Redação do WebArCondicionado
Muita gente tenta poupar nos gastos com energia elétrica indo atrás de um ar-condicionado com menos BTUs, achando que isso vai trazer economia. Hoje estamos aqui para contar a vocês: não vai. O nome disso é subdimensionamento, e causa muitos gastos.
Pois é, o ar-condicionado tem fama de ser o vilão das contas de luz. De fato, junto ao ferro de passar e o forno elétrico, esse é um dos eletrônicos que mais consome energia elétrica em casa.
Porém, trata-se de um eletrodoméstico ligado ao ambiente em que está instalado. Para funcionar corretamente, ele precisa estar dimensionado para o tamanho do cômodo que vai atender – além das adversidades que o mesmo pode oferecer.
Por isso, é sempre muito importantes calcular a potência de BTUs que você precisa para a sua casa, para o seu escritório, para a sua loja e por aí vai. Pois, se adquirir um ar-condicionado abaixo da potência necessária, nem o aparelho vai conseguir climatizá-lo e nem a conta de luz vai baixar.
Por que o Subdimensionamento gasta mais?
Quem pensa que os aparelhos com menos BTUs consomem menos energia elétrica, não está de todo errado. Por causa da potência menor, eles realmente demandam menos alimentação elétrica. Vamos a um exemplo:
Analisando as tabelas de eficiência energética do Inmetro, dois aparelhos da mesma marca, com a mesma classificação energética (selo A) e com potências de 7 mil BTUs e 12 mil BTUs, podemos constatar que ambos consomem respectivamente 13,4 Kw/mês e 22,8 Kw/mês.
Ou seja, se ficarem ligados por nove horas diárias, durante 30 dias, o mais fraco vai representar aproximadamente R$ 35 na conta de luz, enquanto o maior vai gerar R$ 62 de consumo.
Porém, esse cálculo é feito sob condições ideais para cada modelo, seguindo indicações dos fabricantes e do próprio Inmentro.
Quais são as condições ideais?
E o que são essas “condições ideais”? Ora, trata-se do tamanho do local, do número de pessoas transitando dentro dele, do número de aparelhos eletrônicos, janelas que pegam sol e demais fatores que podem interferir com a climatização do mesmo. São essas as condições que são levadas em conta na hora de dimensionar um ar-condicionado corretamente e fazer com que ele consuma aquilo que ele foi testado para consumir.
Se o aparelho não tiver potência o suficiente para dar conta de todos esses fatores, ele vai trabalhar sempre em potência máxima, não importa qual temperatura esteja configurada. Isso quer dizer o motor vai estar sempre consumindo seu máximo, e não sua média.
Explicação técnica:
O BTU é uma unidade de medida que indica o tempo que o equipamento levará para alterar a temperatura de um ambiente. Portanto, ao utilizar um aparelho abaixo do indicado, será necessário mais tempo para atingir a temperatura solicitada pelo usuário – independente da função do aparelho. Assim, este acréscimo de tempo representa maior demanda do sistema, fazendo com que o compressor trabalhe armado por um período maior até atingir seu objetivo. Mais trabalho para a máquina = maior consumo de energia.
Quando o ar-condicionado é forçado demais, o cálculo padrão do consumo de kW/mês que realizamos no segundo parágrafo deixa de valer. Além disso, um aparelho na capacidade máxima tende a precisar de manutenção mais cedo do que o esperado. Por isso, o valor final desembolsado pelo usuário será maior do que um cálculo feito nas condições habituais, obedecendo à metragem do ambiente, posição solar e número de pessoas e eletrônicos.
Pense bem
Agora, não há nada que te impeça de colocar equipamentos mais fracos em cômodos grandes, mais quentes ou com maior circulação de pessoas. Porém, é preciso ter consciência de que isso vai gerar um gasto maior e que o aparelho não vai dar conta de climatizar todo esse ambiente de maneira correta. Então tenha cuidado, em liquidações e promoções de final de ano, costumam surgir ofertas muito tentadoras, especialmente dos aparelhos de baixa potência. Se for comprar um número de BTUs abaixo do que o seu cômodo precisa, tenha tudo isso em mente.
Ficou com alguma dúvida sobre o subdimensionamento de ar-condicionado? Deixe suas perguntas e sugestões nos comentários abaixo!
Quero é preciso de um aparelho de ar condicionado pra refrigerar dois quartos que somados tem 16m2 (16 mas quadrados)….para 4 pessoas…qtos BTUs é necessários?
Oi Antônio, tudo bem?
Descubra a potência em BTUs certa para o ar-condicionado em nossa calculadora de BTUs.
