Redação do WebArCondicionado
Muita gente tenta poupar nos gastos com energia elétrica indo atrás de um ar-condicionado com menos BTUs, achando que isso vai trazer economia. Hoje estamos aqui para contar a vocês: não vai. O nome disso é subdimensionamento, e causa muitos gastos.
Pois é, o ar-condicionado tem fama de ser o vilão das contas de luz. De fato, junto ao ferro de passar e o forno elétrico, esse é um dos eletrônicos que mais consome energia elétrica em casa.
Porém, trata-se de um eletrodoméstico ligado ao ambiente em que está instalado. Para funcionar corretamente, ele precisa estar dimensionado para o tamanho do cômodo que vai atender – além das adversidades que o mesmo pode oferecer.
Por isso, é sempre muito importantes calcular a potência de BTUs que você precisa para a sua casa, para o seu escritório, para a sua loja e por aí vai. Pois, se adquirir um ar-condicionado abaixo da potência necessária, nem o aparelho vai conseguir climatizá-lo e nem a conta de luz vai baixar.
Por que o Subdimensionamento gasta mais?
Quem pensa que os aparelhos com menos BTUs consomem menos energia elétrica, não está de todo errado. Por causa da potência menor, eles realmente demandam menos alimentação elétrica. Vamos a um exemplo:
Analisando as tabelas de eficiência energética do Inmetro, dois aparelhos da mesma marca, com a mesma classificação energética (selo A) e com potências de 7 mil BTUs e 12 mil BTUs, podemos constatar que ambos consomem respectivamente 13,4 Kw/mês e 22,8 Kw/mês.
Ou seja, se ficarem ligados por nove horas diárias, durante 30 dias, o mais fraco vai representar aproximadamente R$ 35 na conta de luz, enquanto o maior vai gerar R$ 62 de consumo.
Porém, esse cálculo é feito sob condições ideais para cada modelo, seguindo indicações dos fabricantes e do próprio Inmentro.
Quais são as condições ideais?
E o que são essas “condições ideais”? Ora, trata-se do tamanho do local, do número de pessoas transitando dentro dele, do número de aparelhos eletrônicos, janelas que pegam sol e demais fatores que podem interferir com a climatização do mesmo. São essas as condições que são levadas em conta na hora de dimensionar um ar-condicionado corretamente e fazer com que ele consuma aquilo que ele foi testado para consumir.
Se o aparelho não tiver potência o suficiente para dar conta de todos esses fatores, ele vai trabalhar sempre em potência máxima, não importa qual temperatura esteja configurada. Isso quer dizer o motor vai estar sempre consumindo seu máximo, e não sua média.
Explicação técnica:
O BTU é uma unidade de medida que indica o tempo que o equipamento levará para alterar a temperatura de um ambiente. Portanto, ao utilizar um aparelho abaixo do indicado, será necessário mais tempo para atingir a temperatura solicitada pelo usuário – independente da função do aparelho. Assim, este acréscimo de tempo representa maior demanda do sistema, fazendo com que o compressor trabalhe armado por um período maior até atingir seu objetivo. Mais trabalho para a máquina = maior consumo de energia.
Quando o ar-condicionado é forçado demais, o cálculo padrão do consumo de kW/mês que realizamos no segundo parágrafo deixa de valer. Além disso, um aparelho na capacidade máxima tende a precisar de manutenção mais cedo do que o esperado. Por isso, o valor final desembolsado pelo usuário será maior do que um cálculo feito nas condições habituais, obedecendo à metragem do ambiente, posição solar e número de pessoas e eletrônicos.
Pense bem
Agora, não há nada que te impeça de colocar equipamentos mais fracos em cômodos grandes, mais quentes ou com maior circulação de pessoas. Porém, é preciso ter consciência de que isso vai gerar um gasto maior e que o aparelho não vai dar conta de climatizar todo esse ambiente de maneira correta. Então tenha cuidado, em liquidações e promoções de final de ano, costumam surgir ofertas muito tentadoras, especialmente dos aparelhos de baixa potência. Se for comprar um número de BTUs abaixo do que o seu cômodo precisa, tenha tudo isso em mente.
