhos mais complexos e mais caros de serem instalados, dizem que esses equipamentos exigem uma manutenção mais cuidadosa e que os riscos de que alguns componentes venham a queimar é realmente maior.
Acontece que o Inverter, assim como acontece com qualquer outra tecnologia que é novidade, sofre com alguma resistência natural do mercado. Porém, o que alguns apontam é verdade: o Inverter possui um risco maior de queimar sob variações de tensão de energia. Mas isso só ocorre porque esses equipamentos possuem bem mais placas e partes eletrônicas do que os Split comuns, também chamados de On/Off. O próprio funcionamento do Inverter exige essa maior complexidade, já que ele possui um sistema mais inteligente e voltado ao uso eficiente e econômico de energia.
Leia também: A rede elétrica está preparada para receber a instalação do ar-condicionado?
Riscos podem ser evitados com atenção e aterramento
Vários comentários saem em defesa dos aparelhos Inverter dizendo que, embora os riscos realmente sejam maiores, isso pode ser contornado com uma boa instalação elétrica e um aterramento bem feito. Normalmente o aterramento é um serviço cobrado à parte pelos técnicos e instaladores, e por isso alguns diriam que é também apenas uma desculpa para ganharem mais dinheiro.
Entretanto, não há como negar que a tecnologia Inverter vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de condicionadores de ar domésticos. Por exemplo, a LG, uma das maiores fabricantes do setor, hoje só trabalha com a linha Inverter. Não parece que uma empresa desse tamanho e nome iria arriscar tudo numa tecnologia falha e sem futuro, não é? Aliás, Saulo Cici, que estuda engenharia mecânica e é fundador da TR3Z Projetos e Tecnologia, além de contribuir como colunista aqui do WebAr, afirma com toda a certeza que o Inverter e tecnologias similares são o futuro da climatização.
Compensa todo esse trabalho?
Alguns acham que os benefícios da tecnologia ainda não compensam, pois deixa o cliente a mercê de uma máquina que, segundo eles, pode estragar a qualquer momento e custar caro para ser consertada – e que, portanto, não compensa na economia de energia. Além disso, apontam que essa vulnerabilidade elétrica tira a credibilidade do técnico que fez a instalação, pois o cliente nem sempre iria entender que é o aparelho que é mais “sensível”.
Saulo afirma que os Inverter são aparelhos muito mais evoluídos, e que todo o planeta caminha na direção de equipamentos com menor consumo energético e maior eficiência. Ele e outros acham que a classe de profissionais de HVAC terá de aprender a lidar com a complexidade do Inverter. Além disso, muitos deles pensam que esses riscos de queimar só são maiores agora. No futuro eles esperam que a tecnologia vá se aprimorando à medida que se dissemina e adquire mais proteções internas que não exponham tanto os componentes desses Splits.
E você? Qual sua opinião sobre o Inverter?
Aqui na minha cidade várias empresas especializadas me disseram que o inverter só compensa se for ficar ligado pelo menos umas 8h/dia e se for em local como comércio que td hora abre a porta.
Essas informações procedem?
No meu caso eu queria só pra ligar na hora de dormir e raramente durmo 8 horas por dia, então estou na dúvida se compro inverter ou não.
Olá Lidiane, tudo bem?
Segue um material para lhe auxiliar de forma adequada:
https://www.webarcondicionado.com.br/split-hi-wall-e-split-inverter-qual-a-diferenca
Falta técnico bom para o mercado so isso.
Como mencionou a matéria: “…novidade, sofre com alguma resistência natural do mercado…”. E a principal resistência, são de técnicos “ching-ling”.
Vou te contar um segredinho “ching-ling”: Ou você se atualiza e acompanha os avanços tecnológicos ou ficará a ver navios. Um estudo de 2019, diz que mais de 30 milhões de trabalhadores. Perderão seus empregos, para inteligencia artificial.
Voltando ao assunto da Inverter.
O cidadão compra um equipamento com tecnologia de ponta. Que promete reduzir o consumo de energia (e cumpre). Então, chama o “ching-ling” para fazer a instalação do aparelho. Então se depara com a instalação do “eletricista” ching-ling e taca-lhe pau, marco veio.
Pega teu Honda Civic é coloca lubrificantes e combustível de má qualidade…
Te atualiza, pois estou aqui para “passar igual trator esteira”. (não é soberba)
No minimo, você deve ter:
Ferramenta de Ponta
Conhecimento Eletrotécnica
Conhecimento Eletrônica
E claro! ser um excelente técnico de refrigeração.