Pode entrar no conteúdo clicando neste link aqui.
A minha duvida é se colocar um ar com o dobro da capacidade, nao descompensa pelo gasto de energia. Tipo, um ar 18000 btu pra um ambiente de 14 metros quadrados. Obgado
Olá Luiz, tudo bem?
Se o o ar-condicionado de 18.000 BTU tem potência superior a necessária, uma das vantagens é que o ambiente será climatizado mais rapidamente.
Em relação ao consumo de luz, conforme a potência do equipamento, o consumo de energia kW/h será maior.
Sugerimos que priorize instalar um aparelho com a potência indicada para o cômodo.
Pode encontrar o ar-condicionado ideal em nossa calculadora por este link aqui.
Olá tenho um ar de 9000 btus no quarto, mas preciso resfriar a sala por alguns dias, vai dar um total de uns 30 metros no total… será que o ar vai ter problemas?
Olá Bete, tudo bem?
A utilização de um aparelho de Ar condicionado de potência menor que o recomendado para o ambiente de instalação resultará em pouca eficiência de climatização, diminuição da vida útil e uma maior conta de luz.
Sugerimos que calcule qual potência BTUs deve ter o ar-condicionado em nossa calculadora. Assim, poderá ver se o seu equipamento consegue dar conta de climatizar o novo ambiente.
Um ar tipo dual inverter de 12 mil btus, num ambiente menor tipo 8 m2, quando ele for fazer a refrigeração vai gastar seus 1080 watts, vai atingir a climatização em um menor tempo do que um de 9000 btus, e o motor vai entrar em descanso mais rapido…vamos supor que um de 9000 btus demore 5 minutos para atingir o setpoint, um de 12000 btus pode atingir em 4 minutos e o motor entra em descanso mais rapido, porem gasta mais watts mas em menor tempo,,, o outro leva mais tempo porem com a potência menor..
Bom Dia , tenho um quarto de 9 metros quadrados, um Ar Condicionado de Janela de 12000 BTUs ( 220 Volts) fica muito forte ou posso usar?
Olá Renato, tudo bem?
Essa resposta depende de outras variáveis, como número de pessoas que dormem no quarto e o número de aparelhos eletrônicos, porém, para lhe auxiliar estamos lhe encaminhando nossa calculadora de BTUs, inserindo esses dados você conseguirá tomar uma decisão.
https://www.webarcondicionado.com.br/calculo-de-btu
boa tarde!
Eu vi a matéria que fala sobre superdimensionamento, porém fiquei com 1 dúvida pertinente aos modelos inverter.
suponha que no calculo eu precise de 12.000, se eu colocar um inverter de 18.000 ou até mesmo 22.000, o consumo será muito elevado? ou por ser inverter ele vai funcionar com mais folga e o consumo será equivalente?
Qual seria recomendado para um ambiente de 25 m2, inverter
Olá…
preciso fazer a aquisição de um ar condicionado para instalar em um quarto de 12m². Sei que o ideal é um ar de 9000 btus. Entretanto, o imóvel é monofásico 127v.
Neste caso é mehor adquirir um ar condicionado 9000 rotativo 127v ou um inverter 12000 127v (não consigo nenhum modelo 127v de 9000).
Grata,
Olá, boa tarde! vi num outro post de vcs que tambem caso tenho um ar condiciona que tenha capacidade maior que o ambiente, tambem gasta mais energia. Mas por que isso? se ele é mais potente do que o que o ambiente precisa, entao ele funcionaria mais de leve, longe de seu esforço limite e com isso gastaria menos energia, nao?
Olá! Vou colocar um multi split nos três quartos do meu apartamento, e vai sobrar um aparelho de quatro anos de uso, porém muito bom, inverter quente frio de 12.000 BTUs que está em um dos quartos. Ao invés de vendê-lo, pensei em colocá-lo na sala, apesar de ser subdimensionado. A sala tem 44 metros quadrados, e pelas calculadoras seria necessário um bem mais potente. Quais as desvantagens de fazer isso, levando em consideração que já possuo o aparelho, e conseguiria no máximo uns 1.000 reais na venda?
Olá, Charles, tudo bem?
As desvantagens seriam no consumo de energia, na teoria, o aparelho vai funcionar sempre com a maior intensidade possível o tempo todo que estiver ligado, mesmo que você não coloque uma temperatura muito baixa. Sem contar que, por causa disso, ele deve desgastar com muita rapidez. A vida útil do seu aparelho, que já tem 4 anos de uso, diminuiria exponencialmente. Se você não se importa com essas condições, basta fazer a instalação.