Atualizado em 14/05/2021
Boato ganhou força nas redes sociais e é uma notícia falsa, conforme verificado pelo Portal Aos Fatos
Recentemente tem circulado pela internet uma informação de que em 2019 o Brasil teria o inverno mais frio do século. E agora, como descobrir se é boato ou verdade? Com tanta coisa rolando na internet, fica difícil saber quando uma manchete é real ou apenas oportunista.
Pois a notícia é falsa, ou seja: é uma fake news! O Portal Aos Fatos, agência de fact-checking – isto é, especializada em checagem de fatos – desmentiu o boato através de uma publicação. O boato começou a rodar as redes sociais há algumas semanas, e ganhou repercussão por causa do sensacionalismo em chamadas como: “o inverno mais frio em 100 anos”. Mas, como muita coisa que rola hoje na internet, não é verdade.
A agência informou que a desinformação foi esclarecida por institutos meteorológicos como o Climatempo, e isso surgiu de um boato que já percorria a internet no ano passado. Vamos entender melhor?
Leia também: Você sabia que o ar-condicionado também é importante no inverno?
A verdade por trás do boato
Os boatos diziam que o frio seria causado pelo fenômeno La Niña, que ao contrário do conhecido El Niño, provoca uma queda brusca de temperaturas. De fato, o La Niña ocorre desde 2017, porém, os efeitos não devem muito significativo, segundo os institutos da categoria.
O que você espera desse inverno?
O WebArCondicionado alerta sobre a responsabilidade de não se propagar notícias falsas, especialmente sobre assuntos relacionados aos cidadãos.
Redação WebArCondicionado
Obrigada pelo esclarecimento, a gente não sabe mais em quem acreditar. Mas no Webar dá pra confiar! Vcs são demais.
Obrigada pelos elogios e por nos acompanhar sempre, Camilla. Você também é incrível. Conte sempre com a gente.