Ficou com alguma dúvida sobre o subdimensionamento de ar-condicionado? Deixe suas perguntas e sugestões nos comentários abaixo!
A minha sala e conjugada com a cozinha e tem 18,50 m quadrado. Um ar condicionado de 9000 btu da conta ou irá forçar o compressor?
Olá, Willian, tudo bem?
Fizemos um cálculo rápido aqui, e mesmo que o seu espaço seja habitado por duas pessoas e possua apenas dois aparelhos elétricos, sem contar aberturas e incidência de sol, você ainda assim precisaria de um aparelho de no mínimo 12 mil BTUs.
Aqui está a nossa calculadora de BTUs, você pode calcular melhor as condições que influenciam na sua potência: https://www.webarcondicionado.com.br/calculo-de-btu
E aqui estão as melhores ofertas da internet de aparelhos a partir de 12 mil BTUs: https://www.webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-split/12000-btus?ordem=menor-preco
Olá,
Gostaria de colocar ar condicionado na sala do meu apartamento (20m2) mas o condomínio só permite instalação de ar com 9000 btus. Visto q ele é face sombra e usaríamos somente a noite e alguns fds, forçaria muito o aparelho ?
Olá Lívia,
Somos o maior Portal de Climatização e Refrigeração do Brasil, tendo um comparador de preços específico de ar-condicionado
Sua dúvida é bastante técnica e infelizmente no momento não temos este tipo de informação.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros ou profissionais técnicos poderão lhe ajudar de forma mais adequada.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
A equipe do WebArCondicionado agradece o seu contato.
Ola tenho uma duvida, tenho um quarto de 12m2 ja calculei e vir q o recomendado e um ar de 9.000 btus, mais queria comprar um de 12.000 btus inverter queria saber se tem algum problema? Pois imaginei q pelo o espaco ser menor o aparelho iria gelar mais ralido e chegando na temperatura mais rapido o compressor iria desacelerar e mantendo a temperatura, nisso gerando uma economia de energia correto?
Olá, Glêmys, tudo bem?
Na teoria, o que você disse não está errado. Quando se trata de comprar um aparelho mais potente para um ambiente menor, cabe ao consumidor pesar se vale a pena pagar um pouco mais caro num equipamento com uma potência que o seu cômodo não precisa. Se você acha que vale, aqui estão os valores dos modelos Inverter de 12 mil BTUs: https://www.webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-inverter/12000-btus?ordem=menor-preco
Boa noite.. moro num apartamento de 47 m2 que pega sol o das 10 as 17 horas. E aqui na minha cidade o calor é forte (Cuiabá). Queria colocar um ar springer de 18 mil BTU inveter em um quarto ( o quarto tem 16 m2) e usar para gelar a casa inteira qdo necessario. Isso é aconselhável ou seria besteira ?
Olá, Raphael.
Você já utilizou a calculadora de BTU para verificar a potência adequada? Fizemos uma simulação utilizando esse dado de 47m² supondo que 2 pessoas estejam no ambiente e três eletroeletrônicos, por exemplo.
A potência indicada seria 30.000 BTU para dar conta com eficiência e não ocasionar gastos mais altos de luz.
Por isso sugerimos que você procure um aparelho de 12.000 BTU para climatizar o seu quarto e, se quiser gelar o resto da casa, o indicado seria instalar outra evaporadora na sala, por exemplo. Já pensou em um aparelho Multi Split?
Se insistir na ideia de instalar um Split para climatizar ois ambientes, por exemplo, sugerimos que leia esse post onde explicamos como funciona isso.
Ao decidir o que fazer, você pode utilizar nosso Comparador de Preços para localizar a melhor oferta do que você procura.
Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição.