Olá, eu em pleno junho de 2020 quero comprar esses ar condicionados inverter porém tem essa questão de serem bem sensível… quero economia de energia mas não quero gastar com peças mais do que o normal, aqui onde moro a maioria que compram inverter só tem dor de cabeça, a placa queima com menos de um ano e a garantia não cobre, isso mesmo, só cobre se você aceitar a instalação dos profissionais certificado pelas marcas e isso é compra casada e não é permitido no código de defesa do consumidor… mas… O que fazer para resolver ??? Pensei em comprar e colocar um estabilizador de computadores para ligar-los assim “creio” que teria essa proteção das instabilidades da rede elétrica, será que eu estou meio “certo”?? 😀
Olá!
Os produtos Inverter necessitam de uma rede elétrica estável para que o seu funcionamento seja 100% satisfatório e que não haja qualquer tipo de problemas na sua placa.
Um bom técnico instalador poderá averiguar se sua rede comporta este tipo de aparelho e recomendar ou não a instalação do mesmo.
Quanto a instalação, essa sim deve ser realizada por técnicos autorizados pelo fabricante do aparelho, afinal os mesmos receberam conhecimento e instrução correta para a realização deste serviço.
Abraços!
Olá amigos.
Eu estou em um “dilema” ainda hoje em 2020 realmente o inverters ainda são muito sensíveis ? Estava querendo compra um agratto inverter. Alguém pode me falar algo a respeito ? Moro no interior do Pará meu ar está bem velho, irei comprar outro só não sei se comum ou inverter. Aqui não temos os melhores serviços de energia ainda mais no verão.
Olá Tercio!
Os sistemas Inverters ainda são mais sensíveis quando a rede elétrica é instável.
Abraços.
O sistema elétrico aqui é comprovadamente perfeito.
Comprei um inverter Midea, e com 11 meses pifou um sensor. 400 paus o conserto, e com dois meses depois pifou outro sensor. Usei a garantia e vendi essa joça.
Resumindo, muito econômico e confortável, mas pifa com um espirro e o médico é caro, não recomendo pelas dores de bolso e de cabeça.
Olá, Toni!
Agradecemos pela sua contribuição com o debate, pois é sempre bom saber das experiências dos consumidores para enriquecer nossas pautas e dar mais informação aos leitores.
Moro em Goiânia-Go, tenho 3 ar condicionados inverter em minha casa 2 deles Lg, nenhum deles prestam, além de eles não gelarem bem eles ja queimaram a placa 2x, custa 700 reais pra arrumar, detalhe, tenho eles a pouco mais de 1 ano e meio, em compensação tenho um Carrier que é ótimo, e ele tem proteção contra picos de energia.
Moro no Rio de Janeiro, num apto que recebe sol durante toda a tarde. Um inferno. Um técnico me aconselhou a não instalar um inverter porque esse tipo de aparelho não funciona em altas temperaturas, pois entende que está havendo superaquecimento.
Isso procede?
Olá, Alcides, tudo bem?
Não temos informações concretas sobre esse problema, mas é algo que iremos averiguar e escrever sobre. Enquanto isso, se quiser tirar essa dúvida, jogue-a no nosso Fórum do Ar-Condicionado, onde profissionais e consumidores interagem para se ajudar: https://www.webarcondicionado.com.br/forum/
tenho um inverter, alem do problema com energia moro próximo ao mar. A placa da condensadora queimou o conserto vai custa 60 por cento do aparelho novo. Estou pensando em voltar para o on /of que custa quase o preço do conserto do inverter.O aparelho só tem menos de 3 anos e foi instalado pela autorizada.
Olá, José, tudo bem?
Os aparelhos on/off não são mais resistentes do que os Inverter. Muitas vezes eles são, claro, mais baratos. Porém, cabe a você decidir onde quer fazer esse investimento. Lembrando que o Inverter consome menos energia do que os on/off.
Se quiser comparar preços entre um e outro, use o nosso comparador de preços de ar-condicionado.
Splits comuns on/of: https://www.webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-split?ordem=menor-preco
Splits Inverter: https://www.webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-inverter?ordem=menor-preco
Na minha opinião o inverter não está compensando ainda
Por pagar mais caro
Técnico especializado
E a elétrica com aterramento