Olá. qual seria a potencia ideal para uma guarita de segurança de 2×2, que pega sol das 7h até as 19h(horario de verão) onde a parede externa(de metal) bate 40graus ? poderia me ajudar?
Olá, Jonathan.
Você pode fazer o cálculo de BTU aqui para descobrir a potência ideal. No entanto, como o aparelho seria para uma guarita, onde há uma grande abertura e bate muito sol, o correto seria consultar um técnico para analisar o ambiente em detalhes e responder sua questão com precisão, para garantir o aparelho correto.
Olá. Estou avaliando ar condicionado para compra e optei por um Fujitsu multi split para dois ambientes. Percebi que o equipamento tem em sua especificação uma capacidade mínima e máxima de refrigeração. Como se trata de um modelo Inverter (rotação variável do compresssor), gostaria de saber o que acontece se a capacidade mínima de refrigeração estiver esfriando mais do que o desejado (caso em que uma das evaporadoras está desligada). O compressor continuará trabalhando com rotação mínima e o ambiente continuará esfriando muito, ou o compressor começará a desligar, desprezando a tecnologia inverter, para tentar manter a temperatura escolhida? Obrigado.
Olá, Nelson, tudo bem?
Os aparelhos de ar condicionado são programados para atingir a temperatura programada, sempre. Se isso exigir que o aparelho desligue o compressor, é isso que ele fará. Cabe ao usuário saber utilizar o equipamento da maneira mais econômica.
Olá,
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Gostei muito do seu Post.
Obrigado
Pedro Miguel
Olá, quero colocar ar condicionado em uma sala de 30 m2. No local ocorre aulas de yoga (no máximo 5 pessoas) e ficará ligado cerca de 3 horas por dia, 3 vezes na semana. Portanto será usado por poucas horas. Quantos BTUs são necessários? Obrigada.
Olá, Ana.
Pedimos desculpas pela demora na resposta. Estivemos em recesso no final do ano e quando voltamos recebemos milhares de comentários, e como cada caso é um caso leva tempo para conseguirmos responder tudo com atenção, mas vamos lá:
Para descobrir o número de BTU necessários utilizamos nossa Calculadora de BTU. No entanto, para realizar esse cálculo falta você informar o número de eletroeletrônicos no ambiente. Poderia nos informas? Se preferir você mesma pode fazer o cálculo nesse link 🙂
Tenho um salão de beleza ccujo a área da sala que quero climatizar tem em torno de 35m². Pelo cálculo que fiz é necessário em torno de 18.000 Btu. O que é mais indicado e mais econômico : dois aparelhos de 9.000 ou um de 18.000? Para dias nao muito quentes, posso ligar apenas o de 9.000?
Olá Jéssica,
você fez o cálculo aqui? Você até pode colocar dois aparelhos de 9000 BTU, mas se o ambiente precisa de no mínimo 18000 BTU, nunca é indicado ligar apenas um de 9000 BTU, mesmo que não esteja muito calor, conforme explicamos acima.
Obrigado pelo contato.
Se a unidade evaporadora é de 12.000 btus e a condensadora é de 9.000 btus, o ar pode ser instalado ou não? vai dar problemas?
é porque a loja que comprei meu ar condicionado springer split 220volts, não quer fazer a troca, alegaram que passou do prazo de 7 dias, porem chegou pra mim uma semana antes da semana do natal, então custei arrumar um instalador para colocar pra mim. Só que quando ele chegou na condensadora, viu que a potencia estava errada. O evaporador estava dentro de uma caixa lacrada, ao qual estava descrito 9.000btus fora da caixa, mas por dentro era 12.000btus!!!!!! aff maior dor de cabeça
Olá Ciria,
o certo seria ter conferido da entrega, mas tente diretamente com a fabricante, pois se o aparelho estava lacrado, saiu da fábrica errado. Não é possível instalar assim, ele não irá funcionar.
Obrigado pelo contato.